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Segunda edição do Roadshow ABAP: conectando o ecossistema do mercado publicitário e de comunicação do Nordeste

Fonte: ABAP, com texto de Lina Marques da Simbiose Conteúdo

5 de novembro de 2024

Nesta segunda-feira, dia 04 de novembro, a ABAP – Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário – promoveu mais uma ação para o fortalecimento e a integração do mercado publicitário nacional e dos profissionais. O webinar Roadshow ABAP Nordeste visa estreitar a comunicação com as associadas e o setor na região. A diretora executiva Mariana Panhoni conduziu o encontro online, em que a presidente da ABAP Nacional, Marcia Esteves, CEO da Lew’Lara\TBWA, apresentou um panorama da visão e ações da nova gestão sob seu comando desde 2023.

As regionais do Nordeste foram representadas por seus presidentes: Americo Neto, presidente da ABAP-BA e CEO da ViaMidia; Marcela Neves, presidente da ABAP-PE e diretora de Operações da Martalima; Eduardo Castro Alves Câmara, presidente da ABAP-CE e diretor da Ágil Comunicação; e Gustavo Moreno, presidente da ABAP-AL e sócio da Labox Comunicação Estratégica. Todos elogiaram a iniciativa e mostraram-se empolgados pelo estreitamento da comunicação entre todas as associadas.

A primeira edição reuniu as Regionais ABAP do Sul

Em outubro, a entidade realizou o primeiro movimento do Roadshow, direcionado para as agências do Sul do país. Dentre os temas abordados, pode-se destacar a realização de webinars de conteúdos relevantes sobre o mercado para informação, parcerias institucionais para capacitação de profissionais, benefícios exclusivos para as associadas ABAP e o monitoramento de projetos de lei por Advocacy.

Nesta edição Nordeste, antes de apresentar as propostas e ações da ABAP, que em 2024 comemora seus 75 anos de existência, Marcia fez questão de explicar como se deu o processo para a elaboração do projeto da sua gestão: 

“Era preciso buscar a articulação, atender às transformações que o segmento vem passando com a digitalização e nos preparar para o hoje e para o futuro. Por isso, quando assumimos, a primeira coisa foi escutar as agências associadas. Antes de mostrar qualquer projeto, era importante que todas compreendessem como o projeto nasceu. A pergunta era: como a gente poderia se tornar mais relevante para as agências e para o mercado?”, explicou. 

Confira outros pontos apresentados que abraçam os 4 pilares da ABAP: Informar, Capacitar, Advocacy e Reconhecer 

  • Mudança no estatuto da ABAP, permitindo a inclusão de agências digitais e outras disciplinas que não eram reconhecidas anteriormente. E criação de diretorias regionais, promovendo uma estrutura mais democrática e representativa.
  • Lançamento da Regional Brasília em outubro de 2024.
  • A iniciativa ABAP No Ar, com uma agenda de webinars para discutir temas como marketing de influência, inteligência artificial, reforma tributária e fake news.
  • Acompanhamento de mais de 900 propostas legislativas relevantes para o mercado publicitário e atuação nos projetos de lei prioritários.
  • Atuação da ABAP junto a outras entidades, como Conar e Cenp, por meio de Grupos de Trabalho sobre marketing de influência e marketing digital.
  • Criação de newsletter semanal no LinkedIn.

Sua agência não é associada à ABAP? Clique aqui e saiba mais sobre para contribuir para a sustentabilidade e fortalecimento do mercado e ter acesso a importantes benefícios.

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Sobre

A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.

Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.