Home / Parlamento Europeu aprova marco regulatório das big techs

Parlamento Europeu aprova marco regulatório das big techs

Fonte: Poder 360

5 de julho de 2022

O Parlamento Europeu aprovou nesta 3ª feira (5.jul.2022) uma série de regras para as big techs. Empresas como Amazon, Apple, Google e Microsoft estarão sob um marco regulatório no continente. Os legisladores cobram destas companhias maior rigor com conteúdo considerado ilegal na internet. Duas propostas foram aprovadas.

DMA (Lei de Mercados Digitais): criada para combater práticas comerciais consideradas pela UE inadequadas;

DSA (Lei de Serviços Digitais): impõe um filtro a conteúdos ilegais e nocivos.

Com a nova Lei de Mercados Digitais (Digital Markets Act, em inglês), as empresas de tecnologia não podem privilegiar marcas ou produtos, sob pena de multa de 10% do faturamento global e 20% em caso de reincidência. Os usuários também terão a possibilidade de não receber recomendações ou sugestões baseadas em seu perfil. De acordo com a nova Lei de Serviços Digitais (Digital Services Act, em inglês), as empresas de tecnologia terão de passar por auditorias independentes, além de permitir que autoridades e pesquisadores autorizados tenham acesso aos próprios dados e ao uso de algoritmos.

A previsão é que a DMA entre em vigor em 6 meses e a DSA, em 15 meses. A Comissão Europeia ficará responsável pela fiscalização, que pode ser prejudicada pela limitação de recursos. Em seu perfil no Twitter, a presidente do órgão, Ursula von der Leyen, comemorou a aprovação da medida: “Saúdo o Parlamento Europeu pela adoção do nosso livro de regras para serviços digitais”.

Confira matéria no Poder 360

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

STF avança para discutir regulação das redes sociais após votação do PL das Fake News ser adiada
Ministros do Supremo Tribunal Federal se preparam para votar, nos próximos dias, uma ação que discute as regras previstas no Marco Civil da Internet, sancionado em 2014. A movimentação acontece em meio à demora dos deputados em votar o PL das Fake News, que cria mecanismos de combate à desinformação nas plataformas digitais. Relator do caso, o ministro Dias Toffoli devolveu […]
VMLY&R conquista Grand Effie
Projeto do Santander de incentivo à revitalização de bancas de revistas no Brasil, lançado no ano passado, conquistou o Grand Effie da 14ª edição brasileira do prêmio. A campanha também proporcionou o título de Agência do Ano da premiação à VMLY&R, autora do trabalho em parceria coma Suno Creators. O case foi desenvolvido a partir […]

Receba a newsletter no seu e-mail