Home / Cresce presença de idosos nas plataformas digitais

Cresce presença de idosos nas plataformas digitais

Fonte: Meio e Mensagem

3 de novembro de 2022

Relatório Beyond Age aponta que o público maduro deve ser mais considerado pelo marketing

A presença de indivíduos entre 65 anos e 75 anos nas plataformas digitais cresceu de forma expressiva nos últimos sete anos. Essa informação faz parte do relatório Beyond Age: Para além da idade, assinado pela Kantar Ibope Media.

De acordo com o estudo, de 2015 a 2022, a conexão desse público no Instagram teve alta de 4.937%. No YouTube, o aumento percentual chegou a 886% no período avaliado. Além disso, no WhatsApp e no Facebook, o salto na participação no ambiente digital dos 65+ foi de 707% e 255%, respectivamente.

Eduardo Alves, head of go-to-market & field marketing da Kantar Ibope Media, diz que os dados apontam para a necessidade de mudança de olhar para esse recorte da sociedade. “O mercado deve olhar para a geração Baby Boomer como parte do mainstream de consumo, e não mais como minoria de pouca representatividade. Portanto, é fundamental para oferecer mais protagonismo a essa geração e aproveitar melhor as oportunidades de consumo dentre esse público”, afirma.

Proporção nas plataformas

Proporcionalmente, o relatório mostrou que, no Facebook, para cada usuário adicional de 12 anos a 19 anos, existem 7,4 novos usuários acima de 65 anos. No WhatsApp, por sua vez, são 8,5 para cada jovem. O YouTube apresenta relação de 9,1 para um e o Instagram tem 21,7 para um.

Alves complementa que é preciso haver movimento de segmentar campanhas não somente por dados demográficos, como idade. Sendo assim, experiências de vida e comportamento se tornam fundamentais para resultados mais assertivos. “A questão tem como premissa o fato de que os targets baseados em idade, geralmente, são generalizados por grupos geracionais, mas pouco compreendidos. Eles se tornam atalhos para segmentar milhões de consumidores e, muitas vezes, levam a análises unidimensionais e, algumas vezes, míopes”, alerta.

A pesquisa

A Kantar construiu o relatório Beyond Age com base nos dados do Target Group Index, que mede comportamento e consumo em 12 regiões metropolitanas no Brasil. Também foram analisadas informações do Target Group Index Global Quick View, levantamento global presente em 35 países.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Onipresente aos 70 anos, TV brasileira busca ampliar conexões
Em reportagem do Especial 70 anos da TV aberta no Brasil, da Tela Viva, líderes de entidades do setor da comunicação traçam um panorama das transformações do meio. “Grande parte dos acontecimentos que passa pelos outros meios, inclusive o próprio digital, tem um cordão umbilical bem grande com a TV”, explica Mario D’Andrea, presidente da […]
55% dos trabalhadores topariam ganhar menos para continuar em home office, aponta pesquisa
Muitas empresas estão exigindo que seus funcionários retornem aos escritórios. Contudo, grande parte deles não está disposta a fazer isso. Uma pesquisa realizada pelo jornal The Washington Post e a Ipsos revelou que sete em cada dez trabalhadores remotos escolheriam trabalhar em casa “o tempo todo” (37%) ou “a maior parte do tempo” (35%), enquanto cerca de um […]

Receba a newsletter no seu e-mail