Home / Kantar apresenta dados do Inside Audio de 2023

Kantar apresenta dados do Inside Audio de 2023

Fonte: Propmark

21 de setembro de 2023

O áudio tem, cada vez mais, ganhado espaço no mercado. Segundo a pesquisa Inside Audio 2023, apresentada pela Kantar Ibope Media nesta quarta-feira (20), 9 em cada 10 pessoas consomem algum formato de áudio, sejam eles rádio, streaming, podcasts, entre outros.

O estudo também apontou que 76% dos ouvintes acreditam que o meio tem se modernizado em seus conteúdos e formatos. Além disso, 38% afirmaram que a possibilidade de escutar a rádio de forma online mudou a sua forma de consumo.

Ainda falando sobre as rádios, o meio é ouvido por 80% da população nas 13 regiões metropolitanas que são analisadas pela KIM e, segundo o levantamento, os ouvintes passam em média 3h55min ouvindo rádio por dia

De acordo com a Kantar, as pessoas escutam o rádio em diferentes contextos como em casa (58%), no carro (27%), no trabalho presencial (26%), home office (7%), no transporte público (5%), na rua (4%), em veículos de aplicativo (4%) e em outros contextos (4%). Já os ouvintes de rádio web estão consumindo o conteúdo pelo celular (67%), computador (29%) e outros meios (11%).

Entre as preferências dos ouvintes, estão músicas (94%), notícias locais (32%), notícias nacionais (26%), notícias de trânsito (25%) e futebol (24%).

Segundo o levantamento, as plataformas mais utilizadas entre os ouvintes são o Youtube (39%), redes sociais (25%), podcast (22%) e streamings de áudio (12%).

A Kantar destacou o consumo de podcasts durante a apresentação, pontuando que 50% dos ouvintes de áudio são consumidores do meio, representando um aumento de 23% em relação ao ano anterior. Entre os conteúdos consumidos, estão a comédia (37%), música (34%), notícias e políticas (23%), esportes (23%) e educação (22%).

A pesquisa também destacou os streaming de áudio, que atualmente servem como uma opção para as emissoras de rádio atingirem o seu público. Segundo os dados apresentados, 43% dos ouvintes de rádio também consomem o streaming de áudio.

Nas ondas da publicidade
A Kantar também apresentou dados que mostraram a forma do áudio na publicidade, uma vez que o meio se apresenta como uma oportunidade para as marcas se comunicarem de forma mais efetiva com os públicos.

Segundo o Inside Audio 2023, 53% dos ouvintes de rádio prestam atenção nos anúncios em áudio e, entre os mais lembrados, estão os comerciais de rádio entre programas e músicas (50%), ações publicitárias feita por locutores (27%) e promoções durante a programação da emissora (25%).

Outro dado que consolidou a efetividade do meio na publicidade é o que, entre os Top 100 anunciantes, 99% deles fizeram anúncios no rádio durante o primeiro semestre de 2023.

Confira matéria no Propmark

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Envelhecimento no Brasil e o desafio da inclusão na publicidade
Até 2030, a quinta população mais idosa do mundo será formada pelos brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde. A compreensão de que o Brasil está se tornando um país com uma população mais idosa é relativamente recente e a publicidade desempenha um papel fundamental na inserção da agenda do envelhecimento saudável no debate público. Isso […]
Home office produz metade das emissões de carbono em relação ao trabalho no escritório, diz estudo
De acordo com um novo estudo publicado em setembro na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, os trabalhadores totalmente remotos podem produzir menos de metade das emissões de gases do efeito de estufa do que as pessoas que passam os dias nos escritórios. Numa análise de vários cenários de trabalho, dos comportamentos das […]

Receba a newsletter no seu e-mail