Home / Kantar apresenta dados do Inside Audio de 2023

Kantar apresenta dados do Inside Audio de 2023

Fonte: Propmark

21 de setembro de 2023

O áudio tem, cada vez mais, ganhado espaço no mercado. Segundo a pesquisa Inside Audio 2023, apresentada pela Kantar Ibope Media nesta quarta-feira (20), 9 em cada 10 pessoas consomem algum formato de áudio, sejam eles rádio, streaming, podcasts, entre outros.

O estudo também apontou que 76% dos ouvintes acreditam que o meio tem se modernizado em seus conteúdos e formatos. Além disso, 38% afirmaram que a possibilidade de escutar a rádio de forma online mudou a sua forma de consumo.

Ainda falando sobre as rádios, o meio é ouvido por 80% da população nas 13 regiões metropolitanas que são analisadas pela KIM e, segundo o levantamento, os ouvintes passam em média 3h55min ouvindo rádio por dia

De acordo com a Kantar, as pessoas escutam o rádio em diferentes contextos como em casa (58%), no carro (27%), no trabalho presencial (26%), home office (7%), no transporte público (5%), na rua (4%), em veículos de aplicativo (4%) e em outros contextos (4%). Já os ouvintes de rádio web estão consumindo o conteúdo pelo celular (67%), computador (29%) e outros meios (11%).

Entre as preferências dos ouvintes, estão músicas (94%), notícias locais (32%), notícias nacionais (26%), notícias de trânsito (25%) e futebol (24%).

Segundo o levantamento, as plataformas mais utilizadas entre os ouvintes são o Youtube (39%), redes sociais (25%), podcast (22%) e streamings de áudio (12%).

A Kantar destacou o consumo de podcasts durante a apresentação, pontuando que 50% dos ouvintes de áudio são consumidores do meio, representando um aumento de 23% em relação ao ano anterior. Entre os conteúdos consumidos, estão a comédia (37%), música (34%), notícias e políticas (23%), esportes (23%) e educação (22%).

A pesquisa também destacou os streaming de áudio, que atualmente servem como uma opção para as emissoras de rádio atingirem o seu público. Segundo os dados apresentados, 43% dos ouvintes de rádio também consomem o streaming de áudio.

Nas ondas da publicidade
A Kantar também apresentou dados que mostraram a forma do áudio na publicidade, uma vez que o meio se apresenta como uma oportunidade para as marcas se comunicarem de forma mais efetiva com os públicos.

Segundo o Inside Audio 2023, 53% dos ouvintes de rádio prestam atenção nos anúncios em áudio e, entre os mais lembrados, estão os comerciais de rádio entre programas e músicas (50%), ações publicitárias feita por locutores (27%) e promoções durante a programação da emissora (25%).

Outro dado que consolidou a efetividade do meio na publicidade é o que, entre os Top 100 anunciantes, 99% deles fizeram anúncios no rádio durante o primeiro semestre de 2023.

Confira matéria no Propmark

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Relator do PL contra as fake news se reúne com governo e prepara entrega do parecer a Lira
Relator do projeto de lei que criminaliza a disseminação de desinformação (fake news), o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) se reuniu nesta terça-feira (29) com representantes do governo Bolsonaro para uma última negociação e agora elabora uma versão final do parecer, que ficará pronta nesta quarta-feira (30), para entregar ao presidente da Câmara dos Deputados, Artur […]
Gestão para empreendedores: o novo livro de Antônio Lino Pinto
Em seu quarto livro, o consultor Antônio Lino Pinto recomenda práticas simples de gestão para todos os tipos de empreendedores – de empresas de tecnologia a salões de beleza. Administrador com especialização em finanças e sócio da Viramundo Consultoria em Gestão, Lino é autor dos livros Pequenas agências, grandes resultados, Abri minha agência, e agora? e Gestão em agências […]

Receba a newsletter no seu e-mail