Home / Brasileiros assistiram mais de 6 horas de TV por dia, em 2016
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

Brasileiros assistiram mais de 6 horas de TV por dia, em 2016

Fonte: Kantar IBOPE Media

2 de junho de 2021

De acordo com levantamento da Kantar IBOPE Media, o tempo médio que o telespectador dedicou ao consumo de TV (aberta e por assinatura) aumentou 16 minutos no último ano, Em média, os brasileiros assistiram 6 horas e 17 minutos de conteúdo televisivo por dia. Em 2015, esta média era de 6 horas e 1 minuto. O estudo foi realizado nas 15 regiões aferidas regularmente pela empresa no país.

Tempo médio dedicado (ATS) por ano

200820092010201120122013201420152016
05:08:5205:18:1805:19:2105:28:3805:32:1105:44:3305:52:3906:01:0006:17:05
Fonte: Kantar IBOPE Media/Media Workstation/ Painel Nacional de Televisão/ATS – Tempo médio dedicado/06h as 06h/ Total Indivíduos /histórico anual 2008 até 2016

Ainda de acordo com o levantamento, as mulheres assistiram mais TV do que os homens. Em 2016, elas dedicaram pouco mais de 6 horas e 34 minutos à televisão, enquanto os homens somaram 5 horas e 57 minutos diários.

Tempo médio dedicado (ATS) por gênero

201420152016
Mulheres06:06:5106:17:5306:34:03
Homens05:36:1105:41:0705:57:17
Fonte: Kantar IBOPE Media/Media Workstation/ Painel Nacional de Televisão/ATS – Tempo médio dedicado/06h as 06h/ MM ABCDE 04+ e HH ABCDE 04+ /histórico anual 2014 até 2016

“É possível dizer que a televisão mantém seu papel de destaque devido ao seu alto poder de alcance: está presente em praticamente todos os lares brasileiros, impactando um número considerável de pessoas. De 2012 para cá, vemos crescimento tanto no percentual de aparelhos ligados quanto no tempo médio diário dedicado à atividade de ver televisão. Mesmo com consumo de mídia sendo diversificado em outras telas e plataformas, a TV mantém o crescimento”, analisa a diretora de Video Audience Measurement da Kantar IBOPE Media.

Além disso, o tempo médio dedicado à TV pelos jovens de 4 a 11 anos subiu 2,9% de 2015 para 2016. Já entre 12 e 17 anos, o percentual foi ligeiramente maior, chegando a 3,1%. A faixa etária com maior crescimento de tempo médio dedicado à TV foi a entre 18 e 24 anos (+6,7%).

Veja Também

Sobre

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) foi fundada em 1º de agosto de 1949 para defender os interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade. Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.