Home / Coreia do Sul aplica multa de R$900 mi no Google

Coreia do Sul aplica multa de R$900 mi no Google

Fonte: TeleSíntese

14 de setembro de 2021

Segundo o regulador antitruste do país, o Google abusou de sua posição de dominância ao impor contratos a fabricantes de aparelhos que proibiam customização do sistema operacional

O regulador antitruste da Coreia do Sul impôs hoje, 14, multa de 207 bilhões de wons (R$ 924 milhões) ao Google por banir versões customizadas de seus sistema operacional, Android. A big tech já declarou que irá recorrer da decisão.

A Comissão de Comércio Justo da Coreia (KFTC) afirmou que a plataforma impunha Acordos Anti-Fragmentação (AFA) aos fabricantes de aparelhos ao assinar contratos sobre licenças de uso do App Store. Pelos termos dos contratos, o Google estaria abusando de sua dominância no mercado e restringindo a competição entre os desenvolvedores de sistema operacional.

A Samsung, por exemplo, lançou um smartwatch em 2013 com sistema operacional customizado. No entanto, a marca voltou atrás após o Google considerar a medida como violação dos termos da AFA.

“A decisão da KFTC é significativa de uma forma que fornece oportunidade de restaurar a pressão competitiva futura nos mercados de sistemas operacionais móveis e de aplicativos”, comentou o presidente do regulador, Joh Sung-wook.

Em nota, o Google disse que a decisão da KFTC ignora os benefícios oferecidos pela compatibilidade do Android com outros programas. Afirmou ainda que as medidas minam vantagens apreciadas pelos usuários.

A chegada da multa coincide com o mesmo dia em que passa a valer a Lei de Negócios de Comunicação da Coreia do Sul. A emenda foi apelidada popularmente como “Lei Anti-Google”. Aprovada em agosto, o mecanismo proíbe operadores de lojas de aplicativos, como Google, de obrigar desenvolvedores a utilizarem seu sistema de pagamento. O objetivo é impedir que os operadores exijam comissões por meio das lojas de aplicativos.

Comissão Europeia também está investigando o Google por abuso de sua posição de dominância, dessa vez, no mercado de publicidade on-line. Segundo o órgão, a big tech pode estar favorecendo a exibição de anúncios de seu próprio serviço de tecnologia, em detrimento dos rivais. 

Confira a matéria no TeleSíntese.

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Budgets de comunicação devem crescer mais de 50% nos próximos três anos
O mercado de comunicação corporativa tem conquistado uma importância cada vez maior para as empresas, contexto que levou a Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação) a realizar a ‘Radar’, pesquisa que busca compreender as dimensões da atividade. Entre os entrevistados, 168 clientes da indústria, comércio e serviços de agências associadas à entidade. O estudo […]
Novo recurso educacional ajuda jovens a entenderem anúncios online (em inglês)
Um novo recurso desenvolvido para ajudar os jovens a entenderem o mundo da publicidade online e como obter a melhor experiência dos anúncios foi lançado pelo programa educacional sem fins lucrativos de publicidade do Reino Unido, Media Smart, em colaboração com a European Interactive Digital Advertising Alliance (EDAA), coalizão da indústria publicitária europeia.Leia Mais

Receba a newsletter no seu e-mail