Home / Como a inteligência artificial impacta a rotina dos profissionais de marketing?

Como a inteligência artificial impacta a rotina dos profissionais de marketing?

Fonte: Meio e Mensagem

7 de junho de 2023

Os profissionais de marketing já conseguem perceber os impactos que a inteligência artificial traz para seu trabalho e carreiras.

De acordo com uma nova pesquisa divulgada nesta terça-feira, 6, pela Salesforce, 51% dos profissionais de marketing já usam inteligência artificial generativa nos trabalhos cotidianos.

A pesquisa ouviu mais de mil profissionais que atuam nas áreas de marketing. Desse total, cerca de 22% dos profissionais que ainda não usam IA em seus trabalhos dizem que pretendem começar a utilização em breve.

com a segurança da IA. Entre os entrevistados, 39% destacaram que não sabe como usar a Inteligência Artificial generativa de forma segura.

Profissionais de marketing e inteligência artificial

Entre os pontos que preocupam os profissionais, de acordo com a pesquisa da Salesforce, estão a necessidade de ter uma supervisão humana para o manejo de ferramentas de inteligência artificial.

Ainda, os entrevistados também apontaram a necessidade de treinamento e acesso a dados confiáveis dos clientes, para poder tirar melhor proveito da IA generativa em seus trabalhos.

E, em relação à utilização dessa tecnologia em suas tarefas profissionais, a maioria dos entrevistados pela Salesforce ainda demonstram fazer uso das ferramentas para atividade mais básicas, como produção de conteúdo (76%) e criação de textos (75%).

Porém, muitas profissionais já preveem uma mudança grande de suas carreiras diante da IA generativa. Para 53% dos entrevistados, essa tecnologia mudará totalmente suas atividades, alterando a maneira como analisam dados, personalizam conteúdo, constroem campanhas e otimizem sistemas de SEO, por exemplo.

Os entrevistados também veem a inteligência artificial como aliada para poupar o tempo com trabalhos mais burocráticos, permitindo que eles se foquem em atividades estratégias.

Para 71% dos profissionais, a IA generativa eliminará a parte mais pesada do trabalho. O mesmo percentual também afirmou que a tecnologia permitirá mais tempo livre para ser dedicado a outras estratégias.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

A geração Z não está à procura do trabalho dos sonhos
“Qual é o seu trabalho dos sonhos?” “Eu não sonho com trabalho”, respondeu o jovem funcionário. Sorri quando ouvi essa resposta, pensando o quanto mudou desde que iniciei minha carreira. Quando comecei a trabalhar, as pessoas me diziam: “encontre uma boa empresa, e, se tiver sorte, talvez chegará ao topo”. Devido a diversos fatores recentes, […]
Austrália propõe lei que bane o anonimato nas redes, escreve Mario César Carvalho
Online Safety Act, que está sendo debatido na Austrália, defende que plataformas sejam responsabilizadas como veículos de comunicação e mantenham cadastro com dados dos usuários para acabar com os anônimos nas redes sociais.

Receba a newsletter no seu e-mail