Home / Orlando Silva: PL das Fake News é necessário para fazer “eleição mais segura”

Orlando Silva: PL das Fake News é necessário para fazer “eleição mais segura”

Fonte: Correio Braziliense

14 de abril de 2022

Projeto de lei, que teve pedido de urgência negado na Câmara, já está maduro, segundo o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP)

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) comentou sobre o PL das Fake New, num programa do Correio em parceria com a TV Brasília. Relator do projeto de lei na Câmara, o parlamentar teve seu pedido de urgência para a votação do PL negado no último dia 6.

Segundo Orlando Silva, já há maturidade para o texto entrar em votação, sem a necessidade de passar pelas comissões. “Eu diria que nós já temos um texto maduro para ser votado na Câmara. Regime de urgência é um critério regimental para que você possa apreciar no plenário, sem ter a passagem pelas comissões, porque essa etapa de debate público foi feito em um grupo de trabalho montado durante o ano passado”, analisou.

Por ocasião das eleições em outubro, o deputado alegou ser fundamental que o PL das Fake News seja votado ainda no primeiro semestre. Segundo ele, a aprovação do projeto é necessária para se “ter uma eleição mais segura e para ser ainda mais confiável”.

Sobre as críticas ao projeto, o qual, supostamente, fortaleceria a censura, Orlando disse que a citada censura já é feita pelas redes sociais e demonstrou ser contrário a tal atitude.

“Hoje, você publica, a empresa avalia, decide e comunica: ‘violou o nosso sistema de uso’. Nós consideramos isso errado, porque pode produzir um sistema de censura privado. Nós defendemos que haja o direito de contraditório”, defendeu.

Confira matéria no Correio Braziliense

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Facebook diz que vai pagar editores do Reino Unido por notícias (em inglês)
O Facebook vai pagar a alguns editores do Reino Unido para apresentar notícias em uma nova guia da rede social a partir de janeiro de 2021, mas críticos temem ainda mais poder nas mãos de poucos.Leia Mais
Novas regras da UE para big techs podem quebrar monopólio no setor
Um novo capítulo começou a ser escrito na história das big techs. Para se adequar ao que foi determinado por duas novas leis aprovadas na União Europeia, as gigantes da tecnologia terão que se submeter a regras que visam acabar com o monopólio no setor, promover mais transparência na negociação de anúncios e limitar práticas consideradas injustas. As regulações […]

Receba a newsletter no seu e-mail