Home / Tecnologia de publicidade do Google é alvo de reclamação de veículos de imprensa europeus

Tecnologia de publicidade do Google é alvo de reclamação de veículos de imprensa europeus

Fonte: Isto é Dinheiro

11 de fevereiro de 2022

O Google foi alvo de uma queixa antitruste do Conselho Europeu de Editores sobre seu negócio de publicidade digital nesta sexta-feira, potencialmente fortalecendo a investigação da chefe antitruste da União Europeia, Margrethe Vestager, sobre o assunto.

O órgão comercial de empresas de mídia europeias, cujos membros incluem Axel Springer, News UK, Condé Nast, Bonnier News e Editorial Prensa Ibérica, levou sua queixa à Comissão Europeia, alegando que o Google tem um domínio adtech (de tecnologias voltadas para a publicidade digital) sobre os veículos de imprensa.

“Já é hora de a Comissão Europeia impor medidas ao Google que realmente mudem, não apenas desafiem seu comportamento”, disse o presidente do Conselho, Christian Van Thillo, em comunicado.

“O Google alcançou o controle de ponta a ponta da cadeia de valor de adtech, ostentando participações de mercado de até 90% a 100% em segmentos da cadeia de tecnologia da publicidade”, disse ele.

O Google disse que os veículos de imprensa se beneficiam de seus serviços de adtech. “Quando optam por usar nossos serviços de publicidade, eles mantêm a maior parte da receita e todos os anos pagamos bilhões de dólares diretamente aos parceiros de publicação em nossa rede de anúncios”, disse um porta-voz do Google.

O Google é a unidade da Alphabet que faturou 147 bilhões de dólares com anúncios online em 2020, mais do que qualquer outra empresa no mundo, com anúncios em busca, YouTube e Gmail representando a maior parte de suas vendas e lucros gerais.

Confira matéria na Isto é Dinheiro

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Privacidade de dados será alavanca para criatividade publicitária
Em artigo publicado no UOL, Gustavo “Mini” Bittencourt, head de estratégia da DZ Estúdio, reflete sobre como “um mundo de maior cuidado com os dados das pessoas pode ser também um mundo mais criativo”. Leia Mais
3ª e 8ª Câmaras abrem reuniões do mês
O Conselho de Ética iniciou na manhã de hoje, em sessão conjunta das suas 3ª e 8ª Câmaras, as reuniões virtuais de julgamento do mês de novembro. Confira os resultados: Representação Nº 117/23, em recurso ordinário, “Ferrero do Brasil Ind. Doceira e Alimentar – Kinder Tronky – Uma deliciosa pausa na sua rotina”. Resultado: arquivamento […]

Receba a newsletter no seu e-mail