Home / “Big Techs mercantilizaram as notícias e incentivam o mau jornalismo”

“Big Techs mercantilizaram as notícias e incentivam o mau jornalismo”

Fonte: Cultura

31 de janeiro de 2023

Vencedora do prêmio Nobel da Paz critica as plataformas digitais e a forma como tratam as notícias

Roda Viva desta segunda-feira (30) recebe a escritora e jornalista filipina Maria Angelita Ressa, uma das ganhadoras do prêmio Nobel da Paz em 2021 por seus esforços para defender a liberdade de expressão.

A jornalista Adriana Ferreira Silva fala sobre a forma de fazer jornalismo nas redes sociais e a produção dos textos “caça-clique”. Assim, ela pergunta quão prejudicial é a lógica do “pageview” e a busca desenfreada pela audiência. Para a escritora, as plataformas digitais mercantilizaram as notícias de maneira perigosa e incentivaram a mentira, pois tem um alcance maior das redes.

“Virou o mundo de cabeça para baixo, porque elas incentivaram as mentiras. Eles [Big Techs] incentivam o mau jornalismo. Eles incentivam a manipulação de raiva e ódio. Jornalistas não fazem isso”, afirma Ressa.

Apesar da críticas, ela mostra um olhar otimista. Ressa diz que jornalismo e tecnologia irão entrar em acordo para colocar um limite na disseminação de conteúdo para “proteger a gestão do medo”. Porém, ressalta que não será imediato.

“A curto prazo, se construirmos comunidades de ação, podemos combater no mundo real. E nós devemos exigir sempre mais dessas plataformas tecnológicas”, explica.

Participam da bancada de entrevistadores a jornalista e escritora Adriana Ferreira Silva, Cecília Olliveira, jornalista do Intercept BrasilJefferson Barbosa, editor do Perifa Connection, a presidente da Abraji Katia Brembatti, e Patrícia Campos Mello, jornalista da Folha de S.Paulo

Confira matéria na Cultura

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Investimento global em publicidade vê recuperação mais rápida do que esperado, graças a impulsionamento de e-commerce e vídeo (em inglês)
O impulsionamento do e-commerce e dos vídeos está fazendo com que os investimentos globais em publicidade se recuperem mais rápido do que o anteriormente previsto, com uma projeção agora de contração de 7,5% em 2020, segundo o Advertising Expenditure Forecasts da Zenith. Leia Mais
Tecnologia de publicidade do Google é alvo de reclamação de veículos de imprensa europeus
O Google foi alvo de uma queixa antitruste do Conselho Europeu de Editores sobre seu negócio de publicidade digital nesta sexta-feira, potencialmente fortalecendo a investigação da chefe antitruste da União Europeia, Margrethe Vestager, sobre o assunto. O órgão comercial de empresas de mídia europeias, cujos membros incluem Axel Springer, News UK, Condé Nast, Bonnier News […]

Receba a newsletter no seu e-mail