Home / Com Ouros para Africa e AKQA, Brasil atinge 86 Leões

Com Ouros para Africa e AKQA, Brasil atinge 86 Leões

Fonte: Meio e Mensagem

23 de junho de 2023

Mais sete premiações da 70ª edição do Festival Internacional de Criatividade de Cannes entregaram troféus aos vencedores nesta quinta-feira, dia 22. Nessas áreas, o Brasil conquistou 21 Leões, sendo 2 de Ouro, 3 de Prata e 16 de Bronze, que elevam a bagagem de prêmios do País neste ano para 86 troféus. Com isso, 26 das 30 competições do Cannes Lions 2023 estão encerradas.

Os destaques do dia foram a Africa Creative, que conquistou Leão de Ouro em Creative Effectiveness com o case “Cabelo Cremoso”, para a cerveja Brahma; e a AKQA, que ganhou Ouro em Mobile, com “Cartão da Transparência”, para o site Congresso em Foco.

A área de Creative Effectiveness avalia trabalhos que já conquistaram Leões em edições anteriores. Além do Ouro para “Cabelo Cremoso”, o Brasil conquistou Prata com o case “Lu do Magalu”, da Ogilvy para Magazine Luiza, e Bronze com “Salla 2032”, da Africa Creative para House of Lapland, vencedor do Grand Prix de Entertainment for Sport em 2021.

Na edição do ano passado, “Cabelo cremoso”, foi a segunda campanha brasileira mais premiada, com 1 Ouro (Social & Influencer), 4 Pratas (Direct, Entertainment for Sport, Media e Social & Influencer) e 2 Bronzes (Brand Experience & Activation e Social & Influencer).

Veja “Cabelo Cremoso”, da Africa Creative para a cerveja Brahma, Leão de Ouro em Creative Effectiveness

Em Mobile, além do Ouro para “Cartão da Transparência”, o Brasil conquistou 1 Leão de Bronze, com “Coca-Cola Magic Audios”, criado pela Ogilvy.

O Grand Prix de Mobile foi para a Gut Buenos Aires, pelo case “World Cup Delivery”, para o aplicativo Pedidos Ya. Com isso, a rede comandada pelo brasileiro Anselmo Ramos soma três Grand Prix nesta edição do Cannes Lions. Os dois recebidos na quarta-feira foram em Creative Data, com trabalho de seu escritório de Buenos Aires para a cerveja Stella Artois, e em PR, com ação da agência de Los Angeles para o serviço de delivery de alimentos DoorDash.

Veja “Cartão da Transparência”, da AKQA para o site Congresso em Foco, Leão de Ouro em Mobile

Nos demais prêmios entregues nesta quinta, o Brasil conquistou 10 Leões em Brand Experience & Activation, sendo Pratas para Le Pub e VMLY&R, e Bronzes para Africa Creative (2), AlmapBBDO (2), BETC Havas, Ogilvy, Soko e VMLY&R. Em Creative Strategy, foram três Bronzes, sendo um compartilhado entre W+K e Africa Creative, e os outros para Gut e Media Monks. Em Creative Commerce o Brasil conquistou dois Bronzes, com trabalhos de Le Pub e Lew’Lara\TBWA. Em Innovation, houve um Bronze para AKQA. E na área de Creative Business Transformation não houve campanha brasileira entre as premiadas. Confira todos os premiados brasileiros e vencedores de Grand Prix nos links no final desta página.

Considerando as 26 competições que já divulgaram seus resultados oficiais, as brasileiras mais premiadas são: AKQA (1 Grand Prix, 2 Ouros, 4 Pratas e 4 Bronzes), Africa (1 Ouro, 3 Pratas e 11 Bronzes), AlmapBBDO (1 Grand Prix, 1 Ouro e 5 Bronzes), VMLY&R (1 Ouro, 5 Pratas e 3 Bronzes) e Gut (1 Ouro, 3 Pratas e 5 Bronzes).

Os 86 troféus, incluindo os dois Grand Prix de AlmapBBDO e AKQA, 10 Ouros, 26 Pratas e 48 Bronzes, já fazem de 2023 o melhor dos últimos anos em contabilidade de prêmios em Cannes para o Brasil. A performance está abaixo dos 101 Leões de 2018, mas supera as edições de 2022 (70 Leões), 2021 (67 Leões, sendo 3 Grand Prix) e 2019 (85 Leões), ficando atrás recordes dos seis anos anteriores – a maior marca é de 115 troféus em 2013.

Confira, a seguir, o ranking de agências brasileiras com os prêmios entregues nos quatro primeiros dias do Cannes Lions 2023:

(*) Considerando os resultados oficiais divulgados até quinta-feira, 22 de junho de 2023
Foram aplicados os pesos oficiais do Cannes Lions: 30 pontos para Grand Prix, 15 pontos por Leão de Ouro, 7 pontos por Leão de Prata e 3 pontos por Leão de Bronze
Um dos Leões de Prata e um Bronze são compartilhados entre Africa Creative e Wieden + Kennedy; e nos Bronzes, um é cocriação entre TikTok e Galeria, e outro entre Africa Creative e Gana.

Confira nos links abaixo todos os ganhadores de Grand Prix e todos os Leões brasileiros nas 7 áreas que anunciaram seus resultados na quinta-feira, dia 22:

Brand Experience & Activation
Creative Business Transformation
Creative Commerce
Creative Effectiveness
Creative Strategy
Innovation
Mobile

Abaixo, as 6 áreas que anunciaram seus resultados na quarta-feira, dia 21:

Creative B2B
Creative Data
Direct
Media
PR
Social & Influencer

Abaixo, as 8 áreas que anunciaram seus resultados na terça-feira, dia 20:

Design
Digital Craft
Entertainment
Entertainment for Gaming
Entertainment for Music
Entertainment for Sport
Film Craft
Industry Craft

E, a seguir, os links para as premiações anunciadas na segunda-feira, dia 19:

Health & Wellness
Outdoor
Pharma
Print & Publishing
Radio & Audio

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

“O Dilema das Redes” provoca ação da MedLevensohn
O filme “O Dilema das Redes”, lançado pela Netflix, levou a empresa de produtos de saúde MedLevensohn a pedir à agência 11:21 uma campanha para ajudar a preservar a saúde mental das pessoas e estimular que elas vejam o documentário para se informar sobre o assunto.Leia Mais
Renda da mulher negra equivale a 46% do ganho do homem branco
No segundo trimestre de 2022, o salário médio de uma mulher negra no Brasil equivale a 46% do ganho de homens brancos. Há 35 anos, em 1987, o rendimento médio mensal de mulheres negras representava 33% do recebido por homens brancos, enquanto em 1998 esse percentual havia saltado para 40%. Essa variação sinaliza que, apesar […]

Receba a newsletter no seu e-mail