Home / As agências que mais filmaram com diretoras mulheres

As agências que mais filmaram com diretoras mulheres

Fonte: Meio e Mensagem

6 de abril de 2022

Pesquisa anual do Free the Work aponta Publicis e Africa como as empresas que mais contrataram diretoras de cena em 2021

Criada com a proposta de impulsionar a diversidade e a representatividade nos ambientes de produção, a plataforma Free the Work realiza, anualmente, uma pesquisa para monitorar os avanços das iniciativas de inclusão no ambiente do audiovisual e da publicidade.

Em 2017, quando a iniciativa deu seus primeiros passos no Brasil, um grupo de agências de publicidade assinou um compromisso de incluir diretoras de cena mulheres ao menos nos orçamentos das filmagens das campanhas publicitárias.

Agora, o Free the Work ouviu 41 diretoras de publicidade e marketing que fazem parte da plataforma para avaliar a evolução das propostas de inclusão. Nesse grupo de diretoras entrevistadas, 46% afirmaram que a pandemia impactou negativamente seu trabalho. O percentual indica uma melhoria em relação ao estudo referente a 2020, quando 70% das diretoras afirmaram que o período de Covid-19 teve consequências negativas em seu trabalho.

Segundo o estudo do Free the Work, 51% das diretoras acreditas que o volume de solicitações de orçamentos aumentou. Esse ranking das agências que mais fizeram orçamentos com diretoras mulheres é liderado pela BETC Havas, seguida da Mutato, FCB, Publicis e Africa.

Já em relação à contratação efetiva de diretoras de cena mulheres, a agência líder do ranking do Free the Work em 2021 foi a Publicis, mesma agência que liderou os rankings da plataforma nos dois anos anteriores.

Na sequência das agências que, efetivamente, mais contrataram diretoras de cena mulheres para os trabalhos de publicidade foram a Africa, a Havas BETC e Sunset.

Na sequência, também aparecem a Mutato, FCB, Fbiz, Dentsu, AKQA e R/GA.

Temáticas de produção
A pesquisa anual do Free the Work também avalia os segmentos de produção que mais contrataram diretoras de cenas mulheres. Em primeiro lugar aparecem os filmes documentais/testemunhais, seguidos de produções relacionadas a lifestyle.

Em terceiro lugar ficaram os filmes do segmento fashions. As produções relacionadas às pautas afirmativas, que abordam diretamente os temas de diversidade e representatividade, corresponderam a 27% do volume total dos filmes produzidos. Em 2020, esse tipo de produção representava 35% do total.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Plataformas gratuitas unem branding e mídia programática para remunerar conteúdo
Na América Latina, o segundo modelo de negócios de streaming com maior volume de títulos é o AVOD, vídeo sob demanda bancado por publicidade. É quase uma inversão dos valores vistos no cenário global, onde o modelo transacional, o TVOD, supera bastante o AVOD. Por aqui e no mundo, a maior parte dos títulos (44% […]
“É mais barato veicular anúncios odiosos no Facebook”, diz denunciante
A denunciante do Facebook, Frances Haugen, disse aos legisladores britânicos na segunda-feira que colocar anúncios “de ódio, raiva e divisão” na plataforma da empresa saiu mais barato do que colocar outros tipos de anúncio. Haugen, que trabalhou na equipe de integridade cívica do Facebook antes de deixar a empresa em maio, apareceu em uma reunião do […]

Receba a newsletter no seu e-mail