Home / Tecnologia de publicidade do Google é alvo de reclamação de veículos de imprensa europeus

Tecnologia de publicidade do Google é alvo de reclamação de veículos de imprensa europeus

Fonte: Isto é Dinheiro

11 de fevereiro de 2022

O Google foi alvo de uma queixa antitruste do Conselho Europeu de Editores sobre seu negócio de publicidade digital nesta sexta-feira, potencialmente fortalecendo a investigação da chefe antitruste da União Europeia, Margrethe Vestager, sobre o assunto.

O órgão comercial de empresas de mídia europeias, cujos membros incluem Axel Springer, News UK, Condé Nast, Bonnier News e Editorial Prensa Ibérica, levou sua queixa à Comissão Europeia, alegando que o Google tem um domínio adtech (de tecnologias voltadas para a publicidade digital) sobre os veículos de imprensa.

“Já é hora de a Comissão Europeia impor medidas ao Google que realmente mudem, não apenas desafiem seu comportamento”, disse o presidente do Conselho, Christian Van Thillo, em comunicado.

“O Google alcançou o controle de ponta a ponta da cadeia de valor de adtech, ostentando participações de mercado de até 90% a 100% em segmentos da cadeia de tecnologia da publicidade”, disse ele.

O Google disse que os veículos de imprensa se beneficiam de seus serviços de adtech. “Quando optam por usar nossos serviços de publicidade, eles mantêm a maior parte da receita e todos os anos pagamos bilhões de dólares diretamente aos parceiros de publicação em nossa rede de anúncios”, disse um porta-voz do Google.

O Google é a unidade da Alphabet que faturou 147 bilhões de dólares com anúncios online em 2020, mais do que qualquer outra empresa no mundo, com anúncios em busca, YouTube e Gmail representando a maior parte de suas vendas e lucros gerais.

Confira matéria na Isto é Dinheiro

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

‘Limitar sua marca ao sudeste deixou de ser só xenofóbico, é erro de gestão’
“Maranhense e comunicadora”. É assim que a empresária, influenciadora, apresentadora de televisão e dançarina, Mileidi Mihaile, de 32 anos, se define nas redes sociais. A influenciadora fez parte do elenco do reality show A Fazenda 13, em 2021, e foi tida como uma das favoritas ao prêmio. Um ano após a sua participação, Mileidi percebeu […]
Senacon e ANPD assinam acordo para proteção de dados do consumidor
A Senacon e a ANPD assinaram um acordo de cooperação técnica com o objetivo de proteger os dados do consumidor no Brasil. Por meio desse acordo, as duas entidades pretendem alinhar esforços e reforçar as fiscalizações. Leia Mais

Receba a newsletter no seu e-mail