Home / Cannes 2023: criatividade em transição, IA, diversidade

Cannes 2023: criatividade em transição, IA, diversidade

Fonte: Meio&Mensagem

17 de maio de 2023

Festival Internacional de Criatividade de Cannes acontece no mês que vem e lideranças dividem suas percepções para a 70ª edição do evento

No mês que vem, acontece o Festival Internacional de Criatividade de Cannes e o mercado publicitário já começa a se preparar para o evento. Em 2023, o Cannes Lions chega a sua 70ª edição e promete um ano comemorativo.

Em contrapartida, a edição passada foi marcada por tensões. O Greenpeace fez uma série de protestos durante o evento questionando as agências que trabalham com empresas que usam combustíveis fósseis.

Antes disso, o festival foi indagado a respeito da falta de diversidade no time de jurados brasileiros. Após as críticas, o Cannes Lions incluiu seis profissionais negros entre os brasileiros escolhidos para a participar da etapa de avaliação dos shortlists. E vem tomando uma série de medidas desde então.

Com relação aos trabalhos premiados, a pandemia da Covid-19 deixou de ser o destaque nos prêmios, mas muitos apontaram uma baixa na criatividade. O fenômeno seria fruto dessa transição pós-pandêmica.

O Brasil, por sua vez, voltou para casa com 70 leões. Mas não recebeu nenhum Grand Prix, o troféu máximo de cada categoria, considerado a “grande ideia” de cada área.

Marcia Esteves, CEO e sócia da Lew’Lara\TBWA, acredita que este ainda será um ano de retomada na criatividade. “Melhor que em 2022, mas ainda não alcançando o nível pré-pandêmico. Estamos todos ainda nos readaptando a novas realidades que se estabeleceram pós pandemia”, opina a executiva.

CCO da WMcCann, Mariana Sá, foi jurada em Cannes no ano passado e defende que os trabalhos premiados nas principais categorias do festival indicavam uma nova direção para indústria, com iniciativas de longo prazo, o que ainda não era uma realidade no Brasil.

“Aqui no Brasil, vejo que estamos cada vez mais distantes de projetos de longo prazo, principalmente durante a pandemia. As empresas e agências estavam tentando entender e resolver os problemas de negócios do dia seguinte. Além disso, enfrentamos crises econômicas, políticas e sociais, o que torna o cenário mais desafiador para as empresas. Imagino que o cenário estará mais aberto para a criatividade e inovação neste ano”, aponta Sá.

Relevância e tecnologia

Quanto aos questionamentos sobre o posicionamento do festival e, sobretudo, a falta de diversidade entre os jurados, a pressão tem se mostrado efetiva.

“O resultado que temos hoje é que esta é a maior quantidade de jurados negros presenciais de toda a história do festival e presença de jurados negros na shortlist, além de ações afirmativas do festival junto ao Perifa Lions e ao Publicitários Negros. Foi desta forma que reverberou até este momento e eu realmente espero que continue reverberando neste caminho”, explica Dilma Campos, CEO e sócia da Nossa Praia e head de ESG da B&Partners.co, que foi jurada no shortlist de 2022 e integra o júri em Outdoor em 2023.

A aposta para esse ano é que temas ligados a responsabilidade social e sustentabilidade sigam cada vez mais presentes. Outro grande destaque deve ser a inteligência artificial. “A tecnologia com certeza continuará inserida em vários dos cases, já desde 2022 a AI vem apontando como uma tendência da comunicação e este ano acredito que sua presença será ainda mais forte”, aponta Campos.

Confira matéria em Meio&Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Consumo de rádio aumenta com canais diversificados
Estudo Inside Radio 2021, da Kantar IBOPE Media, registrou aumento do público que declara ouvir rádio em todas as regiões pesquisadas e indica os formatos que mais captam a atenção dos ouvintes.
Washington quer regular algoritmos do Facebook, o que pode ser inconstitucional (em inglês)
Reforma da Seção 230 do Ato de Decência em Comunicações, principal estratégia do Congresso dos EUA para regular os algoritmos das plataformas digitais, pode enfrentar desafios no judiciário norte-americano.

Receba a newsletter no seu e-mail