Home / Cinco tendências para estratégias criativas segundo a Kantar

Cinco tendências para estratégias criativas segundo a Kantar

Fonte: Meio e Mensagem

14 de junho de 2023

A KanTar apresenta a primeira edição do Kantar Creative Effectiveness Awards no Brasil. A premiação avalia quais campanhas foram as mais eficazes para alavancar as vendas das marcas no curto prazo e, ao mesmo tempo, para construir equity de marca no longo prazo. Divididos entre as categorias de social e digital e de TV, os cases foram avaliados pelos próprios consumidores por meio de uma ferramenta proprietária da Kantar.

Em 2022, os trabalhos brasileiros veiculados no social e em canais digitais mais bem-sucedidos foram: “Keep Walking”, criado pela AlmapBBDO para Johnnie Walker; “Restaurante” e “Tata”, ambos da AKQA São Paulo para o Google. Já a lista das campanhas mais eficazes que foram veiculadas na TV foram:

  1. “Comida de Verdade”, da David São Paulo para Burger King;
  2. “Mamute”, da FCB Brasil para Consul;
  3. “Mortadela Duplamente Defumada”, da Galeria para Seara Gourmet;
  4. “Green Your City”, da Publicis Brasil para Heineken;
  5. “Roupa Sem Data de Validade”, da DPZ para Electrolux, respectivamente.

“O desafio do marketing é deixar as coisas mais simples e, para o Brasil, as tendências otimistas, como a atitude das marcas por um mundo melhor, foram as mais importantes”, comenta Francisco Bayeux de Araújo, diretor de client management da Kantar. “O Burger King, marca que ficou em primeiro lugar, é um bom exemplo sobre como simplificar essa mensagem”, diz, referindo-se à campanha da rede de fast food que dialoga com o conceito de saudabilidade por meio da alimentação sem conservantes e corantes.

Cinco Tendências da Kantar

Com base nas campanhas mais bem avaliadas de 2022, a Kantar identificou cinco tendências que, segundo o instituto, podem impactar as estratégias criativas de marcas e agências:

  • Jornada emocional, que diz respeito ao uso da narrativa e da música para engajar consumidores e criar lembranças que perduram;
  • Escapismo, que também utiliza a nostalgia, mas como forma de oferecer uma realidade alternativa aos desafios e crises contemporâneas;
  • Humor, ingrediente presente há tempos na publicidade brasileira;
  • Simplicidade, que se refere a mensagens claras, fáceis e diretas;
  • Por um mundo melhor, que é a característica que vem marcando muitas ações internas de marcas em torno das premissas do ESG e que, consequentemente, impactam a comunicação para o público final.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

CENP: Luiz Lara fala sobre os desafios de assumir a presidência da entidade (vídeo)
O novo presidente do Cenp, Luiz Lara, conversou com Raul Nogueira Filho, durante o programa Grandes Nomes da Propaganda, sobre as transformações e a importância da indústria publicitária na economia.
Turquia multa Google e concede prazo para alterações
A Turquia aplicou multa de US $25,5 milhões ao Google por abuso de seu domínio. A autoridade da concorrência afirma que a Alphabet dificulta a participação das empresas nas buscas se elas não compram espaço publicitário da companhiaLeia Mais

Receba a newsletter no seu e-mail