Home / Telegram assina acordo com o TSE para combater fake news nas eleições

Telegram assina acordo com o TSE para combater fake news nas eleições

Fonte: Veja

25 de março de 2022

Plataforma se comprometeu a identificar postagens que promovam a desinformação e a remover conteúdo que viole regras

O Telegram assinou nesta sexta-feira, 25, termo de adesão ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no Âmbito da Justiça Eleitoral, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A parceria tem como objetivo combater os conteúdos falsos relacionados ao processo eleitoral e o sistema eletrônico de votação.

O acordo não tem implicações financeiras entre o Telegram e o TSE. Pelo termo, o aplicativo de mensagens se compromete a manter o sigilo necessário sobre as informações a que tiver acesso ou conhecimento no âmbito do TSE, salvo autorização em sentido contrário do tribunal.

Já participam do programa as plataformas Google, WhatsApp, Twitter, Facebook, TikTok e Kwai, além de agências de checagem, partidos políticos, entre outros. O programa tem como foco ampliar a divulgação de informações oficiais sobre as eleições de outubro. Outras iniciativas incluem a exclusão de conteúdos manifestamente inverídicos, considerados nocivos ao curso normal do pleito.

A parceria foi firmada depois de o Telegram ter nomeado seu representante no Brasil, o advogado Alan Campos Elias Thomaz. A medida foi tomada após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal ter bloqueado o funcionamento do aplicativo no país, sob a justificativa de que a plataforma não teria cumprido ordens judiciais anteriores.

No sábado (20), Moraes revogou o bloqueio. O ministro disse ter recebido manifestação do Telegram informando o cumprimento das ordens anteriores, que incluíam o bloqueio de contas no aplicativo e a eliminação de mensagens falsas, bem como a adoção de diversas medidas para combater a disseminação de notícias falsas e desinformação.

Confira matéria na Veja

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Como empresas estão usando tecnologia para ouvir consumidores
Quando a Paramount Pictures lançou o primeiro trailer de Sonic — O Filme, em abril de 2019, os fãs do ouriço azul que havia surgido no mundo dos videogames nos anos 1990 estavam numa expectativa enorme. Mas, conforme o público assistia ao trailer, a espera foi se transformando em decepção para os fãs e em apreensão para o […]
A tecnologia não é responsável por mais de 5% de uma grande inovação
Estrategista para a transformação digital derruba mitos sobre como criar uma cultura organizacional inovadora. “As pessoas são atormentadas por um grande número de mitos sobre inovação”, diz Larry Keeley, especialista em inovação, “é uma questão de disciplina”, afirma. Leia Mais

Receba a newsletter no seu e-mail