Home / Será o fim das campanhas sem resultados?

Será o fim das campanhas sem resultados?

Fonte: Propmark

24 de agosto de 2023

Os conteúdos criados por Burger King, McDonald’s e Cacau Show no Instagram alcançaram a melhor interação entre os 43.975 posts de 28 empresas do segmento de food service analisados na pesquisa de marketing science “Será o fim das campanhas sem resultados”.

O levantamento utilizou inteligência artificial para criar modelos capazes de prever o engajamento das publicações, otimizando decisões criativas e de investimento em campanhas.

Fitness, eventos, edição limitada, delivery, novidade, duelo, embaixadores, segurança e promoções são os temas com maior potencial de interação do setor, identificados por meio da análise de frequência de palavras.

Realizado pelo curso de administração da ESPM por meio do Núcleo de Marketing (Numa), o estudo patrocinado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) faz parte do projeto Simulacom, que ainda conta com o apoio da consultoria Cognitive Inteligência de Marketing.

Além do segmento de alimentação, já foram lançados simuladores para os mercados de bancos e de música, que podem ser encontrados no site Simuladores de Comunicação. A previsão é lançar mais três linhas de testes até o fim do ano.

“A inteligência artificial é imprescindível num cenário em que a mídia é cada vez mais fragmentada, pois o número de combinações de meios, conteúdos e targets é cada vez mais alto, e apenas com inteligência artificial é possível prever o retorno dessas campanhas fragmentadas”, explica Claudio Oliveira, coordenador da pesquisa e professor de marketing science da ESPM. Mas ainda falta maturidade no entendimento da tecnologia para medir resultados.

Confira matéria no Propmark

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Política, pandemia e internet são responsáveis por novas decisões de consumo
De acordo com o relatório “Create to Tomorrow” da WGSN, o medo foi o sentimento predominante na análise de 13 equipes regionais, além de unificador global também se tornou demográfico. Aliado a incerteza, insegurança financeira e falta de rotina alteraram o bem-estar das pessoas em todo o mundo. Política, pandemia e internet são responsáveis por […]
Demissões nas big techs ampliaram desinformação na internet, diz NYT
Enfrentando dificuldades econômicas e cada vez mais pressões legais, redes como o YouTube decidiram empregar menos esforços e dinheiro ao combate à desinformação, demitindo experts no assunto e deixando áreas responsáveis completamente abandonadas, noticiou o jornal dos EUA New York Times.  Segundo fontes ouvidas pelo portal, um corte de 12 mil funcionários na Alphabet, dona do grupo de big techs do qual […]

Receba a newsletter no seu e-mail