Home / Conheça as agências de PR mais bem avaliadas pelos clientes

Conheça as agências de PR mais bem avaliadas pelos clientes

Fonte: Meio e Mensagem

29 de novembro de 2023

Instrumento utilizado por parte do mercado para avaliar as relações entre agências e clientes, a pesquisa PR Scope, realizada pela consultoria Scopen, concluiu a sua 6ª edição. Realizado bianualmente, em 2023 o estudo ouviu 401 executivos das áreas de comunicação, marketing e relações corporativas, ouvidos entre abril e agosto deste ano.

A partir das avaliações feitas pelos entrevistados, a Scopen consolidou diversos rankings, entre os quais os que listam as agências que têm a melhor percepção do mercado, as mais bem avaliadas pelos seus clientes atuais, as mais conhecidas e as que se destacaram em quesitos como atratividade e exemplaridade.

InPress Porter Novelli, FSB e Edelman dominam os rankings de percepção do mercado, atratividade, exemplaridade e conhecimento espontâneo. Já as mais bem avaliadas pelos clientes atuais foram Textual Comunicação, LLYC e CDI.

Além dos executivos de empresas, a pesquisa entrevistou também 153 profissionais de 33 agências, nos meses de julho e agosto. A partir dessas entrevistas, construiu um ranking das mais admiradas pelas próprias concorrentes, liderado por Giusti, Golin e Zeno.

A pesquisa também avalia diversos aspectos das relações entre as empresas e as agências de relações públicas. As principais mudanças na comparação com a edição anterior, de 2021, são um pequeno aumento no tempo médio dos contratos, de 4,1 anos para 4,5 anos, e o incremento nos bônus para as que trabalham com parte dos ganhos atrelados à performance das estratégias traçadas. Para selecionar suas parceiras, 88% das empresas realizam concorrências com briefing.

Os contratos com as parceiras de relações públicas são quase que totalmente remunerados por fee mensal (93%). Por outro lado, aumentou de 15,4%, em 2021, para 16,4% o percentual dos bônus variáveis atrelados à performance das ações desenvolvidas pelas agências em relação à remuneração total das que se enquadram nessa prática.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Privacidade de dados será alavanca para criatividade publicitária
Em artigo publicado no UOL, Gustavo “Mini” Bittencourt, head de estratégia da DZ Estúdio, reflete sobre como “um mundo de maior cuidado com os dados das pessoas pode ser também um mundo mais criativo”. Leia Mais
TV Conectada já é o dispositivo de entretenimento preferido para a maioria dos espectadores
Ao pensar em entretenimento, 61% dos brasileiros indicam a TV Conectada (CTV) entre seus meios favoritos para assistir seus conteúdos. A conclusão vem de um estudo encomendado pela MetaX junto à Nielsen, que analisou o comportamento dos espectadores diante da TV em suas diversas modalidades: aberta, por assinatura e conectada. Com 254 respondentes, que apresentaram […]

Receba a newsletter no seu e-mail