Home / Projeto #FakeToFora quer ajudar jovens eleitores a evitarem as fake news

Projeto #FakeToFora quer ajudar jovens eleitores a evitarem as fake news

Fonte: Canaltech

3 de abril de 2022

Com a proximidade das eleições, é muito importante saber sobre os projetos existentes e principalmente sobre a veracidade das informações que circulam no mundo offline e online durante esse período. Com esse intuito, o Instituto Palavra Aberta criou, por meio do EducaMídia, o projeto #FakeToFora para envolver os jovens nas eleições de 2022.

A iniciativa busca incentivar educadores e estudantes de todo o país a promover a importância das atitudes e reflexões entre o público jovem que se prepara para votar, por meio de materiais gratuitos divididos em seis módulos — com objetivos curriculares e midiáticos.

Os materiais contam com aulas sobre democracia, pesquisa eleitoral, resultados das pesquisas, processo eleitoral, urna eletrônica, difamação e desinformação. As palestras podem ser desenvolvidas separadamente ou em trilha única pelos docentes, conforme a proposta de itinerários formativos do Novo Ensino Médio.

O projeto também elaborou um módulo — disponibilizado ao final das aulas — que permite aos estudantes criarem coletivos ou clubes de checagem, com o objetivo de tornar a leitura crítica e reflexiva das informações um hábito entre eles.

“A maneira como nos relacionamos com as informações — seja na hora de consumir, produzir e compartilhar — tem papel fundamental em uma eleição. É por meio delas que tomamos consciência dos problemas e desafios de nossas comunidades, cidades e país, e ficamos sabendo das propostas dos candidatos para resolvê-los”, explica o Instituto Palavra Aberta.

O projeto conta com o apoio do Google e do Facebook — que têm uma grande responsabilidade no campo das informações no meio digital —, além de instituições, plataformas informativas e órgãos governamentais como o Politize, Comprova e TSE. Para saber mais informações sobre a iniciativa basta acessar a página oficial #FakeToFora.

Confira matéria no Canaltech

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Balanço Conar: Conselho de Ética analisa 10 cases
2ª, 3ª e 8ª Câmaras do Conselho de Ética do Conar tiveram reuniões nos últimos dias e analisaram 10 representações, entre elas estão cases da Pitú, Ambev e Lysoform. Confira todos os resultados das reuniões dos últimos dias.  A 2ª Câmara do Conselho de Ética do Conar, com sede em São Paulo, reuniu-se em sessão virtual […]
BBB: big idea, big data e broadcast
Qual é o impacto que a visibilidade de uma marca tem em sua reputação corporativa ou nos negócios? Na história da propaganda, diferentes formatos buscaram responder a pergunta de milhões, traçando estratégias para aumentar índices de lembrança, atenção e engajamento em torno de produtos e serviços. O foco dos times de criação era no mote, […]

Receba a newsletter no seu e-mail