Home / Publicis abre quinta edição do ‘Entre’
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

Publicis abre quinta edição do ‘Entre’

Fonte: Propmark

24 de maio de 2023

A Publicis abriu nesta terça-feira (23) a quinta edição do programa gratuito de capacitação para criativas Entre. As inscrições podem ser feitas por meio do site do projeto, que destinará 85% das 30 vagas disponíveis às mulheres negras e indígenas e 10% às trans, expandindo a cobertura de perfis. Em 2022, a iniciativa atraiu 615 profissionais e 80% das 30 selecionadas eram negras.

Podem participar pessoas a partir de 18 anos de todo o Brasil, cursando ou já graduadas em publicidade, marketing, jornalismo, relações públicas e áreas correlatas. As aulas começarão no dia 19 de julho e a formatura está programada para setembro, com trabalho de conclusão apresentado para lideranças da agência e clientes.

Coca-Cola, AlmapBBDO, Nubank, FCB Brasil, Natura, Galeria, Ambev, David e PepsiCo., além da Publicis, estão entre as empresas que contrataram algumas das 120 mulheres já formadas desde o início do projeto, em 2018. “É mais que um curso. Queremos ir além da agência, e levar isso para o mercado”, disse Eduardo Lorenzi, CEO da Publicis, na abertura oficial do programa, realizado na sede da agência, em São Paulo.

Com jornadas de transformação em fases diversas de maturidade, o mercado evolui no combate à distinção de gênero e raça, mas os percalços ainda são latentes. “Privilégio só é bom para quem tem. Vagas afirmativas quebram esse sistema. Assumimos esse desconforto”, pontua Deh Bastos, diretora de criação da Publicis. Dani Ribeiro, diretora-executiva da agência, reconhece “movimentos assimétricos e dificuldade do mercado em renunciar aos privilégios”.

Guardiões de vagas afirmativas, os líderes envolvidos no projeto assumiram compromissos para repor e reter talentos negros. “O Entre se tornou uma referência”, conta Priscilla Turíbio, executiva e gestora de projetos da Carreira Preta, parceira do programa pelo segundo ano consecutivo. A consultoria treina lideranças criativas da Publicis encarregadas de ministrar as aulas.

Na outra frente de trabalho, apoia a carreira das mulheres com trilhas sobre trajetória, conduta, desempenho e propósito. “Recebo muito mais do que entrego”, confessa a consultora e mentora Meire Rose. Com cerca de três meses de duração, o curso ainda tem como aliada a plataforma de educação Clube Share, que disponibilizará assinaturas de um ano para as participantes do Entre.

Do jeito que você é

A campanha de lançamento da quinta edição do Entre, idealizada por Dani Ribeiro, já está no Instagram. A assinatura Entre com tudo que vem com você abraça a mudança na estratégia, que agora mira a geração Z, composta por pessoas nascidas entre o fim da década de 1990 e 2010. “Valorizamos o perfil multitarefa dessas jovens, que têm habilidades nas mais diversas áreas. A criatividade pode vir de diferentes atividades”, lembra Dani.

A imagem de uma porta aberta com a figura de uma mulher identificava o programa, que agora é representado pelo botão Enter, característico do ambiente digital. “A nova logomarca sintetiza todas as portas”, ressalta Dani. Vivências, qualidades, sabedorias e potencialidades inspiram as peças. Ex-aluna do Entre, Bianca Santos, criativa da Publicis, ilustra uma das peças da campanha, ressaltando competências em fotografia, teatro e música.

A incidência de trabalho feminino na criação da agência saltou de 20 mulheres em 2018 para 47 em 2022. Hoje, são 51, o que espelha a representatividade projetada na população brasileira. No quadro total da agência, elas perfazem 63%. Negros representam 34%, e a meta é atingir 50% até 2027.

Confira matéria no Propmark

Veja Também

Sobre

A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.

Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.