Home / Mulheres na criação: 12 líderes que estão mudando a publicidade

Mulheres na criação: 12 líderes que estão mudando a publicidade

Fonte: Meio e Mensagem

19 de janeiro de 2023

Apesar de serem minoria, estas lideranças criativas estão revertendo o espaço da mulher na indústria

A área da criação em agências de publicidade é historicamente dominada por homens. Em 2020, elas ocupavam apenas 25% do total de profissionais da área, enquanto homens eram 75% dos líderes do departamento, de acordo com a pesquisa do PropMark em parceria com More Grls. Por outro lado, as poucas que ocupam estes espaços resistem e batalham por mais representatividade, visibilidade e valorização.

Dessa forma, compilamos nesta lista nomes de diretoras criativas que trabalham ativamente para a construção de um mercado cada vez mais diverso. Algumas delas são conhecidas da indústria, como Luciana Cardoso, Samantha Almeida, Andrea Siqueira e Luciana Haguiara. Entretanto, também buscamos perfis que estão ganhando espaço e surgindo como novas potências, como Thais Fabris, Gabriela Moura e Joana Mendes. Logo, confira as 12 mulheres que estão virando o jogo na área de criação.

Andrea Siqueira

Atualmente como Diretora Executiva de Criação da FCB Chicago, Andrea Siqueira tem uma grande trajetória na gestão criativa de agências como BETC HAVAS, Isobar, Africa e J. Walter Thompson. Seu currículo carrega diversos prêmios e reconhecimentos como Caboré 2019, e também está em listas de melhores profissionais do ano pelo Meio & Mensagem, PropMark e pela CreativePool, todos em 2020. Ademais, teve 55 trabalhos premiados, foi speaker em Cannes em 2019 e participou como jurada de festivais como D&AD, One Show, Lisbon Ad Festival, Clio, Prêmio Lusófonos, NY Festival, The Caples e Cannes Lions.

Deh Bastos

Diretora de Criação e Conteúdo na Publicis Brasil, Deh Bastos é uma “conectora de gente”, como gosta de colocar. Já foi jurada de mídia no D&AD 2022 e no Effie Awards 2022, e é professora de criatividade no MBA da FIAP. Ao mesmo tempo em que é uma referência quando o assunto é criatividade, Deh também se consolidou no tema educação de crianças. Ela idealizou dois projetos nas redes sociais: a MaternaRede e o @CriandoCriançasPretas, em que traça diálogos sobre maternidade e educação antirracista. No mesmo tema, ela foi co-autora do livro “Maternidades Plurais”, do selo Fontanar, da Cia das Letras.

Gabriela Moura

Diretora de Criação na SOKO e Vice-Presidente do Clube da Criação, Gabriela Moura trabalha com comunicação para a diversidade, abordando temas como os direitos das mulheres e da população negra. Ela é co-autora do livro “#MeuAmigoSecreto: feminismo além das redes”, além de ter sido júri da premiação Profissionais do Ano 2022, da Globo, e do 45º anuário do Clube de Criação, no mesmo ano. Recentemente, ela criou a newsletter “[Fragmentada e Criativa]” para falar sobre o mercado da comunicação e criatividade, desde a perspectiva de uma mulher negra.

Joana Mendes

Ao longo da sua trajetória profissional, Joana Mendes teve passagens como Diretora Criativa nas agências R/GA e Fbiz, mas hoje é a Presidenta do Clube da Criação, como prefere colocar em seu LinkedIn. Além de ser a primeira presidente negra do clube, também é a primeira LGBTQIAP+, e elegeu-se com um comitê formado apenas por pessoas negras. Atualmente, também trabalha como diretora de criação e redatora independente, e no ano passado, fez projetos para Nike, Adidas, Unilever e Gerdau. Ela já foi citada pela AdWeek na lista 100 Creative em 2022, além de ter sido jurada e palestrante no Festival de Cannes do ano passado. Assim como sua colega Gabriela Moura, Joana também é escritora e lançou o livro “Manual de Penteados para Crianças Negras”, pela Cia. das Letrinhas, que ensina crianças e pais a cuidar e estilizar cabelos crespos e cacheados.

Keka Morelle

Com passagem pela AlmapBBDO, DM9DDB e F/Nazca na direção criativa e artística, Keka Morelle é hoje Chief Creative Officer na Wunderman Thompson. Ao longo dos seus mais de 20 anos na publicidade, Keka recebeu diversos prêmios, incluindo Cannes. A criativa também foi agraciada com o título “Melhor Profissional Criativa” pela premiação Caboré em 2018, além de sair na lista “Creative 100” da revista Adweek em 2020, ao mesmo tempo em que foi uma das homenageadas Women To Watch do mesmo ano. Como jurada, já participou da Outdoor Lions duas vezes, e, mais recentemente, no One Show e em Cannes.

Laura Florence

A Diretora Executiva de Criação da Havas Health & You Brasil, Laura Florence, é uma peça-chave entre as lideranças femininas no mercado da criatividade. Além de ter uma grande experiência à frente da criação de agências como LOV, R/GA e Dentsu Creative, a executiva criou o More Grls ao lado de Camila Moletta. A iniciativa tem como objetivo ser uma plataforma para aumentar o número, valorizar e dar visibilidade às mulheres criativas. Deste modo, o projeto, que nasceu em 2018, cresce a cada ano e já ajudou a empregar mais talentos femininos nas agências brasileiras.

Luciana Cardoso

Diretora de criação com passagem por empresas como Isobar, JWT Brasil, FCB New York e Amaro. Atualmente, é Diretora Executiva de Criação na CP+B Brasil. No seu extenso currículo, também estão suas menções no Cannes e diversos festivais de criatividade como One Show, EuroBest, Clio, NY Festivals, Wave, El Ojo de Latino America, Effie Brasil e Latam. Luciana Cardoso ainda atuou como júri no Young Lions USA, El Ojo, NY Festivals – Branded Content/Entertainment, entre outros. Para a criativa, usar dados é importante, mas saber usá-los e conectá-los com ideias criativas é o diferencial.

Luciana Haguiara

A Diretora Executiva de Criação da Media.Monks, Luciana Haguiara, já ganhou mais de 400 prêmios em festivais como Cannes Lions, D&AD, The One Show, ADC, Webby Awards, Clios, NY Festival, London Festival, El Sol Festival, El Ojo de Iberoamérica, London Festival e outros, além de ter sido jurada em muitos destes festivais. Como diretora criativa, sua missão é solucionar os problemas da sociedade e do planeta. Por meio da tecnologia, storytelling, arte e dados, ela cria soluções digitais para criar experiências memoráveis.

Mariana Sá

Após uma longa carreira como Diretora de Criação, Mariana Sá agora atua como Chief Creative Officer da WMcCann. Anteriormente, passou pela Rede Globo, Lew’Lara/TBWA, DM9DDB e Peralta Strawberry Frog. Com mais de 25 anos de carreira, sendo oito deles na Globo, ela ajudou a fazer o rebranding do grupo. Soma premiações em Cannes, Clio, One Show, Profissionais do Ano, além de ter sido jurada em diversos festivais. Mariana preza pela diversidade de pontos de vista para potencializar a criatividade e reforça que dados são relevantes, porém, é a criatividade que faz a diferença no final.

Samantha Almeida

Diretora de Conteúdo e Criação na Globo, Samantha Almeida é um nome de grande destaque na indústria da criatividade. Recebeu os prêmios Caboré 2021 como “Profissional de Inovação” e, anteriormente, entrou na lista “MIPAD 100 Most Influential African Descent” de 2020, ao mesmo tempo em que foi uma das homenageadas do Women to Watch. Além de tudo, neste ano, ela foi selecionada para ser presidente de júri em Cannes Lions 2023, na categoria Social & Influencer.

Thais Fabris

Após anos de experiência como diretora criativa, Thais Fabris ficou cansada do modo como as mulheres eram retratadas na publicidade e decidiu fazer algo sobre isso. Assim, há oito anos, ela fundou a 65 | 10, uma consultoria criativa especializada em mulheres. Por meio de pesquisas, criatividade e educação corporativa, a companhia ajuda empresas a reverem o papel das mulheres na publicidade. Ambev, Nestlé, Unilever, Facebook e Itaú foram alguns de seus clientes. Quando não está criando, Thais participa de eventos e podcasts para falar sobre criatividade e tendências. Já palestrou no Wired Festival, RIO2C, Path e também participou dos podcasts Mamilos, Braincast e outros.

Yuri Mussoly

Atualmente no TikTok como Head of Creative LATAM, Creative Lab e Global Business Solutions, Yuri Mussoly anteriormente foi Diretora de Criação na África, DPZ e AKQA. Já entrou na lista da WIRED como uma das “50 pessoas mais criativas do Brasil em 2020”, e foi jurada do El Ojo e do Cannes Lions. Além de colecionar leões de Cannes, D&Ad, El Ojo, Wave Festival e Clio Awards, ela se considera uma “ativista criativa” e trabalha para transformar o ambiente criativo num espaço diverso.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Marketing digital para idosos: por que essa é uma tendência que irá crescer
Segundo estudo da Kantar IBOPE Media, em 2020, 85% dos idosos conectados à internet pesquisaram produtos e 75% efetivamente compraram algo.
IDV e Poder360 discutem caminhos do varejo digital
O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) e o Poder360 realizaram o seminário “Negócios digitais x Ilegalidade: o Brasil que queremos”. O evento teve o apoio da Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas). O objetivo foi discutir os impactos da ilegalidade no varejo digital e como esse cenário pode ser enfrentado pelo setor no Brasil. O […]

Receba a newsletter no seu e-mail