Home / Cai a confiança dos usuários nas principais redes sociais, aponta relatório

Cai a confiança dos usuários nas principais redes sociais, aponta relatório

Fonte: Propmark

20 de setembro de 2022

Instagram (5,9%), linkedIn (5,8%) e Reddit (5,7%) puxam as quedas nos Estados Unidos em 2022, de acordo com o Digital Trust Benchmark

As pessoas estão perdendo a confiança de que as grandes plataformas sociais são espaços capazes de protegerem as suas informações e oferecerem ambientes seguros para a criação e a interação com os conteúdos. As redes Instagram (5,9%), linkedIn (5,8%) e Reddit (5,7%) puxam a redução em confiança em 2022, em comparação com os números do Digital Trust Benchmark de 2021, realizado pelo eMarketer.  

O estudo analisou as redes Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, Reddit, Snapchat, TikTok, Twitter e YouTube, a partir de cinco critérios: privacidade, comunidade, legitimidade, relevância de anúncios, experiência dos anúncios. Privacidade e relevância de anúncios estão entre os que apresentam maior declínio na percepção dos usuários.  

O levantamento retrata também a queda de confiança contínua dos usuários quando questionados sobre proteção de privacidade e de dados. Desde 2020, todas as nove redes apresentam declínio.

O LinkedIn, por exemplo, que liderava o índice com 50% de confiança em 2020, registrou 31% agora. Apesar de manter a posição, caiu 19 pontos percentuais.  O Facebook é a plataforma com a pior avaliação, apenas 18% dos entrevistados confiam na rede social da Meta.

Os autores do estudo sugerem que as empresas comecem a agir imediatamente para recuperar a confiança, o que também irá ajudar na hora de obter recursos do mercado anunciante, especialmente diante de um cenário econômico desafiador. E recomendam que os profissionais de marketing priorizem canais que investem na construção de confiança com os usuários.

Confira matéria no Propmark

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Prêmio Veículos de Comunicação divulga vencedores de 2020
O Prêmio Veículos de Comunicação, realizado pela revista Propaganda, da Editora Referência, divulgou os vencedores edição de 2020. O Destaque do Ano foi a CNN Brasil e a Globo foi a TV Aberta de 2020. Leia Mais
Sobre o que floresce em meio às mudanças
Em artigo publicado no Meio&Mensagem, Miriam Shirley, CEO da Sapient AG2 e diretora da ABAP, comenta como diferentes setores mudaram para se adaptar em meio à pandemia e como “parte do que se ampliou neste contexto de isolamento social deve permanecer como realidade para a posteridade”. Leia Mais

Receba a newsletter no seu e-mail