Home / Agências aumentam apoio a funcionários ucranianos

Agências aumentam apoio a funcionários ucranianos

Fonte: Campaing

16 de março de 2022

As agências de publicidade estão fortalecendo o apoio aos funcionários ucranianos, que estão no sexto dia da invasão russa. 

O Publicis Groupe realizou uma reunião virtual com a equipe ucraniana hoje cedo (1º de março). A equipe foi informada em um memorando do executivo-chefe Arthur Sadoun que a reunião “será a oportunidade de ouvi-lo, responder às suas perguntas e atualizá-lo sobre nossa abordagem”. 

A Publicis tem 350 funcionários sediados na Ucrânia e diz que mantém contato por meio de um sistema de conexão plana, onde cada caso é tratado pessoalmente e diretamente. Criou um endereço de e-mail, uma comunidade em sua intranet Marcel e uma linha direta de emergência, o que significa que as linhas estão abertas em nível local, regional e global, 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

A WPP tem 200 pessoas na Ucrânia, trabalhando para Wunderman Thompson, Ogilvy, VMLY&R, Group M e Hill & Knowlton. O executivo-chefe Mark Read diz que seu foco está na segurança deles. “Temos estado em contacto constante com cada um dos nossos dirigentes, que têm estado em contacto com as suas equipas pelo menos duas vezes por dia”, confirmou. 

As principais cidades ucranianas têm sofrido bombardeios cada vez mais pesados, mas Read destacou a “tranquilidade notável” da equipe local do WPP e sua convicção de que eles prevalecerão. 

Ajuda financeira 

Além do apoio emocional, muitos dos grandes grupos de agências globais, incluindo Publicis, WPP e Dentsu International, têm oferecido ajuda financeira. 

Na reunião de hoje, o Publicis Groupe prometeu aos funcionários ucranianos um salário garantido pelo resto de 2022, dizendo-lhes para não se preocuparem com o futuro de seus empregos. Pagará salários a cada duas semanas pelo resto do ano e entregou antecipadamente o pagamento de março às contas bancárias. 

O WPP fez um pagamento especial ao seu pessoal na semana passada para ajudar a atender às suas necessidades imediatas. Também lhes deu acesso a aconselhamento médico e outros recursos práticos. 

A agência do WPP Blue State fez uma parceria com o ACNUR para realizar um apelo emergencial de arrecadação de fundos (apoiado pela mídia pro bono via GroupM) para ajudar os milhares de refugiados que fogem da Ucrânia. O WPP está fazendo uma doação inicial e cobrirá todas as doações dos funcionários do WPP. Siga  este link  para doar.

A Dentsu fez uma doação de £ 250.000 para o fundo de Apelo de Crise da Cruz Vermelha Ucrânia.

Wendy Clark, executiva-chefe global da Dentsu International, escreveu em um memorando para a equipe na sexta-feira passada: “[É] fundamental contribuir com apoio financeiro para aqueles que estarão na linha de frente desta crise humanitária”.

As doações para o fundo podem ser feitas  aqui .  

Realocação 

Algumas agências estão trabalhando para realocar seus funcionários ucranianos para fora do país. 

A Havas diz que já conseguiu ajudar alguns a fazer isso e que agora eles estão sendo apoiados por sua equipe na Polônia.

O WPP tem transporte de prontidão para ajudar a equipe a chegar da fronteira Ucrânia-Romênia até a capital romena Bucareste. Read disse: “Eles estão se preparando para receber colegas ucranianos com espaço de escritório, equipamentos e acomodações.”

Além disso, a equipe do WPP sediada em Praga, na República Tcheca, está coletando doações e oferecendo apoio. 

“Recebemos muitas ofertas de ajuda e apoio de nosso povo em países vizinhos”, disse Read. “Nossos colegas na Polônia, Romênia, Hungria, Eslováquia, República Tcheca e em outros lugares ofereceram acomodação em suas próprias casas para seus colegas na Ucrânia que puderam deixar o país.” 

A Publicis está fazendo uso do know-how de imigração envolvido em sua iniciativa ‘Work Your World’ para ajudar as pessoas a se mudarem. A iniciativa permite que funcionários da Publicis trabalhem de outra cidade onde a empresa tem escritório, por até seis semanas por ano. 

A plataforma interna da Publicis Marcel também ajuda a manter a equipe conectada, melhorar suas habilidades linguísticas e encontrar oportunidades fora da Ucrânia.  

Monitorando os desenvolvimentos, o Omnicom Group diz que está em comunicação com os líderes das agências sediadas na Ucrânia, fornecendo apoio àqueles que deixam o país com uma série de medidas, incluindo transporte e hospedagem em países ao redor da Ucrânia. 

“Além disso, agências individuais da Omnicom em mercados locais estão apoiando os esforços de ajuda de ONGs, bem como trabalhando com clientes e parceiros para obter suprimentos médicos, roupas e alimentos para enviar ao povo da Ucrânia”, John Wren, presidente e executivo-chefe do Omnicom Group , divulgado em comunicado. 

Ativistas empurram anúncios anti-guerra para o povo russo 

Em um desenvolvimento separado, ativistas ocidentais estão veiculando anúncios para tentar alertar os russos comuns sobre as realidades da guerra. Uma equipe de especialistas em campanhas digitais autodescritos está pagando pelos anúncios digitais com uma campanha de arrecadação de fundos no Crowdfunder .

A iniciativa foi lançada no sábado e na tarde de terça-feira havia gerado mais de 500.000 impressões e mais de 11.000 cliques, de acordo com o coordenador da campanha Rob Blackie.

Blackie é um consultor de estratégia digital que trabalhou como diretor social da Ogilvy & Mather e como diretor administrativo da Blue State Digital em Londres, a agência mencionada acima que é famosa por ajudar Barack Obama a ser eleito presidente dos EUA em 2008.

Blackie escreveu no Twitter no sábado: “Esses anúncios serão exibidos para pessoas na Rússia e na Ucrânia ocupada pelos russos. Criamos uma equipe de especialistas em campanhas digitais, que podem contornar as restrições do governo russo. Já fizemos alguns testes de publicidade neste fim de semana – mostrando às pessoas notícias de sites de notícias independentes.

“Podemos precisar ser um pouco vagos sobre como estamos fazendo essa publicidade – para evitar que ela seja encerrada – mas compartilharemos o que pudermos nas atualizações em nossa página do Crowdfunder.”

Confira matéria em Campaing

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

O que significa ter militares à frente da autoridade de proteção de dados?
A primeira diretoria da ANPD terá superpoderes para traçar o destino da regulamentação da proteção de dados dos indivíduos no Brasil, sobre a fiscalização do uso destes dados e sobre a interpretação da lei. Leia Mais
França e Holanda querem que União Europeia regule big techs
França e Holanda defendem que a União Europeia crie uma autoridade para regular as gigantes de tecnologia para evitar que as empresas abusem do poder, prejudicando a competição. 25 países europeus também firmaram compromisso de construir uma nova geração europeia de fornecimento de serviços de nuvem e processamento de dados. Leia Mais

Receba a newsletter no seu e-mail