Home / Balanço Conar: Conselho de Ética analisou 10 cases esta semana

Balanço Conar: Conselho de Ética analisou 10 cases esta semana

Fonte: Conar

9 de junho de 2021

1ª e 6ª Câmaras do Conselho de Ética do Conar analisaram 10 representações esta semana, entre elas cases da TIM, Samsung e Burger King. 

A segunda reunião virtual do ano do Conselho de Ética do Conar aconteceu no dia 10/02, por meio da sua 6ª Câmara.

Veja os resultados:

Representação Nº 210/20, “Méliuz – Até 1,8% de cashback em todas as compras”. Resultado: alteração por maioria de votos, agravada por advertência ao anunciante, por unanimidade.

Representação Nº 215/20, “Glaxosmithkline Brasil e Lorraine Silva @pequenalo – Gente! Vocês também passam por esses momentos. Hoje é o dia mundial do combate à dor e Advil Mulher está promovendo conversas sobre as dores do período menstrual”. Resultado: arquivamento para o questionamento relativo ao claim, alteração para os demais, por unanimidade.

Representação Nº 218/20, “Tradercaps, AS Foods e Joy Multi Agência de Publicidade”. Resultado: sustação agravada por advertência aos anunciantes e sua agência, por unanimidade.

Representação Nº 252/20, “TIM – A maior e melhor cobertura do Brasil”. Resultado: alteração por unanimidade.

Representação Nº 271/20, “São João Farmácias – Aqui tem ivermectina e nitazoxanida”. Resultado: sustação por unanimidade, agravada por advertência ao anunciante, por maioria de votos.

Participaram da reunião os conselheiros Andressa Bizutti, Antônio Toledano, Augusto Fortuna, Eliane Quintella, Guilherme Vieira, Gustavo Neder, Hiram Baroli, José Francisco Eustáchio, José Francisco Queiroz, Larissa Moré, Luiz Fernando Constantino, Nelcina Tropardi, presidente da 6ª Câmara, Paulo Chueiri, Péricles D´Avila, Rafael Davini Neto, Rino Ferrari Filho, Rubens da Costa Santos e Rui Branquinho.

A 1ª Câmara do Conselho de Ética se reuniu no dia 11/02.

Confira o resultado:

Representação Nº 224/20, “Samsung – Absurdamente acessível”. Resultado: sustação por unanimidade.

Representação Nº 226/20, “Burger King – #vassoura thru”. Resultado: alteração por unanimidade, agravada por advertência ao anunciante, por maioria de votos.

Representação Nº 236-20, “P&G – Ariel Expert – Tem ultra remoção de manchas, inclusive manchas de suor”. Resultado: arquivamento e alteração, conforme o questionamento, por unanimidade.

Representação Nº 258-20, “Salon Line Devintex – A primeira a empoderar o cabelo cacheado e crespo”. Resultado: alteração por unanimidade.

Representação Nº 264/20, “LG – Até 70% de economia de energia”. Resultado: alteração por unanimidade.

Participaram da reunião os conselheiros Adriana Palma, Bruno Bonfanti, Carlos Namur, Cyd Alvarez, presidente 1ª Câmara do Conselho de Ética, Daniela Gil Rios, Emmanuel Públio Dias, Erh Ray, Fernando Vieira de Mello Filho, Guilherme Malik Parente, Marcel Leonardi, Marcelo Benez, Marlene Bregman, Melissa Vogel, Mentor Muniz Neto, Mirella Fadel, Murilo Nassif, Patrícia Picolo, Rodrigo Tigre e Silvio Soledade.

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Eleições, fake news e segurança de dados
Com as eleições presidenciais no Brasil se aproximando, retorna o debate sobre a disseminação de fake news, assim como a cobrança de que autoridades no assunto tomem atitudes a respeito do tema. Em todo o mundo, o número de ataques cibernéticos semanais aumentou 40% em 2021, na comparação com o ano anterior, segundo relatório da […]
Entidades da comunicação social pedem apoio da Câmara a medidas contra desinformação online
27 entidades do setor de comunicação, dentre elas a ABAP, protocolaram manifesto ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, em que pedem apoio da Câmara a uma série de aspectos do PL das fake news, destacando a valorização do jornalismo profissional e da publicidade nacional. Acesse a íntegra do documento e as entidades signatárias […]

Receba a newsletter no seu e-mail