Home / Google é processado por monopólio na publicidade digital

Google é processado por monopólio na publicidade digital

Fonte: Olhar Digital

31 de janeiro de 2023

Google é acusado de se envolver em um esquema para ter o controle das publicidade digitais

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou o segundo processo antitruste contra o Google em pouco mais de dois anos. Durante este período, funcionários do governo mantiveram uma postura agressiva em relação às grandes empresas de tecnologia. 

O processo do governo federal norte-americano alega que o Google abusa de seus domínios no mercado de publicidade digital, e assim, consegue impedir ações da concorrência. Segundo o Fast Company Brasil, a empresa de big tech é acusada de se envolver em uma “campanha sistemática” para assumir o controle de todas as ferramentas de compra e venda de publicidade digital.

Esta é a primeira alegação legal já feita pelo governo federal contra uma grande empresa de tecnologia, e pode causar grandes ramificações, incluindo futuras ações. 

“Tendo se inserido em todos os aspectos do mercado de publicidade digital, o Google usou meios anticompetitivos, excludentes e ilegais para eliminar ou diminuir severamente qualquer ameaça ao seu domínio sobre as tecnologias de publicidade digital”, diz a denúncia. “A concorrência no mercado de anúncios foi prejudicada, por razões que não foram acidentais nem inevitáveis”.

 “O Google corrompeu a concorrência legítima na indústria de tecnologia de anúncios ao se envolver em uma campanha sistemática para assumir o controle da ampla gama de ferramentas de alta tecnologia usadas por editores, anunciantes e corretores, para facilitar a publicidade digital.”

Não se espera que o processo seja resolvido rapidamente. Podemos esperar que o julgamento ocorra ainda este ano, tendo em conta que a acusação se iniciou em outubro de 2020. 

Outros processos do Google 

O Google enfrenta uma grande lista de processos legais atualmente. Em 2020, a empresa enfrentou três outros processos judiciais antitruste de grandes grupos de procuradores-gerais. Entre eles está um do Texas, focado no seu negócio de publicidade. 

A empresa também chegou a ter problemas internacionais, a União Europeia também está investigando a empresa por monopólio em seu negócio de publicidade desde 2021. 

Confira matéria no Olhar Digital

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Big techs podem ter que pagar por conteúdo jornalístico na Califórnia
A Assembleia da Califórnia (EUA) aprovou, nesta sexta-feira (02), um projeto de lei que obriga as empresas de tecnologia a pagarem para veicular conteúdo jornalístico nas suas respectivas plataformas. A Assembleia da Califórnia (EUA) aprovou, nesta sexta-feira (02), um projeto de lei que prevê que big techs (Meta, Google, Microsoft etc) paguem para acessar conteúdo jornalístico; Neste […]
Relator prepara votação do PL das fake news
Já aprovado no Senado Federal e agora tramitando na Câmara, o Projeto de Lei (PL) 2630/2020, conhecido como ‘PL das Fake News’, deverá ser votado até a terceira semana de novembro, conforme planeja seu relator, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). O projeto não altera somente o entendimento público sobre a divulgação de notícias falsas, mas toda a política de transparência em plataformas de rede […]

Receba a newsletter no seu e-mail