Home / Tecnologia de publicidade do Google é alvo de reclamação de veículos de imprensa europeus

Tecnologia de publicidade do Google é alvo de reclamação de veículos de imprensa europeus

Fonte: Isto é Dinheiro

11 de fevereiro de 2022

O Google foi alvo de uma queixa antitruste do Conselho Europeu de Editores sobre seu negócio de publicidade digital nesta sexta-feira, potencialmente fortalecendo a investigação da chefe antitruste da União Europeia, Margrethe Vestager, sobre o assunto.

O órgão comercial de empresas de mídia europeias, cujos membros incluem Axel Springer, News UK, Condé Nast, Bonnier News e Editorial Prensa Ibérica, levou sua queixa à Comissão Europeia, alegando que o Google tem um domínio adtech (de tecnologias voltadas para a publicidade digital) sobre os veículos de imprensa.

“Já é hora de a Comissão Europeia impor medidas ao Google que realmente mudem, não apenas desafiem seu comportamento”, disse o presidente do Conselho, Christian Van Thillo, em comunicado.

“O Google alcançou o controle de ponta a ponta da cadeia de valor de adtech, ostentando participações de mercado de até 90% a 100% em segmentos da cadeia de tecnologia da publicidade”, disse ele.

O Google disse que os veículos de imprensa se beneficiam de seus serviços de adtech. “Quando optam por usar nossos serviços de publicidade, eles mantêm a maior parte da receita e todos os anos pagamos bilhões de dólares diretamente aos parceiros de publicação em nossa rede de anúncios”, disse um porta-voz do Google.

O Google é a unidade da Alphabet que faturou 147 bilhões de dólares com anúncios online em 2020, mais do que qualquer outra empresa no mundo, com anúncios em busca, YouTube e Gmail representando a maior parte de suas vendas e lucros gerais.

Confira matéria na Isto é Dinheiro

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Marcas financeiras aumentam a publicidade
Se você acha que está vendo mais marcas financeiras anunciando ultimamente, você está certo, embora isso não seja geral. A Capital One foi a líder em gastos com publicidade para a categoria em 2021. Segundo Statista, a marca aumentou seus gastos de $ 1,6 bilhão em 2020 para $ 2,87 bilhões em 2021. Em 2022, […]
Eixo Benguela: Profissionais negros da Ogilvy refletem sobre representatividade
Com a proposta de gerar debates sobre a importância da representatividade racial na publicidade, por meio de conteúdo que promova mudanças e da realização de cursos e mentorias, a Ogilvy Brasil apresenta o “Eixo Benguela – Negros da Ogilvy em Movimento”.Leia Mais

Receba a newsletter no seu e-mail