Home / Como a inteligência artificial impacta a rotina dos profissionais de marketing?

Como a inteligência artificial impacta a rotina dos profissionais de marketing?

Fonte: Meio e Mensagem

7 de junho de 2023

Os profissionais de marketing já conseguem perceber os impactos que a inteligência artificial traz para seu trabalho e carreiras.

De acordo com uma nova pesquisa divulgada nesta terça-feira, 6, pela Salesforce, 51% dos profissionais de marketing já usam inteligência artificial generativa nos trabalhos cotidianos.

A pesquisa ouviu mais de mil profissionais que atuam nas áreas de marketing. Desse total, cerca de 22% dos profissionais que ainda não usam IA em seus trabalhos dizem que pretendem começar a utilização em breve.

com a segurança da IA. Entre os entrevistados, 39% destacaram que não sabe como usar a Inteligência Artificial generativa de forma segura.

Profissionais de marketing e inteligência artificial

Entre os pontos que preocupam os profissionais, de acordo com a pesquisa da Salesforce, estão a necessidade de ter uma supervisão humana para o manejo de ferramentas de inteligência artificial.

Ainda, os entrevistados também apontaram a necessidade de treinamento e acesso a dados confiáveis dos clientes, para poder tirar melhor proveito da IA generativa em seus trabalhos.

E, em relação à utilização dessa tecnologia em suas tarefas profissionais, a maioria dos entrevistados pela Salesforce ainda demonstram fazer uso das ferramentas para atividade mais básicas, como produção de conteúdo (76%) e criação de textos (75%).

Porém, muitas profissionais já preveem uma mudança grande de suas carreiras diante da IA generativa. Para 53% dos entrevistados, essa tecnologia mudará totalmente suas atividades, alterando a maneira como analisam dados, personalizam conteúdo, constroem campanhas e otimizem sistemas de SEO, por exemplo.

Os entrevistados também veem a inteligência artificial como aliada para poupar o tempo com trabalhos mais burocráticos, permitindo que eles se foquem em atividades estratégias.

Para 71% dos profissionais, a IA generativa eliminará a parte mais pesada do trabalho. O mesmo percentual também afirmou que a tecnologia permitirá mais tempo livre para ser dedicado a outras estratégias.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Google e Facebook faturam R$ 160 milhões em publicidade nas eleições
As redes sociais não mudaram apenas a maneira com a qual nos comunicamos — elas também revolucionaram as campanhas políticas. Aprendendo com as campanhas de 2018, os candidatos das eleições gerais deste ano aumentaram o investimento nos anúncios online. Enquanto o Facebook (e Instagram) faturou R$ 88 milhões, o Google recebeu R$ 71,9 milhões. Os números […]
O marketing de experiência no cotidiano das agências
Competência que tem crescido dentro das agências, marketing de experiência é toda comunicação que permite gerar conexão emocional forte com os consumidores. Em outras palavras, trata-se de um conjunto de estratégias – que pode envolver diferentes disciplinas – a fim de estreitar laços entre marcas e público no ambiente físico ou virtual. Na prática, o […]

Receba a newsletter no seu e-mail