Home / Pesquisa da McCann analisa os perfis das famílias em 2023

Pesquisa da McCann analisa os perfis das famílias em 2023

Fonte: Meio e Mensagem

25 de outubro de 2023

Após oito anos desde estudo passado, o Grupo McCann realizou mundialmente a pesquisa “A Verdade sobre as Famílias Modernas”. Com foco em entender quais novos aspectos, interesses e formatos das famílias atuais, o levamento foi realizado pela Truth Central, do McCann Worldgroup. A unidade de pesquisa e inteligência da rede de comunicação entrevistou cerca de 55.000 pessoas, sendo estes pais, mães e pessoas sem filhos, de 28 países diferentes.

Para a McCann, os novos aspectos da paternidade e maternidade precisam ser acompanhados por novos modelos de marketing. Sobretudo, quando o debate passa a ser a necessidade de soluções e informações para temas complexos. Para 66% dos pais e mães, quando se trata de tomar boas decisões parentais, existe muita informação conflitante nas redes sociais e internet, como um todo. Um aumento de 15% em comparação ao percentual de 53% em 2015.

Com nuances culturais, o comportamento moderno sobre a paternidade e a maternidade mudou ao longo do tempo. Quase metade (47%) dos pais diz ter questionado a decisão de ter filhos, enquanto isso, 50% dos pais e mães acreditam que todas as pessoas têm a responsabilidade de ter filhos. Globalmente, 35% dos que não são pais dizem que não planejam ter filhos, em contrapartida, 28% estão indecisas. A maior proporção vive no Canadá (60%), Reino Unido (53%), França (52%), EUA e Alemanha (51%). Além disso, para dois em cada dez  pais e mães entrevistados, ter um filho não faz parte da própria personalidade ou os define enquanto pessoas.

Pesquisa coloca família em xeque

O conceito de família é amplo, contudo, em termos estatísticos a família heteronormativa – aquela formada por indivíduo masculino e feminino, biologicamente – é a união mais comum nos locais. Globalmente, 57% das pessoas em todo o mundo dizem que as famílias são determinadas pelo nascimento e 43% dizem que as famílias são escolhidas. Apesar da norma cultural estabelecida, dentre os indivíduos da comunidade LGBTQIA+, 54% acreditam que as famílias são compostas por pessoas escolhidas. No Brasil, 46% acreditam que as famílias são determinadas pelo nascimento.

Um dos temas que passaram a ser abordados pela mídia e pelo entretenimento foi a aproximação do relacionamento entre pais e mães com seus filhos. Para 2/3 dos pais e mães, ser amigos dos próprios filhos é um tema importante ao mesmo tempo que dizem que querem que a prole os conheça pela verdadeira personalidade. Nesse sentido, outro debate comum no seio familiar é a sobrecarga dos membros femininos com os deveres da criação. Mas, na pesquisa, 55% dos pais dizem que os homens são melhores pais do que costumavam ser, em comparação com 50% em 2015. Fenômeno que tece maior destaque em países em desenvolvimento, como Índia, Tailândia e Turquia.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

65% empresas já têm cultura de dados na área de comunicação, diz pesquisa
No ambiente de negócios cada vez mais complexo e dinâmico, a Comunicação deixou de ser uma área de apoio aos negócios e passou a contribuir decisivamente com os retornos em vendas, faturamento e receita. Prova disso é que dois terços das empresas já estão trilhando o caminho da cultura de dados. É o que indica […]
Investimento global em rádio terá alta em 2024
Uma previsão positiva sobre investimentos publicitários em mercados como o dos Estados Unidos pode ter um efeito animador no cenário brasileiro. Impactado negativamente por variáveis semelhantes às vistas também no Brasil, há uma sensação de “virada de página” para os próximos meses e anos. Segundo uma análise publicada pela WARC, existe uma previsão de taxa […]

Receba a newsletter no seu e-mail