Home / Google é processado por propaganda enganosa do Pixel 4

Google é processado por propaganda enganosa do Pixel 4

Fonte: Canaltech

1 de dezembro de 2022

Google e a iHeartMedia acabaram de serem processados pelo órgão americano Federal Trade Comission (FTC) por propaganda enganosa. O caso envolve anúncios do Pixel 4, em que influenciadores recomendavam o produto sem sequer o terem usado.

Foram cerca de 29 mil anúncios falsos veiculados em emissoras de rádio, durante os anos de 2019 e 2020. Neles, as personalidades falam frases combinadas, como “é minha câmera favorita de smartphones, especialmente em pouca luz, por causa do modo Night Sight”.

Outros exemplos de declarações incluem “tenho tirado fotos de tudo, com qualidade de estúdio”, ou “é ótimo para realizar obrigações, graças ao novo Google Assistente que é ativado por voz, e pode cumprir diversas tarefas ao mesmo tempo”.

A empresa teria pago cerca de US$ 2,6 milhões (cerca de R$ 10,4 milhões em conversão da época) à emissora de rádio iHeartRadio, e mais US$ 2 milhões (~R$ 8 milhões) a rádios menores, para que colocassem no ar as propagandas com conteúdo fictício.

A ordem do FTC e os julgamentos dos estados impedem que o Google e a iHeartMedia divulguem anúncios enganosos no futuro, e ainda exigem que as empresas paguem cerca de US$ 9,4 milhões em multas — equivalentes a aproximadamente R$ 50 milhões em conversão atual.

O FTC tem uma página específica relacionada ao processo, com exemplos de áudios das propagandas veiculadas.

Confira matéria no Canaltech

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

LinkedIn tem perfis fake de propaganda com rostos criados por IA
Dois pesquisadores identificaram mais de mil perfis falsos no LinkedIn, utilizando as fotos como critério de identificação. A descoberta, divulgada pelo portal NPR, foi possível porque os avatares eram de pessoas que não existem – ou seja, haviam sido gerados por inteligência artificial. As contas teriam sido criadas por agências terceirizadas, com o objetivo de […]
Festival do Clube de Criação completa 11 anos e propõe debates à indústria
O Festival do Clube de Criação realiza sua 11ª edição no sábado, 23, e domingo, 24, no Memorial da América Latina, em São Paulo. O evento, que marcará o fim da gestão da Chapa Preta, vai ter quatro salas de conteúdo com variados temas relacionados principalmente à economia criativa. A partir da segunda-feira, 25, a Chapa […]

Receba a newsletter no seu e-mail