Home / 65% empresas já têm cultura de dados na área de comunicação, diz pesquisa

65% empresas já têm cultura de dados na área de comunicação, diz pesquisa

Fonte: Propmark

22 de agosto de 2023

No ambiente de negócios cada vez mais complexo e dinâmico, a Comunicação deixou de ser uma área de apoio aos negócios e passou a contribuir decisivamente com os retornos em vendas, faturamento e receita. Prova disso é que dois terços das empresas já estão trilhando o caminho da cultura de dados. É o que indica a pesquisa “Cultura de Dados e Mensuração em Comunicação Empresarial”, feita pela Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial em parceria com a Cortex.

O estudo contou com a participação de 108 empresas de 11 estados brasileiros, representando vários setores de atividade econômica, abordando o universo da cultura organizacional das empresas, na gestão de suas ações de comunicação, e as intersecções entre a área de Comunicação e sua cultura de dados, em relação à origem dos dados, sua arquitetura, governança e integração.

“Conseguimos enxergar um nível razoável de maturidade nas empresas, com 51% das áreas de comunicação em um nível intermediário e 14% já em estágio avançado com relação à cultura de dados”, destacou Carlos Ramello, coordenador do núcleo de pesquisas da Aberje.

Na prática isso mostra que a maioria das empresas não está apenas coletando e armazenando dados. Mas sim estão transformando esses números em insights poderosos que podem orientar as decisões estratégicas da comunicação.

Desbravando a Estratégia de Comunicação

O estudo examinou os modelos de gestão da comunicação das empresas. 73% das participantes elaboram um plano integrado de comunicação, enquanto apenas 17% planejam e executam ações a partir de demandas das outras áreas da empresa. As ações de comunicação são distribuídas em três principais: gerenciamento da reputação e valor da marca no público externo (79%), gestão do engajamento interno das equipes (73%) e prevenção e gestão de crises de reputação para todos os públicos (69%).

Objetivos Estratégicos Conectados à Comunicação

Dentre os objetivos estratégicos das organizações que estão mais conectados às ações de comunicação, aumento do engajamento dos funcionários (82%) e agenda de temas ESG (81%) são os principais. Além disso, crises de reputação (68%) e a expansão da participação no mercado (56%) também são aspectos frequentemente interligados.

Construindo Pontes Estratégicas com Dados

Uma das descobertas fundamentais do estudo é o papel essencial dos dados na tomada de decisões estratégicas. Processos de comunicação como a comunicação digital (83%), relacionamento com a imprensa (70%) e a gestão da reputação corporativa (69%), estão entre as áreas em que os dados já são amplamente empregados para orientar as decisões. No entanto, em processos como patrocínio (48%) e relações comunitárias (34%) a análise de dados é menos utilizada.

Promovendo uma Cultura de Dados

A pesquisa também destaca os principais elementos que contribuem para o desenvolvimento de uma cultura de dados eficaz na área de comunicação. O envolvimento da alta administração (73%), a cultura organizacional (72%), a disponibilidade de dados relevantes (71%) e o conhecimento técnico da equipe (70%) emergem como fatores impulsionadores.

Metas de Comunicação

Os resultados revelam que a defesa da marca contra ameaças externas (96%) e a diferenciação da marca em relação à concorrência (86%) são as metas mais valorizadas pelas empresas. A pesquisa também destaca oportunidades para aprimorar a avaliação do impacto das mensagens, como o impacto das ações do público-alvo (50%) e as decisões tomadas como resultado das mensagens (54%).

Confira matéria no Propmark

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Fake news: como a Finlândia tem conseguido combater com sucesso as notícias falsas
Poucas horas depois de Vladimir Putin convocar 300 mil reservistas militares, em setembro, um vídeo mostrando longas filas de carros na fronteira entre a Finlândia e a Rússia começou a circular nas redes sociais. A Guarda de Fronteira finlandesa foi rápida em apontar que o vídeo era falso. “Alguns dos vídeos foram filmados antes e […]
Teste da Amazon mostra que Big Techs ‘brincam’ com dados
Uma parceria experimental entre a Amazon e a Chicago Transit Authority está dando aos residentes um gosto da conveniência habilitada pela tecnologia que poderia definir a vida pós-pandemia – bem como uma olhada em alguns dos problemas que vêm com a expansão da Big Tech em espaços públicos. A Amazon começou a instalar armários em […]

Receba a newsletter no seu e-mail