Home / Pesquisa da McCann analisa os perfis das famílias em 2023

Pesquisa da McCann analisa os perfis das famílias em 2023

Fonte: Meio e Mensagem

25 de outubro de 2023

Após oito anos desde estudo passado, o Grupo McCann realizou mundialmente a pesquisa “A Verdade sobre as Famílias Modernas”. Com foco em entender quais novos aspectos, interesses e formatos das famílias atuais, o levamento foi realizado pela Truth Central, do McCann Worldgroup. A unidade de pesquisa e inteligência da rede de comunicação entrevistou cerca de 55.000 pessoas, sendo estes pais, mães e pessoas sem filhos, de 28 países diferentes.

Para a McCann, os novos aspectos da paternidade e maternidade precisam ser acompanhados por novos modelos de marketing. Sobretudo, quando o debate passa a ser a necessidade de soluções e informações para temas complexos. Para 66% dos pais e mães, quando se trata de tomar boas decisões parentais, existe muita informação conflitante nas redes sociais e internet, como um todo. Um aumento de 15% em comparação ao percentual de 53% em 2015.

Com nuances culturais, o comportamento moderno sobre a paternidade e a maternidade mudou ao longo do tempo. Quase metade (47%) dos pais diz ter questionado a decisão de ter filhos, enquanto isso, 50% dos pais e mães acreditam que todas as pessoas têm a responsabilidade de ter filhos. Globalmente, 35% dos que não são pais dizem que não planejam ter filhos, em contrapartida, 28% estão indecisas. A maior proporção vive no Canadá (60%), Reino Unido (53%), França (52%), EUA e Alemanha (51%). Além disso, para dois em cada dez  pais e mães entrevistados, ter um filho não faz parte da própria personalidade ou os define enquanto pessoas.

Pesquisa coloca família em xeque

O conceito de família é amplo, contudo, em termos estatísticos a família heteronormativa – aquela formada por indivíduo masculino e feminino, biologicamente – é a união mais comum nos locais. Globalmente, 57% das pessoas em todo o mundo dizem que as famílias são determinadas pelo nascimento e 43% dizem que as famílias são escolhidas. Apesar da norma cultural estabelecida, dentre os indivíduos da comunidade LGBTQIA+, 54% acreditam que as famílias são compostas por pessoas escolhidas. No Brasil, 46% acreditam que as famílias são determinadas pelo nascimento.

Um dos temas que passaram a ser abordados pela mídia e pelo entretenimento foi a aproximação do relacionamento entre pais e mães com seus filhos. Para 2/3 dos pais e mães, ser amigos dos próprios filhos é um tema importante ao mesmo tempo que dizem que querem que a prole os conheça pela verdadeira personalidade. Nesse sentido, outro debate comum no seio familiar é a sobrecarga dos membros femininos com os deveres da criação. Mas, na pesquisa, 55% dos pais dizem que os homens são melhores pais do que costumavam ser, em comparação com 50% em 2015. Fenômeno que tece maior destaque em países em desenvolvimento, como Índia, Tailândia e Turquia.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Globo compartilha pesquisa sobre impactos da Covid-19 na sociedade
No webinar “Panorama Covid – O que vem por aí?”, a Globo conversou com especialistas setoriais e apresentou os resultados da pesquisa “Panorama Covid-19”, um estudo contínuo que buscou entender como evoluiria o mood da sociedade e a sua jornada de consumo. Leia Mais
El Ojo 2020: Brasil conquista 120 prêmios, sendo 6 GPs
O Brasil conquistou, ao todo, 120 prêmios no festival El Ojo de Iberoamérica 2020. Foram 6 GPs – nas categorias Experiência de Marca & Ativação, Gráfica & Via Pública, Produção Gráfica, Melhor Ideia Local e Conteúdo – além de 38 Ouros, 32 Pratas e 44 Bronzes. Leia Mais

Receba a newsletter no seu e-mail