Home / Editoras querem até 25 bi de euros do Google em indenizações no Reino Unido e Holanda

Editoras querem até 25 bi de euros do Google em indenizações no Reino Unido e Holanda

Fonte: Money Times

13 de setembro de 2022

Google, da Alphabet, enfrentará pedidos de indenização de até 25 bilhões de euros por suas práticas de publicidade digital em duas ações legais de editoras em tribunais no Reino Unido e na Holanda.

“É hora do Google assumir suas responsabilidades e pagar os danos que causou a esse importante setor. É por isso que hoje estamos anunciando essas ações em duas jurisdições para obter compensação para editores da União Europeia e do Reino Unido”, disse Damien Geradin, advogado na Geradin Partners, escritório que representa as editoras em ambos os casos, em comunicado nesta terça-feira.

O Google criticou os iminentes processos, dizendo que trabalha de forma construtiva com editores em toda a Europa.

“Este processo é especulativo e oportunista. Quando recebermos a denúncia, vamos combatê-la vigorosamente”, disse um porta-voz.

A reivindicação no Tribunal de Apelação da Concorrência do Reino Unido buscará compensação para todos os proprietários de sites que possuem banners publicitários, incluindo editoras tradicionais.

O processo na Holanda envolve editores afetados pelas ações do Google.

A unidade de publicidade do Google recentemente atraiu o escrutínio de reguladores antitruste após reclamações de editores.

O órgão de fiscalização da concorrência francês impôs uma multa de 220 milhões de euros à empresa no ano passado, enquanto investigações estão em andamento na União Europeia e no Reino Unido sobre potencial vantagem injusta do Google nesse meracdo sobre rivais e anunciantes.

Confira matéria no Money Times

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Raiva e narcisismo alimentam poder das redes sociais, diz especialista
As pessoas não sabem como lidar com o poder dos algoritmos, os governos não sabem usá-los a favor de seus povos e as empresas resistem a adotá-los de modo ético, são conclusões de Martin Hilbert, pesquisador alemão da Universidade da Califórnia-Davis, nos Estados Unidos, autor do estudo sobre quanta informação há no mundo.Leia Mais
Varejo, Entretenimento e Finanças são setores com maior audiência em publicidade digital
A Nielsen apresenta informações inéditas sobre o mercado publicitário online com uso de Digital Ad Intel, a exclusiva solução de análise de concorrência que avalia o ecossistema de publicidade digital e compara estratégias de anúncios. Com o crescimento do comércio online devido à pandemia e a chegada do segundo semestre, repleto de datas comerciais e […]

Receba a newsletter no seu e-mail