Home / Comitê de supervisão do Facebook diz que rede social não é clara sobre suas regras

Comitê de supervisão do Facebook diz que rede social não é clara sobre suas regras

Fonte: G1

21 de outubro de 2021

Grupo que funciona como alta corte da plataforma lançou relatório sobre sua atuação e indicou que empresa não responde a todas as duas demandas.

O comitê de supervisão do Facebook, grupo que funciona como alta corte da plataforma sobre as decisões de moderação de conteúdo da rede social, lançou nesta quinta-feira (21) um relatório de transparência sobre as recomendações feitas à plataforma.

O documento detalha quais foram suas decisões sobre os casos revisados desde o 4º trimestre de 2020, quando iniciou sua atuação, e como o Facebook respondeu a cada uma delas.

De acordo com o grupo, a plataforma ainda não é clara e deixa as pessoas “adivinharem” suas regras sobre a remoção de posts.

Em um dos primeiros casos analisados, o Facebook removeu um conteúdo mas não especificou qual regra foi infringida, enquanto em outro não houve análise do apelo feito pelo usuário.

“Muitos podem se identificar com a experiência de ter seu conteúdo removido com poucas explicações sobre o que fizeram de errado”, escreveu o comitê.

O grupo foi convidado pelo Facebook para analisar o sistema de “checagem cruzada”, uma ferramenta que isentaria personalidades das regras da rede social, segundo uma reportagem do “Wall Street Journal”, mas disse que a plataforma ainda não tem sido “totalmente comunicativa” sobre o tem.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O relatório aponta que embora a rede social responda a maioria das perguntas feitas pelo comitê, em 9% das ocasiões ela se recusou enviar mais informações e em 8% respondeu parcialmente.

Até aqui, o comitê de supervisão analisou 11 casos (a partir deles, são feitas recomendações que devem valer para casos similares) – em 8 deles a recomendação do conselho revertia a decisão original do Facebook.

Foram realizadas 52 recomendações de ajustes nas políticas da plataforma sobre conteúdo, execução das regras ou transparência.

O relatório indica ainda o Facebook identificou 38 decisões incorretas durante a pré-seleção dos casos que seriam investigados pelo grupo.

Confira a matéria no G1.

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Entidades da comunicação pedem aprovação imediata da MP que adia vigência da LGPD
Entidades do setor de comunicação, que enviaram manifesto ao relator da MP que adia a vigência da LGPD para 3 de maio de 2021, afirmam que apoiam a nova lei, mas que colocar a legislação em vigor sem antes instalar a Autoridade Nacional de Proteção de Dados pode trazer insegurança jurídica para as empresas. A ABAP […]
Qual é a percepção dos CEOs sobre a inteligência artificial?
Se a inteligência artificial já está presente no dia a dia de diversos profissionais, também deve estar no radar estratégico de CEOs. Uma pesquisa da consultoria e auditoria EY buscou entender como essa liderança enxerga a tecnologia. Uma das questões trazidas foi se a IA é “uma força para o bem, que impulsiona eficiência dos […]

Receba a newsletter no seu e-mail