Home / Receita de publicidade do Google registra aumento expressivo

Receita de publicidade do Google registra aumento expressivo

Fonte: Olhar Digital 

29 de julho de 2021

A Alphabet, um conglomerado que possui várias empresas que foram pertencentes ou vinculadas ao Google, superou as suas expectativas e a dos analistas de mercado ao obter um novo crescimento expressivo em receita de publicidade neste trimestre. Os ganhos foram impulsionados principalmente em virtude da recuperação gradual do mercado com o avanço da vacinação contra Covid-19.

Apenas a receita do YouTube ultrapassou a quantia de US$ 7 bilhões, um aumento de 83% em relação ao ano passado. Já a receita total de anúncios do Google aumentou para US$ 50,44 bilhões, um crescimento de 69% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Enquanto isso, a divisão da nuvem Google Cloud, que inclui infraestrutura e plataformas de análise de dados, ferramentas de colaboração como o Google Docs e outros serviços para o setor corporativo, arrecadou US$ 4,63 bilhões, também acima dos US$ 3,01 bilhões vistos em 2020.

A diretora financeira da Alphabet, Ruth Porat, disse ao portal de notícias Cnbc que espera um “vento a favor” da economia no decorrer do terceiro trimestre. Ainda assim, a executiva ressalta que é cedo para prever as tendências de longo prazo, especialmente considerando o aumento de casos da Covid-19 ainda registrados em alguns países.

Google recebe multa milionária na França

Em contrapartida, o Google recebeu uma multa de US$ 593 milhões do governo francês. O órgão de controle da concorrência do país considera que a empresa descumpriu um acordo que envolve direitos autorais de notícias. O pagamento do valor recorde será destinado às agências de notícias que tiveram conteúdos exibidos nos resultados de buscas.

Conforme a autoridade reguladora francesa, o Google violou uma decisão tomada no ano passado que determinou a realização de acordos de licenciamento com as editoras e agências de notícias para reutilização de conteúdos protegidos por direitos autorais.

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Investimento em publicidade digital quase duplica até 2026
Os gastos globais em publicidade digital vão passar dos 407 mil milhões de dólares estimados para 2022 para os 753 mil milhões em 2026, diferença que representa uma subida de 85%. As previsões são da Juniper Research que também destaca o papel que os anúncios dentro das aplicações móveis terão na evolução positiva da publicidade digital nos […]
Mulheres predominam na atividade de relações públicas no Brasil
Na contramão de outros setores do mercado da comunicação no Brasil, o mercado de PR, ou relações públicas, é dominado por profissionais do sexo feminino. Empresárias e sócias, CEOs e outras executivas desde o nível de gerência predominam nas equipes de agências grandes, médias e pequenas (estas, mais conhecidas como “boutiques”). E qual seria a […]

Receba a newsletter no seu e-mail