Home / Varejistas ainda não aproveitam potencial do retail media

Varejistas ainda não aproveitam potencial do retail media

Fonte: Meio e Mensagem

14 de junho de 2023

Embora reconheçam o retail media como algo importante para seus negócios, os varejistas ainda não conseguindo explorar esse canal de publicidade em todo seu potencial.

Essa é uma das conclusões apontadas pela nova pesquisa divulgada pela Epsilon, empresa de tecnologia para publicidade e marketing. Sob condução da Phronesis Partners, o estudo entrevistou 689 pequenas e grandes marcas de varejo, de 12 diferentes países, entre os meses de janeiro e março deste ano.

A ideia era compreender a percepção dessas empresas acerca do retail media e de como elas já vêm elaborando estratégias em torno desse segmento.

Retail media e a dificuldade da fragmentação

Um dos pontos trazidos pelo estudo destaca que os varejistas julgam que a fragmentação de plataformas e ferramentas de retail media acaba prejudicando a percepção dos consumidores e não gerando bons resultados.

De acordo com a Epsilon, os respondentes identificaram a segmentação inconsistente e relatórios com discrepâncias entre os diversos canais como as principais razões da ineficácia do retail media.

E, sobre esse aspecto, 64% dos entrevistados admitirem que as redes de retail media que contam com diversos fornecedores de tecnologia acabam gerando impacto negativo no consumidor final.

Retail media: o que aos varejistas já estão fazendo?

Ainda em relação aos varejistas, o estudo também mapeou que são poucas as empresas que estão conseguindo aproveitar o retail media em todo seu potencial.

Entre os entrevistados, somente 37% dizem utilizar off-site pra suas estratégias de monetização em retail media. Já 42% das empresas avaliadas identificaram que a segmentação de audiência é a principal barreira para a adoção de estratégias off-site.

O estudo mostrou também que as empresas de varejo estão preocupadas com a experiência dos usuários em relação a interação com os anúncios publicitários.

Para 76% dos entrevistados, a experiencia publicitária é o aspecto mis importante do retail media pra suas empresas. Já pra 75%, o ponto mais importante é a quantidade de inventário disponível.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Documentário ‘The Social Dilemma’ traz alerta sobre como as redes sociais estão criando uma sociedade desinformada, intolerante e mais triste
Artigo de André Ferraz, especialista em biometria comportamental de geolocalização, fala sobre o documentário “The Social Dilemma”, que acaba de ser lançado pela Netflix, e sobre como as plataformas de redes sociais estão gerando cada vez mais consequências no mundo real. Confira o artigo no link: https://bit.ly/35JdGcg Para assistir ao documentário, acesse: https://www.netflix.com/br/title/81254224 
Mercado publicitário é aquecido com vacinação
"Mais do que nunca, estar presente na vida das pessoas é um fator para ser lembrado", afirma Alexandre Gibotti, diretor-executivo da ABAP, em reportagem ao jornal A Tribuna sobre a retomada do setor. 

Receba a newsletter no seu e-mail