Home / ABAP lança em Cuiabá o guia “Diretrizes de Compliance” para agências de publicidade

ABAP lança em Cuiabá o guia “Diretrizes de Compliance” para agências de publicidade

12 de junho de 2019

Fundação Dom Cabral foi contratada para elaborar um documento com foco específico para o setor de propaganda

 

A ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) apresenta em Cuiabá (Mato Grosso), na próxima quarta-feira (19/06), o guia “Diretrizes de Compliance” da entidade. O documento foi elaborado pela Fundação Dom Cabral, contratada para desenvolver um documento com foco específico para implantação em agências de publicidade.

O evento será no Auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e contará com a presença do Conselheiro Presidente do TCE-MT, Gonçalo Domingos de Campos Neto, do ex-Ministro-Chefe da Controladoria-Geral da União, Valdir Simão, e de representantes da academia, de agências de publicidade e de advogados, entre outros.

“Uma atividade como a publicidade, que gera tanta riqueza para seus clientes e milhões de empregos para a economia nacional, não pode correr riscos. Acreditamos que no curto prazo a implantação das Diretrizes de Compliance passe a ser exigida em todas as concorrências, sejam públicas ou privadas, a exemplo do que ocorre com as certidões negativas de débito”, explica Mario D´Andrea, presidente nacional da ABAP.

A mobilização conduzida pela ABAP visa contribuir para o funcionamento eficiente e regular do ambiente em que as agências operam; buscar proteger as agências de atos ilegais por parte de terceiros; evitar ou coibir modalidades de fraudes ou situações irregulares; e fortalecer a reputação e credibilidade do mercado das agências de publicidade.

“A iniciativa da ABAP terá um impacto muito positivo em toda a atividade publicitária. O documento ‘Diretrizes de Compliance’ apresenta medidas claras sobre integridade e controle, com enfoque na prevenção e na gestão de riscos”, conta Valdir Simão, ex-Ministro-Chefe da CGU e sócio no escritório Warde Advogados.

O conteúdo do guia da ABAP reforça as melhores práticas de governança corporativa e de combate à corrupção, adotadas nos âmbitos nacional e internacional. O documento é pautado na ética, transparência, capital humano, resiliência, confiança na cadeia de fornecedores e contempla todas as partes interessadas e envolvidas na atividade publicitária.

Na visão do presidente do Sinapro-SP e VP Executivo para Contas Públicas da Dentsu Aegis Network, Dudu Godoy, que liderará um painel no evento de Cuiabá: “a adoção de programas de Compliance tem se tornado fundamental para proteger as empresas contra irregularidades e, principalmente contribuir para que atuem de acordo com as melhores práticas. Nesse sentido, o guia “Diretrizes de Compliance” da ABAP será fundamental para auxiliar as agências de propaganda de todo o País a adotarem diretrizes para padronizar processos, aumentarem a transparência e o nível de profissionalismo e reputação de toda a indústria da comunicação”.

O Chief Compliance Officer da Nova S/B, Otavio Venturini, falará no evento sobre os desafios do dia a dia de uma agência de publicidade na busca pela conformidade e integridade de suas operações. “A experiência da Nova/SB na implementação e aperfeiçoamento do seu programa de Compliance, com o reconhecimento por duas vezes consecutivas do selo Pró-Ética da CGU (2016-2017), demonstra que não há soluções prontas. É necessário avaliar em cada caso os riscos de integridade inerentes à atividade publicitária, conhecer o contexto da organização e fornecer apoio e independência às funções de Compliance”, diz Venturini.

 

SERVIÇO

 

Data: 19 de junho de 2019

Horário: das 9h30 às 11h30

Local: Auditório do TCE-MT (Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, 01 – Cuiabá – MT)

 

Mais informações à imprensa – Giusti Comunicação

Francisco Itacarambi – (11) 5502-5461 – [email protected]

 

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Agência dá ênfase aos profissionais 50+ em conexão com o mercado de comunicação
Em 10 anos, a parcela de pessoas com 60 anos ou mais passou de 11,3% para 14,7% da população, segundo dados divulgados em julho pelo IBGE. Já o número de brasileiros com menos de anos 30 caiu 5,4%, entre 2012 e 2021. O grupo etário com 30 anos ou mais representava 56,1% (seis pontos percentuais a mais […]
Qual a moeda que mais se valoriza no momento? Spoiler: não é o dólar
Ao fazer uma pequena reflexão sobre o acelerado mês de abril que se encerrou, podemos perceber a centralidade dos negócios criativos na agenda pública contemporânea. Antes de falar do Festival Mundial da Criatividade 2023 (FMC) que vejo como um símbolo de novos tempos para a discussão dos negócios criativos, acho legal pontuar que os efeitos desse novo […]

Receba a newsletter no seu e-mail