Home / População negra: 67% fizeram compras online nas últimas quatro semanas

População negra: 67% fizeram compras online nas últimas quatro semanas

Fonte: Meio e Mensagem

10 de novembro de 2022

Pesquisa da Nielsen revela as características dos consumidores negros no Brasil

O estudo “Afroconsumo: O protagonismo preto no consumo brasileiro”, divulgado nessa terça-feira, 8, pela Nielsen, aponta que 67,6% da população preta/parda fizeram compras online nas últimas quatro semanas.

E entre as as categorias de maior gasto para esses consumidores, produtos de higiene, moda e beleza são as principais.

Além disso, os dados também revelam as intenções de compra dos consumidores negros para o final do ano: 47,8% do grupo pretende comprar perfumes e fragrâncias no Natal e 62% têm intenção de comprar eletrodomésticos na Black Friday.

Já com relação ao poder de compra dos consumidores negros, o estudo revelou que 73,2% possuem uma atividade remunerada e 48,8% afirmam ter uma renda mensal de dois até quatro salários mínimos. De todos os entrevistados para a pesquisa, 56% se identificam como pretos/pardos e 44% como pessoas brancas. Ao mesmo tempo, dos correspondentes pretos e pardos, 63,3% são mulheres e 29,5% têm entre 24-35 anos, enquanto outros 25,0% da amostra de pessoas brancas têm entre 24-35 anos.

Produtos específicos para consumidores negros  

Sob o mesmo ponto de vista, o estudo mostrou também a realidade dos produtos voltados para a comunidade. Segundo os dados, um a cada quatro entrevistados pretos/pardos acreditam ser razoavelmente difícil encontrar produtos para pessoas da comunidade
.
Dos produtos existentes, o grupo acredita ter mais opções no ramo da beleza (62,80%), se comparado com saúde (28,50%) e educação (17,63%), por exemplo. 

Representatividade na publicidade

A pesquisa também investigou a visão desse grupo de pessoas em relação à publicidade. Questionados sobre a etnia das pessoas que aparecerem nas publicidades mais recentes que viram, 87,2% de todos os entrevistados se lembram de ver pessoas brancas, enquanto 72% lembram de ver pessoas pretas.

Apesar disso, 66,9% da população preta/parda se sente próxima ou muito próxima das ações que as marcas fazem voltadas para o público negro. Nesse sentido, com relação a representatividade, para a comunidade preta e parda, há muita presença em séries e filmes. Porém, afirma que há pouca pessoas pretas/pardas em novelas e vídeos longos e curtos.

O que pessoas pretas estão consumindo na mídia? 

Além das intenções de compras, o estudo detalhou o consumo de mídia. Segundo os dados, 33,8% da população preta/parda utiliza o smartphone por mais de 20 horas por dia e 54% consideram uma alta representatividade de
pessoas pretas nos conteúdos que estão consumindo no meio digital. 

Neste sentido, os conteúdos mais interessantes para a população preta/parda criados por influencers são: música em primeiro lugar com 56%; séries em segundo, com 48%; filmes em terceiro, com 45%; saúde e beleza em quarto, com 42%, e culinária em quinto, com 40%.   

Já no universo de streaming, das plataformas que a comunidade costuma assistir a filmes, séries e documentários aparecem, em ordem: Netflix (88%), Amazon Prime Video (55%), HBO Max (43%), Disney+ (36%) e Paramount (16%).  

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Carta Aberta da “Coalizão Liberdade com Responsabilidade” ao Excelentíssimo Presidente Deputado Arthur Lira
Esta Coalizão, formada por 44 entidades representativas do Setor da Comunicação Social e que subscrevem esta correspondência, vem, respeitosamente, parabenizar V. Exa. pela condução dos trabalhos que visam o APERFEIÇOAMENTO DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA REFERENTE À LIBERDADE, RESPONSABILIDADE E TRANSPARÊNCIA NA INTERNET. Também parabenizamos todos os parlamentares integrantes do Grupo de Trabalho pela realização de consulta […]
Cannes 2023: criatividade em transição, IA, diversidade
Festival Internacional de Criatividade de Cannes acontece no mês que vem e lideranças dividem suas percepções para a 70ª edição do evento No mês que vem, acontece o Festival Internacional de Criatividade de Cannes e o mercado publicitário já começa a se preparar para o evento. Em 2023, o Cannes Lions chega a sua 70ª […]

Receba a newsletter no seu e-mail