Home / IA como ferramenta de marketing: quais os desafios e benefícios

IA como ferramenta de marketing: quais os desafios e benefícios

Fonte: Terra

1 de setembro de 2023

A revolução tecnológica tem impulsionado a integração da Inteligência Artificial (IA) em diversos setores, e o marketing não é exceção. A aplicação da tecnologia como uma ferramenta de marketing oferece inúmeras oportunidades para acelerar a descoberta de informações que personalizam campanhas e aperfeiçoam o atendimento ao cliente. No entanto, é crucial que os controles adequados sejam implementados para garantir resultados coerentes e éticos.

Nesse contexto, soluções baseadas em IA exigem considerações particularmente relevantes no desenvolvimento de produtos e na segmentação de mercado para impulsionar a identificação de oportunidades, otimizar estratégias de marketing e promover a inovação, de modo a permitir que as empresas detectem tendências emergentes e entendam as demandas dos consumidores, buscando entregar experiências e serviços conforme a necessidade de cada nicho, ou seja, executando a hiperpersonalização do marketing.

Como era antes do ChaGPT?

Antes da introdução de ferramentas, como o ChatGPT, havia limitações tecnológicas que restringiam o mercado. Um exemplo notável está nos chatbots, que muitas vezes não conseguiam contextualizar as conversas dos clientes, resultando em experiências frustrantes e perda de oportunidades.

Porém, a capacidade da IA generativa de contextualizar e manter uma conversa mais humanizada revolucionou a interação com os clientes, aumentando a retenção e aprimorando as chances de conversões.

Diante disso, o impacto da tecnologia no marketing é notável. Conforme uma pesquisa recente do Gartner, 45% dos executivos entrevistados aumentaram seus investimentos em IA, em parte devido à publicidade gerada pelo ChatGPT.

O estudo também destaca que 70% dos líderes afirmam que suas empresas estão explorando as possibilidades da IA generativa, enquanto 19% já estão em fase de teste ou produção.

É preciso a intervenção humana

Por sua vez, apesar da grandeza da tecnologia, a intervenção humana ainda é imprescindível, especialmente quando se trata de decisões críticas. Por mais que desempenhe um papel vital no desenvolvimento de produtos, atendimento ao cliente e criação de campanhas, no momento de validação e controle dos dados, os humanos são essenciais para garantir resultados precisos e éticos.

As palavras-chave da IA são interpretação e explicabilidade, pois esses conceitos são essenciais para evitar resultados não confiáveis, possibilitando que as empresas reduzam riscos e, principalmente, evitem e combatam a existência de vieses ou “caixa-preta”, na qual não se consegue compreeender como a IA funciona.

Além disso, tal ferramenta pode ser mais útil na análise de sentimentos dos consumidores e na identificação de padrões de feedback, já que, ao invés de uma campanha abrangente, a hiperpersonalização tornou-se o novo paradigma, permitindo que as empresas atinjam grupos específicos de consumidores com mensagens direcionadas e relevantes a partir da análise de dados. No entanto, isso requer um equilíbrio delicado entre automação e interação humana.

Por fim, com o aumento do uso da IA, surgem desafios e, para superá-los, a capacitação dos profissionais de tecnologia da informação (TI) é essencial para garantir que eles possam aproveitar ao máximo as ferramentas disponíveis. Também destaco que a responsabilidade pela compreensão e explicação dos modelos de IA deve ser compartilhada para evitar vieses inconscientes que podem surgir por falta de rastreabilidade do processo.

Confira matéria no Terra

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

As startups gastam muito com marketing. Esse VC quer otimizar o processo
No Brasil, o termo media for equity entrou no vocabulário do mercado com algumas poucas transações feitas pela Globo Ventures e por influenciadores digitais e celebridades — mas numa escala ainda quase artesanal. Agora, dois veteranos do mercado de marketing e publicidade estão tentando levar esse modelo para um outro patamar. Felipe Hatab, que foi […]
Quarta onda do digital chegou e vai exigir a reinvenção de muitas empresas
Tenho falado sobre isso há alguns anos, em conversas e entrevistas para outros veículos. Percebi que não havia falado nisso por aqui. Estamos entrando em uma quarta onda do digital. Não, nada de criar uma nova nomenclatura para a internet. Se trata apenas de uma conclusão lógica que parte de um premissa. A evolução tecnológica […]

Receba a newsletter no seu e-mail