Home / Facebook pode levar multa pesada por explorar dados de usuários

Facebook pode levar multa pesada por explorar dados de usuários

Fonte: Tecmundo

14 de janeiro de 2022

A rede social Facebook vai encarar mais um processo por domínio de mercado. Desta vez, a acusação parte de uma autoridade regulatória do Reino Unido e pode levar a empresa a pagar até US$ 3,2 bilhões em multa — cerca de R$ 17,7 bilhões em conversão direta de moeda.

A ação judicial é encabeçada por Liza Lovdahl Gormsen, conselheira do órgão antimonopolista Financial Conduct Authority (FCA). Segundo a Reuters, o documento representa “todos os britânicos que usaram o Facebook entre 2015 e 2019”.

Liza argumenta que o Facebook lucrou ao impor termos de uso injustos e condições que “demandavam aos consumidores entregar dados pessoais para acessar a rede”. Graças a mecanismos de visualização e análise de informações, como o Facebook Pixel, essas informações acabavam nas mãos de anunciantes ao virarem perfis de consumidores para criação de material direcionado.

O que diz o Facebook

A ação judicial agora será analisada pelo tribunal de apelações de mercado em Londres antes de um eventual julgamento. Para a Meta, dona do Facebook, os usuários têm pleno conhecimento das informações compartilhadas na plataforma.

Além desse possível processo, a companhia ainda deve ser julgada por práticas anticompetitivas de mercado e aquisições predatórias por autoridades norte-americanas.

Confira a matéria no TecMundo.

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Big Data Analytics: o que é e como pode impulsionar os negócios?
Ao realizar simples atividades do dia a dia, como comprar, assistir a algum conteúdo, viajar, se locomover, as pessoas estão gerando dados. Dados esses que formam um mar de informações, quase que infinitas. Entender como usar essa montanha de dados para gerar melhores decisões é justamente o que é chamado de Big Data Analytics. “Big […]
Na guerra travada pelas plataformas de streaming, publicidade será a grande vencedora
“O fim da publicidade está próximo”, declarou, há cerca de cinco anos, um pesquisador da Forrester. Citando o relatório de 2017 da consultoria sobre o assunto, o pesquisador explicou que, cada vez mais, “os consumidores têm opções para conseguir o que querem sem interrupções”. Este não era um pensamento incomum na época. Um livro publicado […]

Receba a newsletter no seu e-mail