Home / Campanha nacional da CNJ para garantir acesso a certidão de nascimento

Campanha nacional da CNJ para garantir acesso a certidão de nascimento

Fonte: G1

8 de maio de 2023

Começa nesta segunda-feira (8) a campanha nacional para garantir acesso a certidão de nascimento para pessoas que ainda não possuem o documento, principalmente, as consideradas socialmente vulneráveis, em todas as capitais brasileiras. A emissão dos documentos será feita até o dia 12 de maio.

A ideia da Corregedoria Nacional de Justiça é beneficiar pessoas em situação de rua, refugiados, povos originários, ribeirinhos e pessoas que se encontram em cumprimento de medidas de segurança, além da população carcerária.

Nesse primeiro momento, o foco são as pessoas que já tenham tido documento em algum momento, mas que acabaram perdendo. Eles vão ter acesso ao serviço de graça. O padre Julio Lancelotti é o porta-voz da campanha nacional.

A falta de documento impede, por exemplo, o acesso a programas sociais.

Para conseguir a emissão do documento, as pessoas devem ir até os pontos de atendimento que já são referência para a população vulnerável. Lá, eles vão pedir a certidão, os colaboradores vão fazer uma busca pelo registro e depois emitir o documento.

Dados de estatísticas do registro civil do Censo de 2022 do IBGE apontam que 2,7 milhões de pessoas não possuem certidão de nascimento.

O Corregedor Nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão falou sobre a urgência dessa campanha.

O que nós percebemos agora, com a pandemia, é, houve um acréscimo de população de rua, houve uma urgência de benefícios sociais. Nós realizamos convênio com os ministérios do Desenvolvimento Social, do Trabalho, de modo que, a partir do registro e já ali mesmo no local, poderão ser encaminhadas para a capacitação e para um futuro emprego”, explica Salomão.

Confira matéria no G1

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Cannes Lions terá brasileiros em 25 dos 29 júris de 2022
O Festival Internacional de Criatividade de Cannes anunciou a composição de seus júris da edição 2022, com presença de profissionais brasileiros, atuantes no País ou que construíram no mercado nacional as principais fases de suas carreiras em 25 dos 29 júris. No total, são 30 nomes com estreitas relações com a publicidade brasileira. As únicas […]
Marcas financeiras aumentam a publicidade
Se você acha que está vendo mais marcas financeiras anunciando ultimamente, você está certo, embora isso não seja geral. A Capital One foi a líder em gastos com publicidade para a categoria em 2021. Segundo Statista, a marca aumentou seus gastos de $ 1,6 bilhão em 2020 para $ 2,87 bilhões em 2021. Em 2022, […]

Receba a newsletter no seu e-mail