Home / Google é criticado por dominar publicidade online na Europa

Google é criticado por dominar publicidade online na Europa

Fonte: Tecmundo

14 de fevereiro de 2022

O Conselho Europeu de Editores (EPC) registrou uma queixa contra o modelo de publicidade digital do Google, considerando que a empresa favorece seus próprios serviços no buscador. A crítica fortalece a investigação da Comissão Europeia sobre a gigante priorizar seus negócios com publicidade online em detrimento dos rivais. A investigação foi aberta em junho do ano passado.

O conselho, que inclui membros como Axel Springer, News UK, Conde Nast, Bonnier News e Editorial Prensa Iberica, reclamou que o Google tem um domínio adtech sobre os editores. “Já é hora de a Comissão Europeia impor medidas ao Google que realmente mudem, e não apenas desafiem seu comportamento”, disse o presidente do EPC, Christian Van Thillo, em comunicado.

“O Google alcançou o controle integral de anúncios no setor de tecnologia, ostentando participações de mercado de até 90/100% em anúncios”, completou Van Thillo. Segundo relatórios, a companhia faturou US$ 147 bilhões com anúncios online em 2020, mais do que qualquer outra empresa no mundo.

Como apurado pela Reuters, um porta-voz da empresa explicou que “quando os editores optam por usar nossos serviços de publicidade, eles mantêm a maior parte da receita, e todos os anos pagamos bilhões de dólares diretamente aos parceiros de publicação em nossa rede de anúncios”.

Processos contra o Google

Não é a primeira vez que o Google é multado por práticas anticompetitivas. Ainda neste mês, a empresa foi processada em 2,1 bilhões de euros por uma plataforma sueca. Já em novembro de 2021, a companhia perdeu um recurso no Tribunal Geral da União Europeia após anos de análise de recursos e teve oficializada uma multa de 2,42 bilhões de euros.

Confira matéria no Tecmundo

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Adriana Machado assume vice-presidência da Abap
Mesmo diante de profundas transformações, o mercado publicitário tem conseguido se reorganizar e reafirmar sua relevância no cenário nacional. Prova disso é que, enquanto o Brasil oscila no ranking das maiores economias mundiais, o País nunca saiu do top 3 da publicidade quando comparado com outras nações. O resultado é fruto de uma série de ações e […]
Effie entrega 62 troféus a 47 cases; conheça os vencedores
Suno United Creators, VMLY&R, AlmapBBDO, FCB e Wunderman Thompson foram as cinco agências mais premiadas nessa edição do Effie Brasil. A cerimônia de premiação será no dia 3 de novembro.

Receba a newsletter no seu e-mail