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Como as cores impactam os anúncios nas redes e plataformas digitais

Fonte: Propmark

6 de dezembro de 2022

O estudo da VidMob mediu o uso de cor de cada anúncio de acordo com quatro atributos visuais: vibração, temperatura, cor e contraste

A VidMob lançou um estudo que aponta o desempenho das cores nos anúncios publicados nas redes sociais e em plataformas digitais. A pesquisa analisou mais de 5 milhões de anúncios em vídeos do Facebook e Instagram no período de um ano.

Ao longo do estudo, a plataforma mediu o uso de cor de cada anúncio de acordo com quatro atributos visuais: vibração, temperatura, cor e contraste de cor do texto, e como eles se relacionam com o desempenho da campanha.

“Quando criamos um anúncio é preciso estar atento a cada mínimo detalhe, quem é o público que queremos impactar, de que forma esse o usuário consome conteúdo, em que plataforma, horário etc. E, a escolha da cor é parte essencial para o sucesso da peça publicitária, já que ela vai ajudar a contar a história de forma que os espectadores interpretem a campanha de forma assertiva”, afirmou Miguel Caeiro, Head Latam da VidMob.

Um dos principais pontos levantados pela pesquisa foi que, embora a temperatura da cor não tenha gerado nenhuma alteração perceptível nas taxas gerais de visualização de 3 segundos, uma análise mais detalhada dos dados revelou que o desempenho das campanhas de beleza que apresentavam anúncios com paletas de cores mais frias era 60% melhor. Já as campanhas de cuidados pessoais, o estudo apontou para o oposto, com anúncios mais quentes levando a um aumento de 40% no desempenho em comparação com campanhas que usaram criativos em tons frios.

“Outro ponto importante que foi observado é que dependendo de onde o anúncio for postado – Feed e Stories -, o contraste de cores pode levar a um aumento significativo do desempenho da campanha dentro do mesmo setor. Um exemplo disso é que as publicações sobre cuidados pessoais com maior contraste foram 63% melhores nas taxas de visualização da campanha em comparação com anúncios com menor contraste”, explicou Caeiro.

Em relação a vibração, ou seja, quão colorida é uma imagem com base em seu brilho, saturação e consistência, o estudo notou que a alta vibração das cores aumentou as taxas de conversão da campanha em ambas as categorias, um aumento de 38% em relação à baixa vibração.

Já no texto, o copy do anúncio se destacou apenas moderadamente do plano de fundo do anúncio (contraste de cor do texto), com um aumento de 40% nas taxas de engajamento da campanha em ambas as categorias, em comparação com campanhas que usaram textos de alto contraste.

Confira matéria no Propmark

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