Home / “Big Techs mercantilizaram as notícias e incentivam o mau jornalismo”

“Big Techs mercantilizaram as notícias e incentivam o mau jornalismo”

Fonte: Cultura

31 de janeiro de 2023

Vencedora do prêmio Nobel da Paz critica as plataformas digitais e a forma como tratam as notícias

Roda Viva desta segunda-feira (30) recebe a escritora e jornalista filipina Maria Angelita Ressa, uma das ganhadoras do prêmio Nobel da Paz em 2021 por seus esforços para defender a liberdade de expressão.

A jornalista Adriana Ferreira Silva fala sobre a forma de fazer jornalismo nas redes sociais e a produção dos textos “caça-clique”. Assim, ela pergunta quão prejudicial é a lógica do “pageview” e a busca desenfreada pela audiência. Para a escritora, as plataformas digitais mercantilizaram as notícias de maneira perigosa e incentivaram a mentira, pois tem um alcance maior das redes.

“Virou o mundo de cabeça para baixo, porque elas incentivaram as mentiras. Eles [Big Techs] incentivam o mau jornalismo. Eles incentivam a manipulação de raiva e ódio. Jornalistas não fazem isso”, afirma Ressa.

Apesar da críticas, ela mostra um olhar otimista. Ressa diz que jornalismo e tecnologia irão entrar em acordo para colocar um limite na disseminação de conteúdo para “proteger a gestão do medo”. Porém, ressalta que não será imediato.

“A curto prazo, se construirmos comunidades de ação, podemos combater no mundo real. E nós devemos exigir sempre mais dessas plataformas tecnológicas”, explica.

Participam da bancada de entrevistadores a jornalista e escritora Adriana Ferreira Silva, Cecília Olliveira, jornalista do Intercept BrasilJefferson Barbosa, editor do Perifa Connection, a presidente da Abraji Katia Brembatti, e Patrícia Campos Mello, jornalista da Folha de S.Paulo

Confira matéria na Cultura

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Modelo de agência de mídia considerado inadequado, precisa de melhorias
Uma esmagadora maioria dos profissionais de marketing multinacionais acredita que o seu modelo atual de agência de mídia precisa de melhorias (64%) ou é inadequado para o futuro (24%), de acordo com um estudo divulgado esta manhã pela Federação Mundial de Anunciantes (WFA). . O estudo, que se baseia em entrevistas com 70 profissionais de […]
“Chegou a hora de voltar para onde começamos”, diz Marcia Esteves, da Lew’Lara\TBWA
Em bate-papo durante o Propmark Live, Marcia Esteves, CEO da Lew’Lara\TBWA e diretora da ABAP, falou das tendências apontadas por estudo realizado pela agência sobre as características do consumidor pós-pandemia e o que precisa ser observado daqui para frente. A executiva também contou sobre a nova unidade de negócios E-Growth da Lew’Lara\TBWA e comentou temas relacionados […]

Receba a newsletter no seu e-mail