Home / Pesquisa indica que profissionais de marketing já usam ChatGPT na rotina

Pesquisa indica que profissionais de marketing já usam ChatGPT na rotina

Fonte: Meio e Mensagem

4 de setembro de 2023

A inteligência artificial já tem seu uso em ascensão entre os profissionais de marketing, sobretudo com o ChatGPT. O Panorama de Marketing, estudo feito pela RD Station junto à TOTVS, Exact Sales, Lexos e TALLOS, mostra que 57% dos executivos já utilizam a ferramenta em suas rotinas.

A IA como um todo é atrativa para o grupo: 73% acreditam que a tecnologia é a estratégia mais relevante para gerar mais produtividade nos próximos anos.

O digital também tem relevância para os profissionais, uma vez que, entre canais, o WhatsApp se destaca. 72% afirmam utilizá-lo no atendimento comercial e no fechamento de vendas, enquanto 55% foca no pós-venda. Entre redes sociais, o TikTok e o Instagram são plataformas escolhidas por 85% para a criação de estratégias de marketing mais personalizadas.

Os desafios dos profissionais de marketing

Já no que diz respeito aos desafios, 34% apontam a geração de demanda para vendas. Há ainda uma questão relacionada ao alcance de metas: 75% das empresas não bateram suas metas de marketing no ano passado. Entre as razões que podem estar relacionadas é o desalinhamento e falta de processos bem definidos com times comerciais, conforme aponta Robinson Friede, diretor de geração de demanda e growth marketing da RD Station, em nota à imprensa. Ele cita que só 18% dos respondentes dizem que há uma integração satisfatória entre os times de Marketing e Vendas.

Além disso, 44% dos profissionais declaram não ter rotinas e processos bem definidos na documentação de informações. Ainda que 56% tenham maior clareza neste sentido, mais da metade ainda não formaliza informações.
Sobre a gestão de dados, 56% alegam dificuldades ao gerar relatórios ou realizar análises por se tratar de uma atividade muito manual. Outra provocação trazida pelos executivos são a priorização da análise de dados na rotina (53%) e a coleta de dados que estão em muitas ferramentas ou locais diferentes (52%).

A RD Station destaca que, ainda frente a um cenário desafiador, os times de marketing estão focados em melhorar vendas. Prova é que boa parte dos profissionais (76%) esperam crescer em 2023, enquanto 41% querem ultrapassar o índice de crescimento em relação ao investimento do último ano. Ainda neste sentido, 45% das empresas priorizam inbound marketing.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

‘Na dúvida, não compartilhe’: especialistas apontam como combater fake news
Especialistas ouvidos pelo Terra apontam que o jornalismo e a educação são dois fatores essenciais para o combate as fake news. De acordo com eles, com o avanço digital, se torna cada vez mais difícil ter controle das notícias mentirosas que circulam nas redes sociais.  O analista de sistemas Gilmar Lopes, criador do e-Farsas, primeiro site especializado em fact […]
Por que as in-houses têm despertado a atenção dos anunciantes
O histórico das chamadas house-agencies tem cenários distintos no mercado brasileiro de publicidade. Um deles era sombrio e provocava calafrios nos empressários do setor quando ouviam falar da internalização da comunicação na estrutura de marketing de um anunciante. Quando deixou a SGB, o Ponto Frio, atualmente Ponto, investiu na Fama sob a liderança dos publicitários […]

Receba a newsletter no seu e-mail