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Como as empresas do setor automotivo trabalham a comunicação?

Fonte: Meio e Mensagem

7 de março de 2023

CantuStore, comercializadora de pneus, expande para mercado internacional; Osram Brasil explora pela primeira vez o TikTok

Em fevereiro, a CantuStore, empresa de comercialização de pneus de automotores – de bicicletas à tratores – concluiu a aquisição da DigiTire, e-commerce de pneus sediada em Connecticut, dando início as operações nos Estados Unidos.

Após essa negociação, a empresa ainda sonda oportunidades no mercado latino-americano, como México, Colômbia, Peru, Chile e Argentina. Por enquanto, segundo executivo, essas internacionalizações irão ocorrer, sobretudo, pelas marcas próprias de pneus da empresa.

“Estamos lançando a nossa linha própria de pneus, a Speed Max, fora do Brasil e estamos usando da DigiTire e o escritório em Luxemburgo para expandir nossos negócios e nos consolidar no mercado internacional”, comenta Fábio Facca, diretor de marketing, desenvolvimento de negócios e pós-venda da CantuStore. O objetivo é estar em todos os estados norte-americanos nos próximos cinco anos, e, depois, começar os processos de expansão para Europa.

Para isso, a CantuStore criou uma holding em Luxemburgo, gerenciada por Jorge Carneiro como diretor de negócios internacionais, para auxiliar neste processo.

No ano passado, a CantuStore recebeu um aporte de R$600 milhões do fundo L Catterton. A private equity passa a controlar a fatia minoritária da companhia e ocupa duas cadeiras no conselho administrativo. Como primeiro investimento institucional da empresa, os movimentos de expansão no mercado automotivo consolidam as estratégias iniciadas durante a reformulação da marca em 2021.

Venda e revenda no setor automotivo

A CantuStore atende tanto ao mercado B2B como B2C, esse último por meio da PneuStore exclusivamente. “No canal de revenda B2B, somos distribuidores, importadores e revendedores aos varejistas pelo Brasil, inclusive temos canais especializados para atender empresas de logística e transporte, caminhoneiros e frotas”, comenta Facca.

Em 2022, a média de usuários na PneuStore foi  de 2,5 milhões por mês. Além disso, o grupo comercializou mais de 3 milhões de pneus em todas as suas plataformas de vendas.

Atualmente, o público feminino representa mais de 30% dos acessos no site. Tal constatação levou à CantuStore a criar iniciativas voltadas as mulheres, como PneuStore Mulher, uma rede de profissionais que pudessem atender o segmento de maneira especializada às demandas desse grupo. “Tínhamos mecânicas de oficina mulheres que atendiam mulheres com os maiores cuidados”, conta.

Como usar as redes sociais no setor automotivo?

Atualmente, a empresa tem buscado se posicionar nas redes sociais através de influenciadores que trabalhem com os nichos específicos de público, dentre os 32 há pilotos, oficinas mecânicas, preparadores e entusiastas do setor automotivo. “Nossa estratégia de comunicação é diversificar os elos de comunicação em todas as potencialidades do setor, inclusive, em feiras e eventos”, diz.

Além do trabalho com influenciadores, a CantuStore patrocina alguns de competições automobilísticas, como Rally Dakar, Ultimate Drift Car e Motovelocidade, porém, focando em outros segmentos esportivos, como o campeonato português de surf, os Gigantes de Nazaré. “Iremos renovar o patrocínio do Lucas Morais, que no Rally Dakar ficou em terceiro lugar”, comenta. A jornalista Letícia Wiermann foi a correspondente enviada pela marca para cobrir o dia a dia da competição e os resultados dos campeões.

“Antes desse rebranding, as marcas da CantuStore não tinham diálogo e meu trabalho, junto com a equipe, foi construir a unidade entre elas”, explica Facca e acrescenta: “Queríamos criar o senso de pertencimento em todas as relações da empresa com colaboradores, clientes e empresas parceiras, e o rebranding foi esse caminho que críamos para atingir esses objetivos de unidade”, diz.

Outras estratégias de empresas automotivas

Apesar das mudanças ocorrem de forma minuciosa, a empresa de fotônica Osram Brasil entra para o TikTok ainda março para fortalecer a comunicação em outros canais que não tradicionais. “Nosso público aqui são caminhoneiros, pessoas que trabalham com a logística rodoviária e empresas de iluminação automotiva, então, não adianta produzirmos conteúdo para empresas que fabricam projetores de cinema, por exemplo, porque serão dez ou vinte empresas no máximo”, explica Marieli Miguel, gerente de marketing da OSRAM para a América Latina.

A estratégia que a marca de lâmpadas e acessórios luminosos para carros pretende adotar nas redes será, a princípio, de caráter educativo. “Vamos focar varejista, no profissional que trabalha com nossos equipamentos”, comenta ela, mas acrescenta que se preciso for serão introduzidos outros temas fortes relacionados à marca, como a Tuning Culture, a personalização de veículos popularmente conhecida como “tunagem”. No Instagram, onde a principal estratégia envolve a tuning culture, a Osram conta com 24,2 mil seguidores em um total de 1070 publicações, aproximadamente.

Outra empresa que têm apostado em estratégias out-of-home e de patrocínio é a Continental Pneus, que renovou o patrocínio na Copa do Brasil para o 9º ano consecutivo. Na última edição, a Copa do Brasil reuniu mais de 100 milhões telespectadores e bateu recorde de público nos estádios. Na redes sociais, a Continental programa a série de ativações para a Copa Betano do Brasil e o vencedor da competição garante uma vaga nas Libertadores e na Supercopa do Brasil 2024.

Confira matéria no Meio e Mensagem

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