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26 de agosto de 2022
Gilberto C. Leifert recebeu na manhã de hoje o título de Presidente Emérito do Conar. A homenagem se deu durante Sessão Plenária do Conselho de Ética, na sede da entidade, em São Paulo. “Foram cerca de quarenta anos de serviços prestados à autorregulamentação publicitária e ao Conar. A homenagem, portanto, é mais do que justificada”, disse Sergio Pompilio, presidente recém-eleito da entidade. É a primeira vez que o Conar rende uma homenagem como esta a um dos seus integrantes.
Leifert foi o primeiro diretor executivo do Conar, em 1980, sendo de responsabilidade dele boa parte da estruturação da entidade. Ele deixou a função em 1985, para ocupar uma das diretorias da MPM, maior agência de publicidade do país naquela altura. Ele retornou ao Conar em 1990, como membro do Conselho Superior, representando a Abert, integrando também a diretoria da entidade, condição que conservou até 1998, quando foi eleito presidente. Foi reeleito nove vezes. Em 2018, passou a integrar o Conselho Superior na qualidade de ex-presidente.
“Os anos de Gilberto na presidência foram de intensa renovação da autorregulamentação e do Conar”, lembrou Pompilio. “Basta dizer que nesse intervalo de tempo vimos surgir na comunicação brasileira as emissoras de TV por assinatura, a internet e, mais recentemente, as redes sociais. A interação com os consumidores multiplicou-se, as práticas publicitárias foram reinventadas algumas vezes, muitas pressões da sociedade, em busca de uma publicidade mais inclusiva, exigiram uma ação ativa e determinada. À frente da entidade, Gilberto e sua equipe se desdobraram em corresponder a estes e outros tantos desafios, no campo da publicidade e no aperfeiçoamento das relações de consumo. Me refiro aqui tanto à presença do Conar no debate público de tantas questões envolvendo a publicidade quanto à projeção alcançada junto a entidades internacionais, das quais nos tornamos membros ativos e respeitados”.
“Terminada a gestão de Gilberto, só posso dizer que a publicidade e o Conar saíram de um período tão intenso e desafiante íntegros e engrandecidos. A autorregulamentação publicitária é um modelo para um país que tanto precisa de conciliação”, concluiu Pompilio.
Leifert agradeceu a homenagem, proposta por João Luiz Faria Netto, seu sucessor à frente do Conar, e encampada por Pompilio, e externou seu reconhecimento a eles e a Álvaro de Moura Jr. Antonio Carlos de Moura, Carlos Alberto Nanô, Dorian Taterka, Edney Narchi, Fernando Portela, Juliana Alburquerque, Luiz Carlos Dutra, Luiz Celso de Piratininga, Petrônio Corrêa, Dionísio Poli e Luiz Fernando Furquim, entre outros, que estiveram ao seu lado no Conar.
“Foi uma longa trajetória, muitas batalhas, felizmente a maioria bem-sucedida, graças ao empenho dos que citei e de outros milhares que passaram pelo Conar, trabalhando voluntariamente pela autorregulamentação publicitária”, disse Leifert ao relembrar seus anos na entidade.
Ele citou passagens marcantes, várias delas jocosas, e os legados que considera mais importantes:
“Devemos agir sempre com respeito, cortesia e boas vontade e nos limites da lei”, concluiu Leifert.
A Sessão Plenária de hoje marca a volta das reuniões presenciais do Conselho de Ética do Conar. A última delas ocorreu em 13 de março de 2020, na 3ª Câmara, que tem sede no Rio. Desde então, por força da pandemia, foram realizadas 133 reuniões virtuais, nas quais se combinaram diferentes câmaras e também sessões das Câmaras Especiais de Recursos, sempre com presença maciça dos membros do Conselho de Ética.
Biografia
Jornalista e advogado, Gilberto C. Leifert ingressou no Conar em meados de 1980, depois de passagens pelo O Estado de S.Paulo e empresas do mercado financeiro. Ele foi contratado como diretor-executivo por Petrônio Corrêa, então recém-eleito para a presidência da entidade.
O Conar havia sido fundado meses antes, para aplicar o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, em vigor desde 1978. Leifert foi um dos principais responsáveis por estruturar a entidade, começando pelo nome – Conar era, até então, as iniciais de Comissão Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária -, passando pela escolha da sede e chegando à redação do Regimento Interno do Conselho de Ética, dando forma, assim, à maneira de atuar da autorregulamentação publicitária.
Leifert dirigiu o Conar até 1985, quando trabalhou sucessivamente para a MPM, Semprel e Rede Globo. Voltou ao Conar em 1990, representando a Abert, como membro do Conselho Superior e integrando a diretoria. Em 1998, foi eleito presidente, cargo que manteve, com sucessivas reeleições, até 2018, quando passou a presidência a João Luiz Faria Netto. Nos últimos quatro anos Leifert, voltou ao Conselho Superior como ex-presidente.
Em seus vinte anos à frente do Conar, ele somou extensa lista de realizações. Algumas delas:
Confira no Conar
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