Home / Editoras querem até 25 bi de euros do Google em indenizações no Reino Unido e Holanda

Editoras querem até 25 bi de euros do Google em indenizações no Reino Unido e Holanda

Fonte: Money Times

13 de setembro de 2022

Google, da Alphabet, enfrentará pedidos de indenização de até 25 bilhões de euros por suas práticas de publicidade digital em duas ações legais de editoras em tribunais no Reino Unido e na Holanda.

“É hora do Google assumir suas responsabilidades e pagar os danos que causou a esse importante setor. É por isso que hoje estamos anunciando essas ações em duas jurisdições para obter compensação para editores da União Europeia e do Reino Unido”, disse Damien Geradin, advogado na Geradin Partners, escritório que representa as editoras em ambos os casos, em comunicado nesta terça-feira.

O Google criticou os iminentes processos, dizendo que trabalha de forma construtiva com editores em toda a Europa.

“Este processo é especulativo e oportunista. Quando recebermos a denúncia, vamos combatê-la vigorosamente”, disse um porta-voz.

A reivindicação no Tribunal de Apelação da Concorrência do Reino Unido buscará compensação para todos os proprietários de sites que possuem banners publicitários, incluindo editoras tradicionais.

O processo na Holanda envolve editores afetados pelas ações do Google.

A unidade de publicidade do Google recentemente atraiu o escrutínio de reguladores antitruste após reclamações de editores.

O órgão de fiscalização da concorrência francês impôs uma multa de 220 milhões de euros à empresa no ano passado, enquanto investigações estão em andamento na União Europeia e no Reino Unido sobre potencial vantagem injusta do Google nesse meracdo sobre rivais e anunciantes.

Confira matéria no Money Times

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Caboré: conheça todos os indicados de 2021
Eduardo Simon, CEO e sócio-fundador da Galeria e VP da ABAP, foi indicado ao Prêmio Caboré 2021 na categoria Dirigente da Indústria da Comunicação, ao lado de Fatima Pissara, fundadora e CEO da Mynd, e Sergio Gordilho, copresidente e CCO da Africa. Conheça todos os indicados nas 14 categorias da premiação.
Retrospectiva 2023: Publicidade mostra resiliência em ano que desafiou negócios e receitas
O mundo sofreu com uma pandemia e viu duas guerras explodirem em apenas três anos. Em 2020, a Covid-19 colocou famílias e negócios em quarentena. Não bastasse a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022, outro conflito estourou após o ataque terrorista do Hamas contra Israel, no dia 7 de outubro deste ano. […]

Receba a newsletter no seu e-mail