Home / CEOs projetam otimismo moderado para 2024, indica pesquisa

CEOs projetam otimismo moderado para 2024, indica pesquisa

Fonte: Meio e Mensagem

19 de dezembro de 2023

Todo ano, neste período, iniciam-se as retrospectivas do ano que passou e as projeções do ano que está por vir, e, neste ano, não seria diferente. Encerrando a série de estudos Data-Leaders, o instituto Data-Makers e a agência CDN, desenvolveram a pesquisa “Líderes de Negócios e Perspectivas para 2024”, que revela que os CEOs estão com um otimismo moderado para o ano que vem.

Realizada com 216 líderes de negócios, entre CEOs e C-Levels de diferentes segmentos e tamanhos, a pesquisa mostra que 46% deles consideraram o ano de 2023 como bom ou excelente. Quando foram para a esfera individual, as respostas passaram para 74% na vida pessoal e 65% na carreira.

Já na esfera coletiva, 47% dos líderes consideraram o ano de 2023 apenas razoável na economia geral e para o Brasil. Além disso, para 32% dos entrevistados disseram que a palavra “preocupação” foi a que resumiu 2023.

Confiança dos líderes

Para desenvolver o estudo “Líderes de Negócios e Perspectivas para 2024”, o Data-Markers desenvolveu um índice de confiança desses líderes. Esse índice avalia as perspectivas dos executivos em relação à empresa, carreira, setor e economia, em geral, para 2024.

Neste sentido, o índice é composto de dez parâmetros ponderados de acordo com ao grau de certeza e proximidade do executivo com o atributo a ser analisado. Logo, projeções sobre a própria carreira e o que acontece na empresa ganham mais peso que as projeções para a economia do país, por exemplo.

“O índice para 2024 é de 66 e traduz muito bem o momento em que vivemos, de otimismo moderado”, explica o CEO da Data-Makers, Fabrício Fudissaku, em nota. Já, entre os itens mais bem avaliados da pesquisa estão: vendas da empresa (77), otimismo geral (72), contratação de produtos e serviços (67), crescimento da equipe (65) e recursos para crescimento (62).

Preocupações e sentimentos

Além disso, o estudo mostra que “resultado da empresa” é a principal preocupação dos líderes, com 65%, a frente de fatores como “vida pessoal” (39%), “saúde” (32%) e “saúde mental” (31%). Fatores “Macroeconômicos” é outra grande preocupação dos executivos, com 57%.

A pesquisa ainda mostra que os líderes enxergam em 2024 um ano de mudanças na vida profissional e pessoal. Neste sentido, 60% deles citaram “atuação como conselheiro” como uma oportunidade, além de considerarem “melhorar a saúde física” (51%) e “conquistar estabilidade financeira/ aumento de patrimônio” (43%). Já a procura por “realização no cargo atual” (32%) aparece na frente de “mudança de empresa” (21%), o que, segundo a pesquisa, revela a busca por estabilidade.

Em relação aos sentimentos associados à 2024, “esperança” ganha destaque com 42% das menções, seguida por “gratidão” (14%) e “felicidade” (13%).

Já entre as tendências mais mencionadas para 2024 estão inteligência artificial (58%), transformação digital (57%), ESG (35%), experiência do cliente (31%) e diversidade, equidade e inclusão (28%).

Desafios e oportunidades

O estudo também revela quais serão os maiores desafios para os executivos em 2024. Em primeiro lugar aparece “gastos públicos elevados”, com 68% das menções, seguido por “política interna” (66%), “inflação” (44%), “queda de demanda interna” (33%) e “escassez de crédito” (25%).

Para os indicadores econômicos, os líderes ainda indicaram a expectativa de aumento nos juros, inflação, desemprego, dólar e serviços, assim como queda no PIB, indústria e comércio, e equilíbrio no mercado interno.

Os C-Levels apontaram também para o aumento dos investimentos em RH (36%), marketing (40%), vendas (33%), tecnologia (42%), dados (42%), infraestrutura e operações (38%).

Dentro de RH, os maiores investimentos, segundo a pesquisa, devem ser em treinamento de talentos (56%), contratações estratégicas (49%) e ferramentas e sistemas de gestão (33%). Já em marketing, devem ser em redes sociais/ marketing digital (67%) e campanhas de comunicação (50%). Vale ressaltar que, nesta área, ações de branding (47%) e CRM (46%) estão no radar de quase metade das empresas.

Além disso, o estudo indica que investir em “treinamento e qualificação” aparece como principal estratégia de vendas adotada pelos líderes em 2024, com 58% das menções, seguida por “sistemas de gestão” (39%) e “expansão da equipe de vendas” (38%). O levantamento destaca ainda que o uso de “ferramentas de IA” (24%) aparece com uma participação ainda tímida, mas com grande potencial de crescimento no futuro.

Inclusive, inteligência artificial será o principal destino de investimentos em tecnologia (60%) para 2024, segundo a pesquisa. Cibersegurança vem logo em seguida, com 51%. O tema talentos também foi citado, visto que 26% das empresas afirmaram que investirão em contratação de talentos e 18% na expansão do time.

Já em dados, os maiores movimentos previstos estão em ferramentas e aplicações de IA (47%), estrutura de dados (47%), big data (33%) e adequação à LGPD.

Metodologia

A base de entrevistados da pesquisa online quantitativa de autopreenchimento contou com 216 líderes de negócios, entre CEOs e C-Levels de diferentes segmentos e tamanhos. A seleção de participantes foi feita pelas empresas parceiras Data-Makers e CDN, já a análise de dados foi trabalhada pela Data-Makers por meio de técnicas estatísticas, como análise descritiva, correlacional e inferencial, para identificar padrões, tendências e associações. Confira o levantamento na íntegra aqui.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

44% dos brasileiros dizem receber fake news diariamente
Quatro em cada dez brasileiros afirmam receber fake news diariamente, mostrou uma pesquisa publicada pela Poynter Institute na última quinta-feira (11). O estudo foi feito com apoio do Google e apontou ainda que mais da metade dos entrevistados (62%) – provenientes de diferentes países -acreditam receber informações enganosas online toda semana. Não há informações sobre o meio […]
Edital de convocação para assembleia geral digital
Ficam convocados os Associados do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, com direito a voto, a se reunirem em Assembleia Geral Ordinária, que será realizada no dia 31 de março de 2023, em sala de reunião virtual com endereço abaixo divulgado, constando também no site www.conar.org.br, na forma prevista no artigo 25 dos Estatutos […]

Receba a newsletter no seu e-mail