Home / Google é processado por monopólio na publicidade digital

Google é processado por monopólio na publicidade digital

Fonte: Olhar Digital

31 de janeiro de 2023

Google é acusado de se envolver em um esquema para ter o controle das publicidade digitais

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou o segundo processo antitruste contra o Google em pouco mais de dois anos. Durante este período, funcionários do governo mantiveram uma postura agressiva em relação às grandes empresas de tecnologia. 

O processo do governo federal norte-americano alega que o Google abusa de seus domínios no mercado de publicidade digital, e assim, consegue impedir ações da concorrência. Segundo o Fast Company Brasil, a empresa de big tech é acusada de se envolver em uma “campanha sistemática” para assumir o controle de todas as ferramentas de compra e venda de publicidade digital.

Esta é a primeira alegação legal já feita pelo governo federal contra uma grande empresa de tecnologia, e pode causar grandes ramificações, incluindo futuras ações. 

“Tendo se inserido em todos os aspectos do mercado de publicidade digital, o Google usou meios anticompetitivos, excludentes e ilegais para eliminar ou diminuir severamente qualquer ameaça ao seu domínio sobre as tecnologias de publicidade digital”, diz a denúncia. “A concorrência no mercado de anúncios foi prejudicada, por razões que não foram acidentais nem inevitáveis”.

 “O Google corrompeu a concorrência legítima na indústria de tecnologia de anúncios ao se envolver em uma campanha sistemática para assumir o controle da ampla gama de ferramentas de alta tecnologia usadas por editores, anunciantes e corretores, para facilitar a publicidade digital.”

Não se espera que o processo seja resolvido rapidamente. Podemos esperar que o julgamento ocorra ainda este ano, tendo em conta que a acusação se iniciou em outubro de 2020. 

Outros processos do Google 

O Google enfrenta uma grande lista de processos legais atualmente. Em 2020, a empresa enfrentou três outros processos judiciais antitruste de grandes grupos de procuradores-gerais. Entre eles está um do Texas, focado no seu negócio de publicidade. 

A empresa também chegou a ter problemas internacionais, a União Europeia também está investigando a empresa por monopólio em seu negócio de publicidade desde 2021. 

Confira matéria no Olhar Digital

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

O horário eleitoral morreu. Vida longa ao horário eleitoral!
O horário eleitoral gratuito na TV e no rádio começou e, com ele, voltou uma antiga discussão: é possível que com tantas opções de entretenimento a propaganda política consiga mudar o rumo de uma eleição? A dúvida se justifica. Em 2018, Geraldo Alckmin, candidato com maior tempo de TV (11 minutos), terminou em quarto lugar, […]
Otimismo e cautela: quais são as expectativas do mercado para o segundo semestre de 2023?
O momento da economia brasileira ainda inspira cuidados. Há em curso um processo de transição para que o arcabouço seja pautado por decisões imparciais e sem o olhar de correntes subjetivas. O país tem bons fundamentos, especialmente nos campos da agricultura e das commodities. Confiança, porém, é combustível para brasileiros nunca desistirem. “Esperamos que, no […]

Receba a newsletter no seu e-mail