Home / Parlamento Europeu aprova marco regulatório das big techs

Parlamento Europeu aprova marco regulatório das big techs

Fonte: Poder 360

5 de julho de 2022

O Parlamento Europeu aprovou nesta 3ª feira (5.jul.2022) uma série de regras para as big techs. Empresas como Amazon, Apple, Google e Microsoft estarão sob um marco regulatório no continente. Os legisladores cobram destas companhias maior rigor com conteúdo considerado ilegal na internet. Duas propostas foram aprovadas.

DMA (Lei de Mercados Digitais): criada para combater práticas comerciais consideradas pela UE inadequadas;

DSA (Lei de Serviços Digitais): impõe um filtro a conteúdos ilegais e nocivos.

Com a nova Lei de Mercados Digitais (Digital Markets Act, em inglês), as empresas de tecnologia não podem privilegiar marcas ou produtos, sob pena de multa de 10% do faturamento global e 20% em caso de reincidência. Os usuários também terão a possibilidade de não receber recomendações ou sugestões baseadas em seu perfil. De acordo com a nova Lei de Serviços Digitais (Digital Services Act, em inglês), as empresas de tecnologia terão de passar por auditorias independentes, além de permitir que autoridades e pesquisadores autorizados tenham acesso aos próprios dados e ao uso de algoritmos.

A previsão é que a DMA entre em vigor em 6 meses e a DSA, em 15 meses. A Comissão Europeia ficará responsável pela fiscalização, que pode ser prejudicada pela limitação de recursos. Em seu perfil no Twitter, a presidente do órgão, Ursula von der Leyen, comemorou a aprovação da medida: “Saúdo o Parlamento Europeu pela adoção do nosso livro de regras para serviços digitais”.

Confira matéria no Poder 360

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Chefe da ONU denuncia cumplicidade de redes sociais com ódio na internet
O secretário-geral da ONU António Guterres criticou, nesta sexta-feira (27/1), por ocasião do dia de memória do Holocausto, as “descargas tóxicas” de ódio na internet, e acusou as redes sociais de cumplicidade. “Hoje enfrentamos não apenas o extremismo violento. Enfrentamos cada vez mais o terrorismo. A ameaça é global e está crescendo. Um dos principais […]
PL das fake news: 3 pontos para entender disputa entre governo e Google
A disputa em torno do chamado PL das fake news – o controverso projeto de lei de número 2630, que estipula regulamentação e fiscalização de plataformas digitais – escalou nesta terça-feira (02/05) para uma batalha direta entre o governo brasileiro e a Google, uma das maiores companhias de tecnologia do mundo. A plataforma fixou na […]

Receba a newsletter no seu e-mail