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1 de dezembro de 2022
O Google e a iHeartMedia acabaram de serem processados pelo órgão americano Federal Trade Comission (FTC) por propaganda enganosa. O caso envolve anúncios do Pixel 4, em que influenciadores recomendavam o produto sem sequer o terem usado.
Foram cerca de 29 mil anúncios falsos veiculados em emissoras de rádio, durante os anos de 2019 e 2020. Neles, as personalidades falam frases combinadas, como “é minha câmera favorita de smartphones, especialmente em pouca luz, por causa do modo Night Sight”.
Outros exemplos de declarações incluem “tenho tirado fotos de tudo, com qualidade de estúdio”, ou “é ótimo para realizar obrigações, graças ao novo Google Assistente que é ativado por voz, e pode cumprir diversas tarefas ao mesmo tempo”.
A empresa teria pago cerca de US$ 2,6 milhões (cerca de R$ 10,4 milhões em conversão da época) à emissora de rádio iHeartRadio, e mais US$ 2 milhões (~R$ 8 milhões) a rádios menores, para que colocassem no ar as propagandas com conteúdo fictício.
A ordem do FTC e os julgamentos dos estados impedem que o Google e a iHeartMedia divulguem anúncios enganosos no futuro, e ainda exigem que as empresas paguem cerca de US$ 9,4 milhões em multas — equivalentes a aproximadamente R$ 50 milhões em conversão atual.
O FTC tem uma página específica relacionada ao processo, com exemplos de áudios das propagandas veiculadas.
Confira matéria no Canaltech
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