Home / Emergência climática: anunciantes cobram plataformas

Emergência climática: anunciantes cobram plataformas

Fonte: Meio e Mensagem

9 de novembro de 2021

Em carta aberta, Conscious Advertising Network pede na COP26 que empresas como Google, Facebook, Twitter e TikTok combatem a desinformação em seus conteúdos

Anunciantes de todo o mundo, por meio da Conscious Advertising Network, entidade global que visa difundir as boas práticas no mercado publicitário, divulgaram nesta terça-feira, 9, uma carta aberta, direcionada às grandes plataformas e redes sociais como Facebook, Google, Twitter, TikTok, Pinterest e Reddit, pedindo mais cuidado em relação à propagação de informações sobre o clima em seus conteúdos. O documento conta mais de 250 assinaturas.

A carta surge também com a intenção de mobilizar os grandes líderes mundiais que participam da COP26, a conferência sobre o clima que está acontecendo em Glasgow, na Escócia.

Pedindo que a desinformação disseminada sobre as mudanças climáticas seja controlada e freada pelas grandes plataformas, a carta ainda pede que os líderes que participam do fórum em Glasgow tomem medidas para combater a desinformação. “O problema que estamos tentando resolver é que muitas das grandes plataformas tecnológicas não têm uma política contra desinformação climática”, diz o documento.

A iniciativa se deu após um recente monitoramento do Institute for Strategic Dialogue e outras 10 organizações de mudanças climáticas que perceberam que o aumento da desinformação propagada nas redes sociais está numa crescente. Uma pesquisa da Stop Funding Heat captou 113 anúncios no Facebook com mensagens como “a mudança climática é uma farsa” entre janeiro e outubro de 2021.

“A ameaça para a COP26 e a ação climática não é abstrata, nós vimos desinformação descarrilhar em outras conferências anteriormente”, dizem as empresas na carta.

Confira matéria completa no Meio e mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

46% dos consumidores não confiam em publicidades voltadas à sustentabilidade
Durante o 10º Congresso Abep, foram divulgados dados da 4ª edição do estudo “Who Cares? Who Does?”, realizado pela Kantar. Consumidores Segundo estudo, os consumidores são separados em três categorias: Eco-Actives, compradores que se preocupam muito com o meio ambiente e estão tomando as medidas necessárias para reduzir o desperdício; Eco-Considerers, que também estão preocupados com o meio […]
COMISSÃO EUROPEIA PREPARA NOVAS REGRAS PARA ANÚNCIOS POLÍTICOS ONLINE
A vice-presidente da Comissão Europeia para os Valores e Transparência, Vera Jourová, anunciou esta terça-feira na Web Summit que vai apresentar a 23 de Novembro um novo quadro legislativo destinado a “pôr ordem no mundo da publicidade política online”. A intenção é que a legislação cubra toda a cadeia produtiva de um anúncio político. “Tentar […]

Receba a newsletter no seu e-mail