Home / #FakeToFora

#FakeToFora

Fonte: Fake to fora

17 de março de 2022

Instituto Palavra Aberta, por meio do EducaMídia lança o projeto #FakeToFora, com o apoio da Abap e de diversas instituições e organizações da sociedade civil, para combate à desinformação no período eleitoral que visa incentivar educadores e jovens a se engajarem em ações de conscientização e análise crítica das informações.

#FakeToFora é um projeto desenvolvido pelo Instituto Palavra Aberta, por meio do EducaMídia, com apoio da Abap e de diversas instituições e organizações da sociedade civil. É composto por seis módulos que podem ser desenvolvidos separadamente ou como uma trilha única, alinhada à proposta de itinerários formativos do Novo Ensino Médio. Além disso, oferece a metodologia para que os estudantes criem um coletivo ou clube de checagem, em que terão a oportunidade de praticar a leitura reflexiva das informações habitualmente.

A maneira como nos relacionamos com as informações — seja na hora de consumir, produzir ou compartilhar — tem papel fundamental em uma eleição. É por meio delas que tomamos consciência dos problemas e desafios de nossas comunidades, cidades e país, e ficamos sabendo das propostas dos candidatos para resolvê-los. É também neste vasto universo da informação (hoje ao alcance de um clique) que somos expostos a opiniões que se confundem com fatos, fake news, propagandas pouco ou nada transparentes e outros fenômenos. Ler criticamente o que chega até nós e entender nossa responsabilidade como produtores e disseminadores de conteúdo é um dos caminhos para fortalecer a democracia.

O #FakeToFora é um convite para que educadores e estudantes de todo o país promovam ações e reflexões com os jovens que se preparam para votar. Nossos materiais são gratuitos e enfatizam o papel da educação midiática na construção da cidadania. Participe conosco dessa jornada; afinal, quem vota se informa!

Confira no Fake to fora

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

11 companhias assinam acordo de novos controles autorregulatórios para marketing de alimentos (em inglês)
11 das maiores companhias globais de alimentos e bebidas concordaram em restringir ainda mais a publicidade de produtos com alto teor de gordura, açúcar e sal. Entre as mudanças, o acordo prevê que cinco categorias não serão mais anunciadas para menores de 13 anos: chocolates, doces e confeitos, batatas fritas, refrigerantes e sorvetes.
Simon Cook: ‘Queremos representar mais a sociedade e menos a indústria’
O CEO do Cannes Lions Festival, Simon Cook, subiu ao palco do Teatro Faap, no bairro de Higienópolis, em São Paulo, na tarde desta terça-feira (8), em evento promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo, que representa o Cannes Lions há 22 anos, em parceria com a Fundação Armando Alvares Penteado (Faap). Paulo Pessoa, diretor-executivo […]

Receba a newsletter no seu e-mail