Home / TSE amplia canal para tirar dúvidas do eleitor e combater fake news

TSE amplia canal para tirar dúvidas do eleitor e combater fake news

Fonte: G1

8 de abril de 2022

Entre 16 opções dadas pelo assistente virtual em parceria com o WhatsApp, a de número 1 é a principal novidade destas eleições. O eleitor que se cadastrar vai receber mensagens sobre como identificar informações falsas

Tribunal Superior Eleitoral ampliou ainda mais o canal para tirar dúvidas do eleitor e, a partir de agora, vai ensinar como identificar uma informação é falsa.

O assistente virtual do TSE foi criado em parceria com o WhatsApp nas eleições de 2020, para dar ao eleitor informações seguras sobre o processo eleitoral.

A opção de número 1 é a principal novidade destas eleições – uma ferramenta para combater a desinformação. O eleitor que se cadastrar vai receber mensagens sobre como identificar informações falsas.

Vitor Monteiro, da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação e Fortalecimento Institucional do TSE, diz que ter acesso a dados confiáveis é essencial para o eleitor decidir seu voto.

“A gente vai mostrar como é construída essa desinformação. E permitir também que o eleitor verifique, quando estiver diante de uma informação falsa, se ela tem características que sugerem que essa informação não merece ser repassada e que não merece credibilidade. A desinformação atrapalha a formação da escolha do eleitor. Então, uma informação que não é fidedigna, uma informação que não é verdadeira, ela impede que o eleitor decida com liberdade, com confiança e com certeza em quem ele quer votar. Então, é um verdadeiro desserviço à democracia, já que ela mina uma das coisas mais importantes que o eleitor tem, que é justamente a sua liberdade de escolha”, afirma.

Na opção 5, o eleitor acessa o “Fato ou boato”, página do TSE que reúne fake news já desmentidas por agências de checagens, como o Fato ou Fake, do Grupo Globo.

O eleitor pode ainda denunciar fake news à Ouvidoria do tribunal.

O analista de suporte Luiz Felipe Pereira Pires testou o assistente virtual e gostou de ter respostas instantâneas sobre as eleições ao alcance da mão.

“Muito importante para ajudar o eleitor a escolher a pessoa certa nesse ano de votação, que é muito importante. Não caia nas fake news, pessoal. Vamos ter atenção nisso e cuidado, que isso é sério”, enfatiza.

Confira matéria no G1

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Google vai ter de pagar 2,4 bilhões de euros por serviço de comparação de preços
O Tribunal Geral de Justiça da União Europeia (UE) negou o recurso da Google a um uma multa de 2,4 mil milhões de euros imposta pela Comissão Europeia por abuso de posição dominante no comércio electrónico comunitário. “O Tribunal Geral nega provimento ao recurso interposto pela Google contra a decisão da Comissão que declara que […]
Resultados da 7ª Câmara
O Conselho de Ética reuniu-se na manhã de hoje, em sessão virtual por meio da sua 7ª Câmara. Confira os resultados: Representação Nº 127/23, “BDF Nívea – 96h de defesa contra o suor extremo”, “96h de proteção cotra suor excessivo e mau odor” e “O antitranspirante mais forte da Nívea que protege a pele – […]

Receba a newsletter no seu e-mail