Home / COMISSÃO EUROPEIA PREPARA NOVAS REGRAS PARA ANÚNCIOS POLÍTICOS ONLINE

COMISSÃO EUROPEIA PREPARA NOVAS REGRAS PARA ANÚNCIOS POLÍTICOS ONLINE

Fonte: Meios e Publicidade

3 de novembro de 2021

A vice-presidente da Comissão Europeia para os Valores e Transparência, Vera Jourová, anunciou esta terça-feira na Web Summit que vai apresentar a 23 de Novembro um novo quadro legislativo destinado a “pôr ordem no mundo da publicidade política online”. A intenção é que a legislação cubra toda a cadeia produtiva de um anúncio político.

“Tentar influenciar as eleições ou o comportamento dos eleitores deve estar sujeito a regras mais rígidas e a uma transparência significativa, também no que diz respeito aos métodos de direccionamento. Temos de apertar o botão de ‘desacelerar’, porque a nossa democracia é muito preciosa para permitir essa atitude de ‘agir rápido e quebrar as coisas’”, defendeu em conferência de imprensa. “Temos de ir além da Lei de Serviços Digitais, para abordar características específicas desse tipo de publicidade. Os cidadãos devem saber por que estão a ver um acréscimo, quem pagou por ele, que dados foram usados para os atingir. Quero que as pessoas também tenham uma opção clara de cancelar esse tipo de publicidade”, argumentou, citada pela Lusa.

Para a vice-presidente para os Valores e Transparência da UE, os dados confidenciais que as pessoas decidem partilhar com amigos nas redes sociais “não devem ser usados para os direccionar para fins políticos”, nomeadamente informações sobre orientação sexual, raça, religião ou pontos de vista políticos que, “sabe-se hoje, são usados e abusados também na segmentação para fins políticos”. A intenção é dar “maior transparência às técnicas de direcionamento e amplificação” das informações, apontou, segundo a Lusa.

Confira matéria completa no Meios e Publicidade

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Anúncios com propósitos definidos são mais eficientes, mostra pesquisa do IPA
Pesquisa encomendada pelo Institute of Practitioners in Advertising (IPA), do Reino Unido, avaliou 380 anúncios, sendo 47 com uma mensagem proposital e 333 que não incluíam essa mensagem.
Avança acordo de violação de dados do Facebook
“Esta proposta fornece o objetivo primário deste processo: a eliminação da vulnerabilidade e o compromisso do Facebook com medidas de segurança para proteger não apenas os membros da classe, mas todas as informações pessoais dos usuários do Facebook”, disse o juiz da corte distrital dos Estados Unidos.Leia Mais

Receba a newsletter no seu e-mail