Home / “Big Techs mercantilizaram as notícias e incentivam o mau jornalismo”

“Big Techs mercantilizaram as notícias e incentivam o mau jornalismo”

Fonte: Cultura

31 de janeiro de 2023

Vencedora do prêmio Nobel da Paz critica as plataformas digitais e a forma como tratam as notícias

Roda Viva desta segunda-feira (30) recebe a escritora e jornalista filipina Maria Angelita Ressa, uma das ganhadoras do prêmio Nobel da Paz em 2021 por seus esforços para defender a liberdade de expressão.

A jornalista Adriana Ferreira Silva fala sobre a forma de fazer jornalismo nas redes sociais e a produção dos textos “caça-clique”. Assim, ela pergunta quão prejudicial é a lógica do “pageview” e a busca desenfreada pela audiência. Para a escritora, as plataformas digitais mercantilizaram as notícias de maneira perigosa e incentivaram a mentira, pois tem um alcance maior das redes.

“Virou o mundo de cabeça para baixo, porque elas incentivaram as mentiras. Eles [Big Techs] incentivam o mau jornalismo. Eles incentivam a manipulação de raiva e ódio. Jornalistas não fazem isso”, afirma Ressa.

Apesar da críticas, ela mostra um olhar otimista. Ressa diz que jornalismo e tecnologia irão entrar em acordo para colocar um limite na disseminação de conteúdo para “proteger a gestão do medo”. Porém, ressalta que não será imediato.

“A curto prazo, se construirmos comunidades de ação, podemos combater no mundo real. E nós devemos exigir sempre mais dessas plataformas tecnológicas”, explica.

Participam da bancada de entrevistadores a jornalista e escritora Adriana Ferreira Silva, Cecília Olliveira, jornalista do Intercept BrasilJefferson Barbosa, editor do Perifa Connection, a presidente da Abraji Katia Brembatti, e Patrícia Campos Mello, jornalista da Folha de S.Paulo

Confira matéria na Cultura

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Entrevista Silvio Soledade, presidente da APP Brasil e Conselheiro do Conar
O AcontecendoAqui entrevistou o publicitário Silvio Soledade, presidente da APP Brasil, entidade fundada em 1937, que trabalhou em Santa Catarina na RBS Blumenau. Em sua trajetória constam passagens pela TV Bandeirantes, TV Globo, Grupo RBS (RS e SC), Canal Rural, LageMagy (Grupo Talent), Agnelo Pacheco e Lautert Associados. Na entrevista abordamos assuntos relacionados com os […]
‘Limitar sua marca ao sudeste deixou de ser só xenofóbico, é erro de gestão’
“Maranhense e comunicadora”. É assim que a empresária, influenciadora, apresentadora de televisão e dançarina, Mileidi Mihaile, de 32 anos, se define nas redes sociais. A influenciadora fez parte do elenco do reality show A Fazenda 13, em 2021, e foi tida como uma das favoritas ao prêmio. Um ano após a sua participação, Mileidi percebeu […]

Receba a newsletter no seu e-mail