Home / Comissão Europeia investiga Google por abuso na publicidade on-line

Comissão Europeia investiga Google por abuso na publicidade on-line

Fonte: Metrópoles

14 de junho de 2023

Comissão Europeia abriu nesta quarta-feira (14/6) uma investigação sobre o Google por supostas práticas abusivas nas tecnologias de publicidade on-line.

A entidade ameaça a big tech com uma multa que pode alcançar até 10% do volume total de negócios do Google em um ano.

“A comissão repudia o fato de o Google favorecer os seus próprios serviços de tecnologia de publicidade visual on-line em detrimento dos fornecedores concorrentes de serviços de tecnologia de publicidade, dos anunciantes e dos editores”, completou a instituição. Ainda segundo Bruxelas, o Google terá “amplo direito de defesa” durante a investigação.

O Google entrou na mira da Comissão Europeia no ano passado. Estudos recentes mostram que a plataforma tem cerca de 28% de participação na receita global de anúncios on-line.

Segundo informações publicadas pelo Wall Street Journal, os reguladores da União Europeia podem exigir que a Alphabet, dona do Google, venda parte do negócio de publicidade e anúncios da empresa.

Até o momento, o Google não se manifestou sobre a abertura da investigação.

Confira matéria no Metrópoles

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Concentração de ‘Big Techs’ desperta pressão regulatória
Ações judiciais nos EUA, França e Austrália avançam para regular as ‘Big Techs’. “No mundo inteiro, a publicidade digital ainda é uma terra sem lei. As empresas fazem suas próprias regras”, diz Mario D’Andrea, presidente da ABAP. Reportagem originalmente publicada no Valor Econômico, em 24 de fevereiro de 2021. 
Parlamento Europeu aprova marco regulatório das big techs
O Parlamento Europeu aprovou nesta 3ª feira (5.jul.2022) uma série de regras para as big techs. Empresas como Amazon, Apple, Google e Microsoft estarão sob um marco regulatório no continente. Os legisladores cobram destas companhias maior rigor com conteúdo considerado ilegal na internet. Duas propostas foram aprovadas. DMA (Lei de Mercados Digitais): criada para combater […]

Receba a newsletter no seu e-mail