Home / Onde os brasileiros gostam de ver publicidade?

Onde os brasileiros gostam de ver publicidade?

Fonte: Meio&Mensagem

28 de setembro de 2021

Edição 2021 do estudo Media Reactions, da Kantar, mostra que consumidores do País preferem anúncios em eventos patrocinados e em mensagens de influenciadores

Criar uma estratégia de comunicação passa, sobretudo, pela identificação de quais meios – e de que forma – as pessoas gostam mais de receber as mensagens publicitárias das marcas. Para compreender a aceitação das pessoas em relação à publicidade nos diferentes veículos online e off-line, a Kantar publica a edição 2021 do estudo Media Reactions, que mapeia o quão abertos os consumidores estão a receber publicidade em diferentes canais. O estudo é construído com base nas perspectivas de analistas da área de mídia e do público consumidor.

Como conclusões principais, a pesquisa mostra que, em âmbito global, os chamados meio de comunicação tradicionais (como cinema, eventos patrocinados e revistas) ainda lideram na preferência dos consumidores na hora de receber publicidade. Segundo a pesquisa, o meio Cinema aparece como o preferido pelo público para receber mensagens publicitárias, seguido de eventos patrocinados, revistas, anúncios em podcasts e anúncios em jornais.

Esse ranking global é um pouco diferente do recorte brasileiro, que mostrou meios diferentes como os preferidos do público. Na análise do mercado nacional, os eventos patrocinados aparecem como o principal canal pelo qual as pessoas gostam de visualizar publicidade. Na segunda posição, aparece a mídia out-of-home (mídia exterior), seguida da publicidade em revistas. A lista brasileira é completada por digital OOH (a publicidade exterior, porém veiculada em telas digitais) e por anúncios em jornais.

O recorte brasileiro da pesquisa também avaliou os canais online preferidos do público, em termos de recepção de conteúdo publicitário. Nesse ranking, o conteúdo de influenciadores lidera como o tipo de mídia em que as pessoas mais gostam de receber e visualizar conteúdo publicitário. Em segundo lugar na preferência online dos brasileiros aparecem os anúncios em podcasts, seguidos dos anúncios nas plataformas de e-commerce, anúncios nas mídias sociais e anúncios de displays.

O Media Reactions também procurou mapear as plataformas digitais em que as pessoas se sentem mais à vontade para receber mensagens publicitárias. Nesse quesito, o campeão foi o TikTok, que pela primeira vez aparece liderando o ranking de plataformas do estudo. Na sequência, o estudo aponta a Amazon como a segunda plataforma pela qual as pessoas mais se sentem à vontade em receber conteúdo publicitário. O Instagram aparece em terceiro lugar, seguido pelo Google e pelo Twitter.

Confira a matéria no Meio&Mensagem.

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Brasil inclui, no G20, responsabilidade das big techs em combate à desinformação
À frente do G20 desde sexta-feira (1), o Brasil aproveitará sua presidência do grupo para colocar em discussão a responsabilidade das big techs sobre o discurso de ódio nas redes sociais e estratégias de combate à desinformação. Esse tema foi incluído nos grupos de economia digital do G20 para 2024. A Índia, que presidia até novembro […]
80% das agências apontam estabilidade ou crescimento de receita no primeiro semestre
O ano de 2023 não será igual ao que passou. Pelo menos é o que aponta a pesquisa “VanPro”, realizada pela Fenapro em parceria com sindicatos regionais (Sinapros) em julho deste ano. Considerada termômetro das principais tendências do negócio da propaganda no país, a análise ouviu profissionais de 354 agências de 20 estados e do […]

Receba a newsletter no seu e-mail