Home / Conheça os vencedores da pesquisa Melhores da Produção Publicitária no Brasil em 2023

Conheça os vencedores da pesquisa Melhores da Produção Publicitária no Brasil em 2023

Fonte: Meio e Mensagem

19 de setembro de 2023

Pelo quarto ano, Meio & Mensagem publica os rankings com os Melhores da Produção Publicitária no mercado brasileiro. As pesquisas anteriores foram feitas em 2011, 2016 e 2109.

Desta vez, os eleitores são 100 criativos e profissionais de produção das principais agências do País — os nomes de todos estão em listas mais abaixo. Suas indicações, possibilitaram a construção de três rankings: melhores da direção de filmes publicitários, novos talentos mais promissores na direção de publicidade e melhores profissionais da produção de áudio.

Prova da diversidade atual do setor audiovisual no País é o fato de os profissionais de criação e produção de agências consultados terem mencionado, ao todo, mais de 90 diretores, 170 novos talentos e 90 produtores de áudio.

A principal novidade em relação às três edições anteriores é o fato de as mulheres dominarem quase que totalmente a lista de novos talentos: trabalhando solo ou em duplas, elas ocupam nove das 11 vagas no ranking. Embora a liderança seja do trio masculino Youth, a presença feminina nunca foi tão forte na pesquisa. Em 2019, as mulheres ocuparam apenas três das dez posições; em 2016, apareceram em duas das 11 vagas; e em 2011, só Mariana Youssef foi listada entre os cinco talentos mais promissores. Agora, as diretoras Olivia Lang e Thatiane Almeida, a “Sabothati”, estão empatadas em segundo lugar.

Já no ranking de melhores da direção de filmes publicitários, Vellas é novamente o campeão, repetindo o primeiro lugar da edição anterior, realizada em 2019, agora tendo Dulcidio Caldeira, em segundo, e a dupla Alaska, em terceiro. Neste ranking, a presença feminina também bate recorde, com as duplas We are Magnolias e Irmãs Fridman — ambas listadas entre os novos talentos da edição anterior, de 2019. Naquela ocasião, não houve nenhuma mulher no ranking de direção, assim como na estreia da pequisa, em 2011. A única diretora já mencionada nessa lista foi Mariana Youssef, em 2016.

Pela primeira vez, em 2023, a pesquisa inclui a categoria de melhores profissionais de produção de áudio, liderada por Edu Luke, Lou Schmidt e André Faria, em uma lista 100% masculina.

Como foram feitos os rankings
Entre os dias 10 e 28 de julho de 2023, a reportagem de Meio & Mensagem ouviu 100 criativos que ocupam posições de presidentes, vice-presidentes ou diretores e líderes das áreas de produção e RTV das principais agências do País — os nomes de todos estão no box ao lado. A eles foram pedidas indicações dos melhores da direção de filmes publicitários, novos talentos mais promissores na direção de filmes e melhores profissionais de produção de áudio. A partir de suas lembranças espontâneas, cada um dos entrevistados pôde apontar até cinco nomes em cada uma das três áreas. Os participantes enviaram suas listas por ordem de preferência, para que a reportagem pudesse dar peso maior aos primeiros e finalizasse os rankings por pontos, atribuindo 5 pontos para os indicados em primeiro lugar, 4 para os segundos, 3 para os terceiros, e assim sucessivamente. As indicações de cada profissional ouvido não serão divulgadas separadamente, apenas o consolidado final de todos os votantes. Ao todo, os entrevistados mencionaram cerca de 90 diretores, 170 novos talentos e 90 produtores de áudio. No caso das duas listas de diretores de filmes, houve sobreposições. Para resolvê-las, a reportagem considerou a inclusão na categoria em que foram mais citados. Por exemplo, o trio Youth recebeu votos na enquete de melhores diretores, mas a maioria das menções veio na pesquisa de novos talentos, onde foi incluído, considerando a pontuação recebida em ambas as áreas.

Histórico aberto
Este site que consolida o conteúdo do projeto Talento, além de disponibilizar os rankings completos de 2023, faz um resgate histórico do conteúdo das listas anteriores de melhores diretores e novos talentos, publicadas nas em 2019, 2016 e 2011, usando os textos e fotos originais.

Júri de 2023
Os eleitores responsáveis pela escolha dos melhores da produção publicitária e suas respectivas agências no momento do voto (de 10 a 28 de julho de 2023)

PROFISSIONAIS DE CRIAÇÃO
Alexandre Catarino (OpusMúltipla)
Alexandre Vilela (BETC Havas)
Ana Novis (CP+B)
Angerson Vieira (Africa Creative)
Armando Araujo (We)
Carol Rosa (Jones)
Daniel Oksenberg (Baila Creative)
Edgard Gianesi (David)
Emerson Braga (Propeg)
Fabiano Pinel (Fbiz)
Fabio Mello (Jotacom)
Felipe Andrade (Cheil)
Felipe Silva (Gana)
Fernanda Cepollini (Execution)
Fernando Bartolo (Dojo)
Flavio Waiteman (Tech and Soul)
Fred Siqueira (Ampfy)
Guilherme Jahara (Dark Kitchen Creatives)
Icaro Doria (DM9)
João Caetano Brasil (Grey)
José Carlos Gonsalves (Grupo REF)
Kiko Borger (MullenLowe)
Leandro Câmara (LVL)
Lele Pereira (WMcCann)
Leticia Rodrigues (FCB)
Luciana Haguiara (Media Monks)
Lui Lima (Talent Marcel)
Luiz Barrella (Jotacom)
Marcello Noronha (Artplan)
Marcelo Rizério (Euphoria)
Marco “Pernil” Giannelli (AlmapBBDO)
Marilu Rodrigues (Lew’Lara\TBWA)
Mario D’Andrea (Dom)
Murilo Melo (Gut)
Murilo Torezan (Dentsu Creative)
Nicholas Bergantin (Africa Creative)
Otavio Schiavon (W+K)
Paulo Sanna (Mestiça)
PH Gomes (Greenz)
Rafael Merel (Heads)
Rafael Pavelegini (SoWhat)
Rafael Urenha (Galeria)
Rafael Ziggy (Soko)
Renato Zandoná (Droga5)
Ricardo Miller (Oliver)
Roberta Harada (Wunderman Thompson)
Rodolfo Sampaio (Moma)
Rodrigo Barbosa (AKQA)
Sleyman Khodor (VMLY&R)
Teco Cipriano (Ogilvy)
Thiago Bocatto (Suno United Creator)
Thiago Lacorte (Lew’Lara\TBWA)
Thomaz Munster (Nova/SB)
Vico Benevides (Asia)
Vinicius Stanzione (Leo Burnett TM)
Wilson Mateos (11:11)

PROFISSIONAIS DE PRODUÇÃO
Alessandra Salles (We)
Aline Fernandes (Fbiz)
Ana Casagrande (BETC Havas)
Ana Luisa Andre (Suno United Creator)
Anna Ferraz (DM9)
Bernardo Silva (Heads)
Camila Naito (WMcCann)
Cida Nascimento (LVL)
Clariana Regiani (Dark Kitchen Creatives)
Claudia Pegau (Execution)
Cris Almeida (Euphoria)
Diego Villas Bôas (AlmapBBDO)
Ducha Lopes (Galeria)
Edson Perin (OpusMúltipla)
Eduardo Cogliano (Oliver)
Fabiola Thomal (Ogilvy)
Felipe Cunha (Artplan)
Felipe Lopes (Tech and Soul)
Fernanda Geraldini (FCB)
Fernanda Peixoto (David)
Gabriel Freitas (Grupo REF)
Juliana D’Antino (Dentsu Creative)
Larissa Kubo (Soko)
Leonardo Barbosa (Accenture Song)
Leonardo Jesus (R/GA)
Lu Kley (Leo Burnett TM)
Luiza Teani (Media Monks)
Manoella Guimarães (11:11)
Marcia Granja (Wunderman Thompson)
Mônica Siqueira (Gut)
Nicole Godoy (VMLY&R)
Patrícia Gaglioni (W+K)
Paula Poças (Dojo)
Paula Santana (AKQA)
Regiani Pettinelli (Grey)
Renata Sayão (Publicis Brasil)
Rodolpho Donato (MullenLowe)
Rodrigo Ferrari (Africa Creative)
Tais Crocce Caetano (Asia)
Thais Possati (Baila Creative)
Tico Cruz (Droga5)
Vanessa Nascimento (CP+B)
Victor Alloza (Talent Marcel)
Wilma Godoy (Propeg)

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Kantar Ibope Media explora o poder da influência negra na mídia e publicidade
O Data Stories, conteúdo mensal da Kantar Ibope Media, abordou em junho a presença negra nos espaços de mídia e publicidade – de acordo com dados do Censo 2022 do IBGE, 56% da população brasileira é formada por negros. O estudo relembra que no ano passado houve um aumento de 197% do investimento publicitário da […]
Biden convoca republicanos e democratas contra abusos das gigantes digitais
O presidente dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden (foto acima), escreveu ontem, 11, no Wall Street Journal artigo em que demonstra disposição de sua administração para regular e frear a dominância de gigantes digitais como Amazon, Apple, Google, Meta. O político publicou artigo com título “Republicanos e Democratas, unam-se contra os abusos das Gigantes […]

Receba a newsletter no seu e-mail