Home / ABAP lança em Cuiabá o guia “Diretrizes de Compliance” para agências de publicidade

ABAP lança em Cuiabá o guia “Diretrizes de Compliance” para agências de publicidade

12 de junho de 2019

Fundação Dom Cabral foi contratada para elaborar um documento com foco específico para o setor de propaganda

 

A ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) apresenta em Cuiabá (Mato Grosso), na próxima quarta-feira (19/06), o guia “Diretrizes de Compliance” da entidade. O documento foi elaborado pela Fundação Dom Cabral, contratada para desenvolver um documento com foco específico para implantação em agências de publicidade.

O evento será no Auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e contará com a presença do Conselheiro Presidente do TCE-MT, Gonçalo Domingos de Campos Neto, do ex-Ministro-Chefe da Controladoria-Geral da União, Valdir Simão, e de representantes da academia, de agências de publicidade e de advogados, entre outros.

“Uma atividade como a publicidade, que gera tanta riqueza para seus clientes e milhões de empregos para a economia nacional, não pode correr riscos. Acreditamos que no curto prazo a implantação das Diretrizes de Compliance passe a ser exigida em todas as concorrências, sejam públicas ou privadas, a exemplo do que ocorre com as certidões negativas de débito”, explica Mario D´Andrea, presidente nacional da ABAP.

A mobilização conduzida pela ABAP visa contribuir para o funcionamento eficiente e regular do ambiente em que as agências operam; buscar proteger as agências de atos ilegais por parte de terceiros; evitar ou coibir modalidades de fraudes ou situações irregulares; e fortalecer a reputação e credibilidade do mercado das agências de publicidade.

“A iniciativa da ABAP terá um impacto muito positivo em toda a atividade publicitária. O documento ‘Diretrizes de Compliance’ apresenta medidas claras sobre integridade e controle, com enfoque na prevenção e na gestão de riscos”, conta Valdir Simão, ex-Ministro-Chefe da CGU e sócio no escritório Warde Advogados.

O conteúdo do guia da ABAP reforça as melhores práticas de governança corporativa e de combate à corrupção, adotadas nos âmbitos nacional e internacional. O documento é pautado na ética, transparência, capital humano, resiliência, confiança na cadeia de fornecedores e contempla todas as partes interessadas e envolvidas na atividade publicitária.

Na visão do presidente do Sinapro-SP e VP Executivo para Contas Públicas da Dentsu Aegis Network, Dudu Godoy, que liderará um painel no evento de Cuiabá: “a adoção de programas de Compliance tem se tornado fundamental para proteger as empresas contra irregularidades e, principalmente contribuir para que atuem de acordo com as melhores práticas. Nesse sentido, o guia “Diretrizes de Compliance” da ABAP será fundamental para auxiliar as agências de propaganda de todo o País a adotarem diretrizes para padronizar processos, aumentarem a transparência e o nível de profissionalismo e reputação de toda a indústria da comunicação”.

O Chief Compliance Officer da Nova S/B, Otavio Venturini, falará no evento sobre os desafios do dia a dia de uma agência de publicidade na busca pela conformidade e integridade de suas operações. “A experiência da Nova/SB na implementação e aperfeiçoamento do seu programa de Compliance, com o reconhecimento por duas vezes consecutivas do selo Pró-Ética da CGU (2016-2017), demonstra que não há soluções prontas. É necessário avaliar em cada caso os riscos de integridade inerentes à atividade publicitária, conhecer o contexto da organização e fornecer apoio e independência às funções de Compliance”, diz Venturini.

 

SERVIÇO

 

Data: 19 de junho de 2019

Horário: das 9h30 às 11h30

Local: Auditório do TCE-MT (Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, 01 – Cuiabá – MT)

 

Mais informações à imprensa – Giusti Comunicação

Francisco Itacarambi – (11) 5502-5461 – [email protected]

 

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Presidente da ABAP assume posição de VP na OpusMúltipla
O presidente da ABAP, Mario D'Andrea, é o novo Vice-Presidente de Conteúdo e Integração da OpusMúltipla, agência do Grupo OM que tem escritórios no Paraná e em São Paulo.
Redes sociais são empresas de comunicação e publicidade, diz Moraes
Nesta segunda-feira (13), o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes disse que as redes sociais  também devem ser consideradas empresas de comunicação para que sejam responsabilizadas pelo conteúdo divulgado em seus canais. De acordo com o ministro , como essas empresas concentram grandes volumes de publicidade e receita, elas não podem ser consideradas apenas companhias do ramo da tecnologia. “Temos […]

Receba a newsletter no seu e-mail